Pílulas de Economia: doses mensais para descomplicar a Arte do Economês (Pílula – 1)

Estamos iniciando 2021 com o pé direito! Hoje damos início ao ‘Pílulas de Economia’ no Blog Sobre Economia. A partir deste mês, e todo dia 7, o Blog Sobre Economia passa a reproduzir os textos do Projeto ‘Pílulas de Economia’ da Câmara de Extensão e Cultura da Escola Paulista de Medicina. Esta é uma parceria que firmamos com aquela instituição com o objetivo de melhor divulgar a disciplina de economia. Faremos, dessa forma, a publicação de posts com conceitos básicos de economia, escritos pela professora, mestre e doutora em economia pela Unicamp, Patrícia Andrade. Esperamos que todos possam fazer um ótimo proveito.

Boa leitura,

Editores do Blog Sobre Economia

Pílulas de Economia: doses mensais para descomplicar a Arte do Economês (Pílula 1)

Colaboradores envolvidos: Fernanda Fernandes (coordenação), Equipe EPMAC (colaboração técnica), Profa. Dra. Patrícia Andrade (colaboração em conteúdo).

O Projeto Pílulas de Economia tem como objetivo tratar de forma descomplicada conceitos e relações econômicas que estão presentes nas notícias, discussões e tomada de decisões do dia-a-dia. Além da equipe maravilhosa da CaEC-EPM, o projeto conta com a colaboração da Economista e Profa. Dra. Patrícia Andrade. A Economia parece ser complicada, não é? A maioria das notícias são recheadas de conceitos difíceis, com os economistas utilizando vários tipos de taxas, moedas, etc. Esse fato gera o falso entendimento de que estes profissionais dominam a “fórmula” de ganhar dinheiro. Porém, na sua origem, a palavra economia provém do grego “oikonomía” que significa a administração da casa ou da coisa pública e, sendo assim, esta é uma ciência social que busca compreender a organização da sociedade, estuda a nossa forma de viver, podendo utilizar a matemática como instrumento para a interpretação das nossas relações, sejam elas entre pessoas, empresas e de todos estes com o Estado. Portanto, várias outras ciências influenciam as questões econômicas, especialmente a política, pois interferem diretamente na forma como nossas relações serão realizadas, influenciando nosso dia-a-dia, desde o preço do pão até as relações internacionais. Neste espaço buscaremos facilitar a compreensão e aproximar a economia da  população.

Referências:

VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval de. Fundamentos de economia. Coautoria de Manuel Enriquez Garcia. 5. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2014.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*