Mas só pode ser um milagre, Mr. Feynman!

Acabei de ler, no último sábado, o livro “A magia da realidade”, cujo autor, Richard Dawkins, biólogo, é muito famoso por seu movimento ateísta e sua tentativa de divulgar a evolução. No ultimo capítulo “O que é um milagre?”, Dawkins apresenta para seus leitores a Lei de Hume que (como disse nas minhas impressões do “Livro dos Milagres“) pressupõe que as explicações para um milagre devem ser mais convincentes do que qualquer outra explicação racional/natural – inclusive a de o milagre ser, na verdade, uma fraude.

Reproduzo abaixo um trechinho bem curioso do livro, no qual o físco Richard Feynman se deparou com uma situação cuja primeira coisa que muitos devem ter pensado ao ficarem sabendo do ocorrido seria: Mas só pode ser um milagre, Mr. Feynman!

Às vezes podemos identificar com precisão a causa de uma coincidência estranha. Um grande cientista americano chamado Richard Feynman perdeu tragicamente a muher, que morreu de câncer, e o relógio no quarto dela parou bem no momento da morte. Frio na espinha! Mas o doutor Feynman não era considerado um grande cientista à toa. Ele foi averiguar e descobriu a verdadeira explicação. O relógio estava com defeito. Se o inclinassem, ele parava. Quando a sra. Feynman morreu, a enfermeira precisou saber a hora da morte para informar no atestado de óbito. O quarto do hospital estava escuro, por isso ela pegou o relógio e o inclinou na direção da janela para enxergar o mostrador. Foi nesse momento que o relógio parou. Nada de milagre, apenas um mecanismo defeituoso. 

.

O livro “A magia da realidade” é um livro voltado para o público infantil/juvenil/adolescente – desculpa, mas eu não sei como classificá-lo. Apesar de ter gostado muito do livro, não vou fazer uma resenha. Deixo aqui duas sugestões: a primeira foi publicada no blog Meia Palavra e a segunda é o jornalista Carlos Orsi, no Amálgama.

Se você quiser dar aquela espiadinha nas primeiras páginas do livro, a editora Companhia das Letras disponibilizou um pdf em seu site. Para lê-lo, é só clicar AQUI.

Para mais informações, clique na capa do livro. =)

Dawkins R. A Magia da Realidade. Companhia das Letras: 2012

2 thoughts on “Mas só pode ser um milagre, Mr. Feynman!

  • 13 de agosto de 2012 em 11:12
    Permalink

    Já li este livro, e alguns de Dawkins e Feyman. A abordagem objetiva sobre ciência realmente é muito boa a didática, mas não diria a mesma coisa sobre as lendas. Ficou impressão que as mitologias só servem para explicar fenômenos naturais, esquecendo de temas subjetivos

    Gosto muito do Dawkins como Biologo, seus livros sobre evolução são fantásticos. Só acho que deveria se menos "neopositivista" nesta parte que não é especialista. Não recomendaria este livro para os meus filhos devido carga ideológica claramente implicita no livro

    Recomendo este livro somente para pessoas com conhecimento prévio em ambos os mundo, objetivo e subjetivo. De qualquer forma, valeu pelo post

    Resposta
  • 17 de agosto de 2012 em 20:39
    Permalink

    Postagem símples e objetiva, demonstra o quando a realidade pode ser simples e magnifica ao mesmo tempo, símples no sentido de poder ser observada, descrita e essa descrição possuir uma lógica e elegância matemática ( e a elegância esta justamente relacionada à questão da simplicidade, certo?)

    A magnificência da realidade pode coexistir com a característica simplicista de todo o conhecimento humano; o conhecimento referente a natureza; devido às grandes realizações provenientes dele e a construção de novos meios, métodos de desenvolvimento da nossa espécie...além claro; de uma série de questões pessoais, mas enfim, acredito que essas questões pessoas necessitariam de um outro comentário ou até mesmo uma postagem específica.

    Parabens pelo seu trabalho e sucesso!

    Flávio

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *