SOBRE

SOBRE

many-cerraduras

O blog Open Philosophy forma parte da Rede de Blogs Científicos da Unicamp. A Rede surgiu graças ao trabalho conjunto do Espaço de Ensino e Aprendizagem, o Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo e o Laboratório de Inovação e Tecnologia Aplicada da Universidade. Assim, a Unicamp adere à uma tradição nascente nas instituições mais importantes do mundo.

As tecnologias da comunicação deram lugar a uma revolução tal nos processos de produção e transmissão do conhecimento que a realidade na aurora do século XXI é distinta de qualquer outra do passado. Embora o aparecimento da imprensa no século XV e da internet no século XX sejam saltos em certo sentido comparáveis, hoje um acervo muito mais imponente é colocado de um modo muito mais imediato e irrestrito à disposição de um número cada vez maior de mentes pensantes. 

Assim, a web é hoje uma espécie de espaço de diálogo universal, um suporte inédito no qual a “inteligência coletiva” encontra um meio para se manifestar espontânea e livremente. Isto, para além da vertigem, dos riscos e dos custos potenciais, é especialmente promissor no campo das ciências – e também das Ciências Humanas.

Neste contexto, o projeto Open Philosophy nasce sob a inspiração do Open Science

O Open Philosophy é, portanto, uma ferramenta expressiva e uma plataforma de discussão livre e aberta.

Problemas filosóficos tradicionais e contemporâneos serão apresentados em uma linguagem sintética e acessível, de modo que a interlocução interdisciplinar, e também com o público em geral, seja ágil e natural. A premissa e o objetivo fundamental é a geração participativa de conteúdo

A inclusão de novos Tópicos e posts é também aberta.

 

VEJA AQUI COMO PUBLICAR

 

cropped-escher-drawing-hands-1.jpg

 

PARTICIPE!


 

Share