Prêmio Bê Neviani
Prêmio
Bê Neviani
Porque não basta divulgar, tem que dispersar!
.
Depois do recente anúncio feito pela vetusta Biblioteca do Congresso (Library of Congress), comunicando que arquivará todas as mensagens públicas postadas no Twitter desde o início do serviço de microblog, não restam dúvidas de que esta mídia social veio para ficar.
Segundo os cofundadores Bizz Stone e Evan Williams, hoje o Twitter tem 105 milhões de usuários registrados, e 300 mil novos usuários ingressam no serviço a cada dia. Seu crescimento médio foi de 1.500% por ano, desde a fundação da “Twitter Inc” em março de 2006. O serviço atende a 19 bilhões de buscas por mês. Apenas comparando, o Google atende a 90 bilhões no mesmo período.
Não se pode negar – o Twitter é uma ferramenta 2.0 por excelência: seu conteúdo é gerado e compartilhado pelos próprios usuários. A dinâmica do microblog funda-se primordialmente na atuação dos tuiteiros, que seguindo e sendo seguidos, dispersam conteúdos virtuais.
A ação de tuiteiros que dispersam conteúdos relevantes no universo tuitiano merece destaque e deve ser aplaudida. Foi essa premissa que inspirou a criação do Prêmio Bê Neviani, reconhecendo a incrível capacidade de dispersão de tuítes com conteúdo diversificado, como cultura, ciência, tecnologia, notícias e muito mais, do perfil @Be_neviani.
Hoje, dia 22 de abril de 2010, estamos lançando o
Prêmio Bê Neviani:
porque não basta divulgar, tem que dispersar
.
Regulamento:
– O Prêmio Bê Neviani é aberto a todos os tuiteiros que tenham blogues de conteúdo informativo: ciências, cultura (literatura, cinema, artes, fotografia, música, etc), filosofia, notícias, dicas e assemelhados.
– Os blogues participantes da campanha tuitarão, no período de 23 de abril de 2010 a 23 de maio de 2010 links para seus posts, publicados em qualquer data e com qualquer temática, obrigatoriamente usando a hashtag #PremioBeNeviani e o encurtador de links Bit.ly.
Update 04/maio/2010: Por motivos alheios à nossa vontade, o Premio Bê Neviani teve seu período de vigência reduzido para 15 dias, do dia 23 de abril de 2010 a 07 de maio de 2010.
– No período de vigência da campanha, os retuítes (RTs) que os links desses posts receberem serão computados para a apuração de dois ganhadores, um em cada uma das duas seguintes categorias:
Categoria 1: blogueiros – o vencedor será o blogueiro cujo post recebeu mais RTs. O prêmio dessa categoria será o livro “Criação Imperfeita”, de Marcelo Gleiser.
Categoria 2: tuiteiros – o vencedor será o tuiteiro que deu RTs em qualquer dos tuítes postados durante a vigência da campanha. Essa categoria terá sua apuração por sorteio. O prêmio para essa categoria será o livro “Além de Darwin”, de Reinaldo José Lopes.
O anúncio do prêmio será em 30 de maio de 2010, pelo Twitter.
Update 04/maio/2010: Os vencedores serão anunciados via Twitter em 16 de maio de 2010, domingo.
Update 16/maio/2010: NÚMEROS DO PRÊMIO BÊ NEVIANI.
66 blogueiros-tuiteiros participantes em 73 blogs!
258 posts tuitados!
1742 tweets e RTs com a tag #PremioBeNeviani, sendo 985 válidos para a disputa!
Update 16/maio/2010: RESULTADO DO PRÊMIO BÊ NEVIANI
Categoria 1 – Tuiteiro que deu RT aos tuítes com a tag #PremioBeNeviani – escolhido por sorteio simples: @AndrasDix (ganhou o livro “Além de Darwin)
Categoria 2 – Blogueiro-tuiteiro cujo tuite de post recebeu mais RTs: @kenmori e seu @ceticismoaberto, com o tuíte: CeticismoAberto hoje no Programa do Jô http://bit.ly/9b6PX9 – 45 RTs!!!
Blogueiro, para participar, envie um tuíte para as administradoras @sibelefausto ou @dra_luluzita, ou então comente aqui, que entraremos em contato.
Abaixo, segue a relação dos blogues e tuiteiros participantes. À medida que mais blogueiros aderirem a essa campanha, essa listagem será atualizada.
.
Blog — Blogueiro-tuiteiro [veja a lista no Twitter]
última atualização: 04/05/10
Antes de apresentar a lista, gostaríamos de fazer uma menção especial ao blog Never Asked Questions, do @rmtakata, que embora não esteja concorrendo, publicou um ótimo perfil de @Be_neviani, AQUI.
42 @uoleo
100nexos @kenmori
Amiga Jane @lacybarca
Anderson Arndt @anderarndt
Bala Mágica @balamagica
Bastos Lab @bastoslab
Biblioteca Médica Virtual @bibliovirtual
Biocientista @biocientista @Weruska
Blog do C.F.C. @carloscollares
Blog do Tom Zé @tomzemusic
Brontossauros no meu jardim @carloshotta
CeticismoAberto @kenmori
Chapéu, Chicote e Carbono 14 @reinaldojlopes
Ciência ao Natural @CienAoNatural
Ciência na Mídia @ciencianamidia
Diário de um Gordo @Edgard_
Discutindo Ecologia @brenoalves e @luizbento
Dicas Caseiras para quem mora só @uoleo
Ecce Medicus @Karl_Ecce_Med
Eco Desenvolvimento @clauchow
Efeito Azaron @efeitoazaron
Física na Veia @dulcidio
Ibrahim Cesar @ibrahimcesar
Ideias de Fora @IdeiasdeFora
Joey Salgado… mas bem temperado @joeysalgado
Karapanã @alesscar
Maquiagem Baratinha @AninhaArantes
Massa Crítica @luisbrudna
Meio de Cultura @samir_elian
Meio Digital @pedropenido
Minha Literatura Agora @jamespenido
n-Dimensional @renanpicoreti
O Amigo de Wigner @LFelipeB
O divã de Einsten @AninhaArantes
O que todo mundo quer @desireelaa
O Silêncio Nu @dariofduarte
Psiquiatria e Sociedade @danielmbarros
Química Viva @quiprona
Quiprona @quiprona
Rabiscos @skrol
Rainha Vermelha @oatila
RNAm @Rafael_RNAm e @ciensinando
Seres Coletivos @gisellezamboni
Scienceblogs Brasil @scienceblogsbr
Tage des Glücks @nataliadorr
Tateando Amarras @eltonvalente
Techboogie @gpavoni
Terreno Baldio @lacybarca
The Strange Loop @josegallucci
Toda Cultura à Nossa Volta @fabiocequinel
Tuka Scaletti @TukaScaletti
Twiterrorismo @AninhaArantes
Uma Malla pelo Mundo @luciamalla
Uôleo @uoleo
Você que é biólogo @tagomago_rj
XisXis @isisrnd
É isso aí! Não basta divulgar, tem que dispersar!!! Viva a Bê Neviani!!! 😀
UM RECADO PRA BÊ...
A Bê aparecereu na minha vida em dezembro passado. Ela começou me seguindo (e eu achando que ela era uma fake, um script, sei lá o quê...) e eu fingindo nem vê-la. Depois resolvi segui-la, também e lembro-me que me assustava com aqueles tweets incessantes na minha time-line; e pensei seriamente em dar um unfollow nela. O que engraçado é que não esqueço o assunto do primeiro tweet que ela me mandou, e não foi um tweet qualquer não. Ela veio dar pitaco na minha vida. O.O'' Eu fiquei extremamente indignado com isso e resolvi encará-la (virtualmente). Postei um tweet mais ou menos assim: "Ainda não entendi qual é a dessa tal de @be_neviani". Ela foi e me mandou uma DM perguntando qual era o problema e o que eu queria saber. Perguntei quem ela era, o que fazia e tals... e a partir daí eu me apaixonei pela Bê (no bom sentido, é claro!). Com a convivência (virtual) e seus #FF #SS acabei conhecendo outras pessoas como a Lu, a Si, a Natália - além de alguns dos SBBr's. Enfim. A Bê caiu de para-quedas na minha vida. E eu sou muito grato por esse evento ter acontecido comigo. Bê, parabéns! Tudo de bom para você hoje e sempre. Continue sendo essa pessoa carinhosa e disponível com todos (seja virtual ou pessoalmente). Um grande beijo!
Samir^^.Sibele:D Obrigada ,vcs nem imaginam como me fazem feliz todos os dias.Vocês são o presente maior. 🙂
Essa campanha toda tá me deixando tão feliz!
Bê querida, a convivência virtual contigo que me levou a conhecer outros tuiteiros maravilhosos, como bem comentou o Samir.
Obrigada por tua presença em nossa timeline, e um ÓTIMO ANIVERSÁRIO!
Não basta divulgar, tem que dispersar!
=)
Bjão!
Pingback: Um ônibus pelo Recôncavo « Karapanã
Bê Neviani estudava na UEL em Londrina (PR) e residia em SJ Rio Preto (SP). Como sua república não permitia o cientificamente necessário silêncio chá de jasmim + Heidegger, semanalmente viajava à sua residência em RP, onde trancava-se em seu quarto com as janelas fechadas e no mais cemiterial e solitário dos silêncios, o que lhe permitia aprofundar-se nos mistérios da ciência de modo adequado. Já era uma nerd, mesmo sem ter computador! E já vivia mergulhada nas redes sociais, mesmo antes da Internet. Porque naquele ônibus, freqüentado por estudantes da UEL, da Unesp de Assis e Marília e também de Rio Preto, ela já praticava a interdisciplinariedade, intercambiando conhecimentos durante a viagem de muitas horas. Ela era um verdadeiro hub, interconectando vários campos do saber. O pequeno Monobloco Mercedes-Benz, atualmente, encontra-se substituído por um grande Marcopolo. E nossa querida Bê Neviani, no Terceiro Milênio, continua fazendo o que já fazia no século passado: continua nerd, continua sendo um hub nas redes sociais do conhecimento, exercendo a transdisciplinariedade entre os saberes: em sua vida o Silva-tur, apenas, passou a se denominar Twitter.
Já que tudo estará documentado na Library of Congress, daqui a pouco vou poder citar tweets em artigos científicos?
Abraços!
Oi, Clever!
Sim, com certeza você pode citar tweets e posts de blogs e demais midias sociais - dê uma olhada aqui: http://bit.ly/94sx4i
Taí sua resposta, Clever - e a Sibele é especialista no assunto!
Tá bom... aquilo foi uma piada.
Qdo vcs publicarem tweets em artigos peer reviewed, podem me enviar.
Abraços!
Pingback: 3° PRÊMIO BÊ NEVIANI | Meio de Cultura