Residência Pedagógica

A Residência Pedagógica faz parte de uma política pública de formação docente, junto com o Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A grande ideia desta política pública é fomentar a formação docente, através de um trabalho coordenado entre universidades e escolas públicas.

O programa faz parte da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) e é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Este programa consiste em um investimento através de bolsas de estudo. Isto para que estudantes de licenciatura façam parte de sua formação para se tornarem professores dentro de escolas.

O PEmCie da UNICAMP tem dois grupos de estagiários fazendo Residência Pedagógica. Na Biologia e na Química. Na biologia nós propusemos um curso sobre desinformação, divulgação científica e conhecimento científico. 

Nosso trabalho se baseou no artigo The Science of Fake News para compreendermos o que é desinformação, elaborarmos nossos conteúdos e buscarmos informações da biologia, que são usadas na cultura distorcendo fatos e conhecimentos.

Neste espaço específico, nós vamos postar alguns dos materiais que produzimos no projeto, nossos estudos, textos, debates internos e, também, algumas dificuldades específicas sobre o trabalho durante a pandemia.