Dez revistas mais acessadas no SciELO outubro

Ficamos ausentes na postagem do ranking das dez revistas científicas brasileiras do SciELO com mais acessos, mas estamos retomando aos poucos, pois a primeira fase do projeto de valorização das revistas científicas por meio da divulgação científica chegou ao fim, mas a segunda fase está em construção com boas perspectivas pela frente.

Hoje apresentamos as dez revistas cujos artigos foram mais acessados em outubro deste ano. A SciELO está investindo em melhorias no seu site e, portanto, agora a estatística de acesso pode ser decomposta em acessos a homepage das revistas, aos artigos e ao sumário. Optaremos aqui pelos acessos aos artigos, que nos dá uma estimativa melhor sobre o uso das revistas pelos leitores.

Captura de tela 2015-11-17 16.07.11

O SciELO computou um total de 18,8 milhões de acessos aos artigos de 345 revistas científicas, às quais o gráfico indica quase meio milhão de acessos a uma revista multidisciplinar e temática da Universidade de São Paulo (USP), a Estudos Avançados cuja última edição – são três por ano – trouxe um dossiê sobre a crise hídrica e artigos que se dedicaram a analisar os 70 anos da explosão das bombas atômicas. Temas que interessam a todos e que, portanto, revela o importante trabalho da publicação e o enorme interesse da comunidade e sociedade neste tipo de conteúdo.

Grande parte das revistas deste levantamento é composto pela área da medicina, tradicionalmente de grande interesse público, mas que tem uma dinâmica própria de publicação, com grande número de revistas e de artigos.

Destaque, novamente, para a Química Nova, uma publicação bimestral e trilingue da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), costumás da lista de Top 10 acessos. Representante das ciências exatas no SciELO, a revista é parte de uma minoria da área que publica em português, mas já demonstrando que a cada ano aumenta a fatia no espanhol e inglês.

Por último, chamamos atenção para o gigantesco uso do SciELO enquanto reservatório de revistas científicas brasileiras – e de outros 15 países – em acesso aberto, quase chegando a 19 milhões de acessos (apenas aos artigos), um aumento de 15,8% em relação a outubro de 2014.

Share