EQUIPE
AUTORES/COLABORADORES
NATALIA COSTA RUGNITZ
Possui graduação em Ciências Humanas (Universidade de Montevidéu, 2010), Mestrado em Filosofia Antiga (Unicamp, 2012) e doutorado em andamento na mesma instituição, onde desenvolve a tese “Utopia e Pessimismo na República de Platão”, sob a orientação do Prof. L. Angioni. Realizou estágio de pesquisa na Universitá del Salento (Itália, 2013), Universidade de Stanford (Estados Unidos, 2017) e Universidade de Tubinga (Alemanha, 2018). É criadora do Open Philosophy e geradora frequente de conteúdos.
GUILHERME M. GERMER
Pesquisador em Filosofia Alemã, com ênfase em Schopenhauer. Possui pós-doutorado pela Universidade Estadual de Maringá (2017); Doutorado (2016), Mestrado (2010), Licenciatura (2008) e Bacharelado (2007) em Filosofia pela Unicamp. Membro da Comissão Editorial da “Revista Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer”. Sua Tese “A crítica da religião como ponto de inflexão: Freud na proximidade da ‘Escola de Schopenhauer'” se encontra em processo de publicação. Realizou estágio de Doutorado na Università del Salento (Itália, 2013) com o Prof. Dr. Domenico Fazio. No Brasil, foi orientado pelos Profs. Drs. Oswaldo Giacoia Jr. e Luiz Roberto Monzani. Tem experiência nas áreas de Filosofia da Religião, dos Costumes (Ética), do Belo (Estética) e da Psicanálise. É editor do Open Φ e gerador frequente de conteúdos.
Doutoranda e mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Bacharel em Sociologia pela Universidade de Brasília. Foi bolsista do Programa de Ensino Tutorual em Sociologia da Universidade de Brasília, assistente de pesquisa para o Instituto de Pesquisa Social e Econômica Aplicada, estagiária no Instituto Maria Preta de Promoção e Desenvolvimento Sociocultural e trabalhou (voluntária e remuneradamente) na Associação Protetora dos Animais do Distrito Federal . Suas áreas de interesse são a de Teoria Social, Teoria do Conhecimento, Sociologia das Relações de Gênero e Sociologia Política.
Doutorando em filosofia pela UNICAMP (Universidde Estadual de Campinas); mestre, bacharel e licenciado em filosofia pela mesma instiuição. Desenvolve pesquisa nas áreas de História da Filosofia Moderna e Contemporânea, Estética e Filosofia da Educação. Possui experiência docente na UNICAMP, onde estagiou como professor de dois cursos na graduação de filosofia, um sobre a teoria do gosto no século XVIII britânico, outro sobre o ensino de filosofia. Também possui experiência docente no ensino básico da rede pública, onde lecionou sobre diversas filosofias e temas afins.
TERESA KLEBA LISBOA
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós Doutora pelo Programa Universitário de Estudos de Gênero da Universidade Autónoma de México (2009). Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenadora do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC) e Coordenadora do Doutorado Interinstitucional – DINTER – Convênio entre o PPGICH/UFSC e a Universidade Federal de Pernambuco (2011-2015). Pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC e Coordenadora do Núcleo de Estudos em Serviço Social e Relações de Gênero (DSS/UFSC). Integra o Fórum Catarinense de Mulheres e desenvolve pesquisas que articulam as temáticas Serviço Social, estudos feministas e relações de gênero, com ênfase nos seguintes temas: violência de gênero, equidade de gênero nas políticas públicas, mulheres excluídas dos direitos mínimos, gênero e desenvolvimento sustentável e empoderamento de mulheres.
ISADORA PETRY
Doutoranda em Filosofia pela UNICAMP, onde pesquisa o problema da arte da decadência e a crítica da modernidade na filosofia de Friedrich Nietzsche, especificamente nas suas relações com a literatura francesa e os poetas Charles Baudelaire e Paul Bourget. Concluiu seu mestrado (2015) em Filosofia pela PUC/SP (FAPESP), e em 2014, realizou estágio de pesquisa (BEPE/FAPESP) na Université du Québec à Montréal, sob orientação da Prof. Dra. Chiara Piazzesi. Entre Jan/Fev de 2017, foi contemplada com uma bolsa DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst); Winterkurs.
Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Università degli Studi del Salento (Itália). Mestre e Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Co-fundador e editor-chefe da ‘Voluntas: Revista Internacional de Filosofia’. Membro da Seção Brasileira da Schopenhauer-Gesellschaft (Alemanha). Coordenador do GT Schopenhauer da ANPOF. Pesquisador colaborador do ‘Centro interdipartimentale di ricerca su Arthur Schopenhauer e la sua scuola’ da Università del Salento (Lecce, Itália). Desenvolve pesquisas na área de Ética em torno de problemas sobre moralidade, sentimentos morais e crítica social a partir de pensadores como Schopenhauer, Nietzsche, Horkheimer e outros filósofos da chamada ‘Schopenhauer-Schule’. Interessa-se também por autores da Literatura clássica universal e brasileira, em especial por suas recepções da filosofia schopenhaueriana. Integra os Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq ‘Moralidade, Literatura e Sociedade’ (como líder) e ‘Crítica e Subjetividade’ (como participante).
Darlei Dall ‘Agnol
Possui graduação e especialização em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (RS) onde também atuou como professor (1987-1993). Desde 1994, trabalha na Universidade Federal de Santa Catarina. Cursou Mestrado em Filosofia na UFRGS (1988-1992) e Doutorado em Filosofia na University of Bristol (PhD, 1996-2000), Inglaterra, com trabalhos na área da Ética. Fez estágio de pós-doutorado em metaética na University of Michigan in Ann Arbor, US, 2006-7, e em bioética no Centre for Practical Ethics da University of Oxford, UK (2015-6). Fundou e foi o primeiro editor das revistas Conjectura e Ethic@ e, hoje, coordena a Série Ethica pela EdUFSC. Desde 2004, é Pesquisador do CNPq. Atualmente, participa do “O3 – Our Brain, Our Selves, Our World: an international research consortium on neuroscience, ethics and society.” (2016-2021), liderado pela Oxford University. Supervisou o conteúdo dos posts sobre Edição do Genoma Humano no Open Philosophy.
João Uzer Lima
Mestre em História Social pelo PPGHS da UERJ (2017) e graduado em História pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência na área de arquivos, arquivos iconográficos e história, atuando principalmente nos temas: História e Conhecimento, História e imprensa, História dos Estados Unidos, Relações Internacionais, História das Guerras e História Conceitual.
EQUIPE
André Garcia – EA2
Formado em Sociologia, Mestre em Ciência Política, Especialista em Jornalismo Científico e Doutorando em Educação, Profissional da Comunicação e Administrador do Blog Ring da Unicamp.
Erica Mariosa M. Carneiro – Labjor
Carol Frandsen
COORDENAÇÃO DA REDE
Profa. Dra. Beatriz Jansen – (EA)2
Pós-doutora em Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Docente do Programa de Pós Graduação Ensino em Ciências da Saúde do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde – CEDESS da UNIFESP. Coordenadora de Projetos do (EA)2
Profa. Dra. Vera Toledo – Labjor
Doutora em Comunicação, com pos doutorado em Multimeios. Pesquisadora A, no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo LABJOR/UNICAMP, desenvolve pesquisas na área de Divulgação Científica e Cultural.