Divulga Cientista – Morre Nicolau Sevcenko

nicolau

Morreu na última quarta-feira (13), ao 61 anos, o historiador Nicolau Sevcenko

Sevcenko se formou em História pela Universidade de São Paulo (USP), em 1975, onde também realizou seu doutorado em História Social em 1981. Seu pós-doutorado foi concluído na University of London, em 1990.

Atualmente era professor titular da USP e membro de corpo editorial da Brasil Brazil. A ênfase de suas pesquisas era em História Moderna e Contemporânea. Atuava principalmente nos seguintes temas: anos de 1920, cultura e São Paulo.

Em 1992, Sevcenko obteve sua livre docência pela USP, sob o título “Orfeu Extático na Metróple”. Lecionou na PUC-São Paulo e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e também na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, onde era referência nos estudos de História da Cultura, História Brasileira e da Urbanização.

O historiador, ao longo de sua carreira, publicou mais de 290 artigos para a revista Carta Capital e o jornal Folha de São Paulo; além de 11 livros — entre eles, ” A Revolta da Vacina” (2010), um estudo que buscou reconstituir episódios que passaram para a história como a maior convulsão popular da cidade do Rio de Janeiro, durante a campanha de vacinação contra a varíola, em 1904.