Por que tanto calor?

Dia desses me deparei com um meme nas redes sociais que dizia: “Tá calor né?  Corta mais árvores”. Na hora li, entendi a ironia e concordei. Depois pensei: “Será que todos que leram entenderam realmente? Ou pensaram somente na sombrinha da árvore?” Me fez refletir o porquê de tudo isso. 

O Aquecimento Global aumentou. A população mundial em mais de 7 bilhões, lixo, cidades, indústrias e carros, tudo contribuindo para as mudanças climáticas. Mas, mesmo com dados, pesquisas e informações, muitas pessoas duvidam dessas mudanças. Inclusive cientistas, que se dividem entre uma ordem natural ou não do planeta. A questão é que essas mudanças estão ocorrendo.

No Brasil, por exemplo, vivemos quase 10 anos de aumento na temperatura, verões insuportáveis, tempestades e muito mais. Independente de qualquer discussão, é impossível fechar os olhos e não perceber que as florestas, os rios e as áreas verdes estão sumindo. Só consigo ver uma enorme bola cinza de cimento. Aquela história de sombra e água fresca já deixou de ser natural faz tempo. O que percebi em relação ao meme é uma espécie de revolta ou busca por algum sentimento parecido. Incomoda ver alguém que não contribui. Eu não disse salvar, eu disse contribuir para uma educação ambiental mundial. Você pode ter sua opinião e escolher o lado que quiser, mas deve conhecer os dois. É melhor uma árvore ou um poste? E então você explica o porquê. Igual aquela história que nossos avós nos falavam: “Não existe o não gosto, se você nunca experimentou antes.”

Você não acha super interessantes os documentários, livros e artigos sobre o assunto? É o seu planeta. É a nossa casa que está mudando. No documentário “Seremos História?” (tem na Netflix), que saiu recentemente, Leonardo DiCaprio mostra as consequências das mudanças climáticas, conversando com algumas das pessoas mais proeminentes na causa, como Barack Obama, Bill Clinton, John Kerry e o Papa Francisco.

Um meme me fez pensar tanto, refletir… conhecimento é vida. Talvez a solução esteja longe, mas conhecendo mais sobre o problema, talvez a encontremos.

Pense, Plante, Recicle. E se informe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*