Blog Sobre Economia: balanço dos últimos dois anos e perspectivas para 2021

Foto: Greg Montani, 2015. Pixabay.

Por: Ulisses Rubio, Victor Young e Vítor Alves

O blog, Sobre Economia, que faz parte do Blogs de Ciências da Unicamp, completa, em fevereiro de 2021, dois anos de existência. Há poucos meses desse segundo aniversário, decidimos fazer uma revisão de nossa história, rever os planos e indicar o que pretendemos realizar em 2021. Em 2019 iniciamos esse projeto com a ideia de trazer textos curtos que discutissem questões básicas de economia, temas contemporâneos a respeito do cotidiano político-econômico nacional e internacional, além de apresentar pesquisas que foram e vêm sendo elaboradas no Instituto de Economia e centros de estudos correlatos. Realizar tudo isso voluntariamente, de forma adequada, qualificada e atrativa não foi, e não é, tarefa fácil. O desafio tornou-se ainda maior diante de um cenário em que a própria validade da ciência foi atacada e ante as dificuldades colocadas pela pandemia do novo corona vírus junto aos profissionais de ensino e pesquisa. Tivemos, por um lado, que lidar com o fato de que havíamos nos entusiasmado excessivamente com os planos iniciais, por outro lado, mesmo não completando o que tínhamos em mente, mantivemos o desejo de manter o blog vivo, conciliando nosso tempo de pesquisa e docência com os textos que pudemos publicar. Com o apoio de alguns amigos e com o incentivo do pessoal do Blogs de Ciência da Unicamp, prosseguimos, dessa maneira, com o espírito público e mantivemos, com periodização irregular, nossos posts. Esta foi nossa primeira experiência e, para nós, foi muito boa, pois ela nos permitiu pensar sobre as dificuldades pelas quais passamos para podermos construir uma nova proposta de trabalho daqui por diante.
Nosso grupo foi reforçado nos últimos meses de 2020 por mais um colega e amigo, nos permitindo assumir um compromisso de tornar o Blog mais ativo em 2021. A partir de janeiro, pretendemos publicar um novo texto a cada 15 dias (todo dia 15 e 30). Nestas publicações, manteremos ainda uma pauta bastante aberta, semelhante à nossa proposta inicial. A ideia é apresentar textos tanto de membros do blog, como de convidados qualificados para cada assunto. A certa altura de 2020, cogitamos direcionar nossas publicações para assuntos referentes aos eventos em pauta na economia e na política, nacional e internacional. Nossa experiência, todavia, nos levou a conclusão de que devemos primeiro priorizar a regularidade de nossas publicações – podendo elas tratar ou não de temas destacados pela mídia. Uma novidade, porém, é a de que fechamos uma parceria com o projeto “Pílulas de Economia” da Câmara de Extensão e Cultura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)[1]. Trata-se de uma coletânea de textos básicos sobre economia que reproduziremos no Blog todo dia 7 de cada mês a partir de janeiro de 2021.
Assim, de um modo geral, o Blog Sobre Economia deverá manter-se vivo, mais operante e presente no espaço que a Unicamp nos oferece. A experiência que tivemos até aqui nos permitiu que aprendêssemos a melhor conciliar as atividades de preparação e publicação com nossos compromissos particulares. Assim, a partir de 2021, buscaremos fazer mais do que antes. Contando com um número maior de colaboradores e um plano de publicações mais regular, pretendemos ampliar o número de posts e ajudar este blog a tornar-se um espaço um tanto mais ativo para a compreensão e a difusão de ideias sobre economia e sobre outros temas sociais e políticos que com ela se fundem.

[1] Colaboradores envolvidos: Fernanda Fernandes (coordenação), equipe EPMAC (colaboração técnica) e Profa. Dra. Patrícia Andrade (colaboração em conteúdo).

Seu e-mail não será publicado.