Microrganismo de sexta: homenagem a um desenho animado! Pode isso Arnaldo?

Abertura do “Bob Esponja” 

Pode soar estranho, mas resolveram homenagear o desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada (Spongebob Squarepants) colocando esse nome em uma espécie de fungo! Acho que nem preciso falar mais nada sobre o motivo da escolha do microrganismo desta sexta!

Senhoras e senhores e desenhos animados… Com vocês o…

Spongiforma squarepantsii

O nome foi escolhido pois esse cogumelo se assemelha mais a uma típica esponja do que a um cogumelo… Além disso, ele pode ser espremido como uma esponja voltando à sua forma original. Esta é a segunda espécie do gênero Spongiforma e segundo os autores “sua forma estranha é diferente de qualquer coisa conhecida”.

Mas a semelhança entre o fungo e o Bob Esponja não é limitada a forma de ambos, meus queridos leitores…

O cogumelo tem cheiro de fruta e o personagem vive em um abacaxi. Quando visto ao microscópio, o cogumelo tem uma textura que lembra as esponjas que cobrem o fundo do mar nos desenhos do Bob Esponja – até mesmo os esporos desses fungos se parecem com esponjas!!!!!

Mas voltemos a pergunta do título… Homenagear um desenho animado, pode isso, Arnaldo?

Acho que o Arnaldo não pode ajudar nessa, mas os editores do jornal onde o paper foi publicado rejeitaram inicialmente o nome que seria frívolo. Os autores foram persistentes (seriam brasileiros que não desistem nunca?) e resultado foi esse: conseguiram chamar atenção para uma nova espécie e, também, para a biodiversidade ainda desconhecida das florestas (aposto você pensou que era um cogumelo marinho!).

Esse microrganismo foi uma sugestão do biólogo Felipe Beijamini, que escreve no blog “Sonhos do Neuro”.

As informações foram retiradas do site do IIES (International Institute for Species Exploration), da Universidade do Estado do Arizona, nos E.U.A. que faz uma seleção anual dentre as sugestões enviadas e faz uma lista, um TOP-10 de novas espécies. O microrganismo de hoje faz parte da lista de 1012.

Em fevereiro deste ano, comentei sobre a lista de 2011. Se você não viu, é só clicar >> Sobre o fungo do mar… além da bactéria do navio e do fungo que brilha, é claro!


Faça como o Felipe! Contribua para esta seção do blogue! Entre em contato com a gente e mande sua sugestão.

Quer conhecer outros microrganismos curiosos? Fique ligado no Meio de Cultura! Você pode curtir a nossa página no Facebook e ou nos seguir no Twitter. Você ainda pode receber nossas atualizações no seu email!

4 thoughts on “Microrganismo de sexta: homenagem a um desenho animado! Pode isso Arnaldo?

    • 22 de junho de 2012 em 16:21
      Permalink

      Sempre polemizando, né, Roberto!!?
      Mas eu concordo com você!

      Resposta
  • 22 de junho de 2012 em 16:39
    Permalink

    Parabéns pelo post, ficou muito legal.
    Será que este fungo é comestível rsrsrs!?
    Esse post só confirma a grande,complexa e desconhecida biodiversidade desse planeta.

    Resposta
  • 22 de junho de 2012 em 21:26
    Permalink

    Nossa...realmente se assemelha muuuuuuito com a esponja do mar (praticamiente primos - cof cof- )...dei uma pesquisada na net pra ver mais fotos e não tem como negar isso.
    (E realmente eu pensei ser um fungo marinho - abaphammm-)

    Beijo Samzinho =***

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *