Pílulas de Economia: O PIB (Pílula – 2)

Obra: Sirani, Elisabetta. Timoclea uccide il re dei Traci (1659). Com alterações.

Colaboradores envolvidos: Fernanda Fernandes (coordenação), Equipe EPMAC (colaboração técnica), Profa. Dra. Patrícia Andrade (colaboração em conteúdo).

O PIB do Brasil teve uma queda histórica de -4,1% em 2020, em comparação com o ano imediatamente anterior. Com esse resultado, a economia brasileira teve sua maior queda em 24 anos, conforme apuração do IBGE.

O Produto Interno Bruto (PIB) de um país é a somatória dos valores de bens e serviços finais produzidos dentro do território nacional, em determinado período, e foi formalizado após a Segunda Guerra Mundial a partir da necessidade de medir e monitorar o desempenho das economias. Embora o PIB, por si só, não expresse integralmente a qualidade de vida de um país, seu comportamento afeta diretamente a vida das pessoas. Ele está relacionado, por exemplo, com a renda das famílias, com o emprego/desemprego, os salários, os investimentos das empresas e os gastos do governo. Assim, o PIB é uma medida importante para acompanhar o crescimento econômico, pois identifica processos de expansão, estagnação ou de crise, tal como o que vivemos hoje: uma elevação de apenas 1,1% em 2019 com um PIB negativo em 2020.

Se você quiser saber como foi a evolução do PIB brasileiro nos últimos anos, a série histórica pode ser consultada no link a seguir:

https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/contas-nacionais/9300-contas-nacionais-trimestrais.html?=&t=series-historicas&utm_source=landing&utm_medium=explica&utm_campaign=pib#evolucao-taxa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*