Na próxima semana, durante os dias 22 e 29 de novembro, acontecerá na região conhecida como Contínuo de Paranapiacaba, uma série de atividades para celebrar a existência e a conservação de onças pintadas no território.
A onça pintada, que antes habitava toda a América do Sul e Central, até o sudoeste da América do Norte, hoje vive em apenas 54% de sua distribuição original. E a Mata Atlântica presente no sudoeste do estado de São Paulo é um desses locais.
Nessa região estão inseridas as áreas protegidas do Mosaico de Paranapiacaba, como os Parques Estaduais Carlos Botelho, Nascentes do Paranapanema, Intervales, Turístico do Alto Ribeira e Estação Ecológica de Xitué, pela APA dos Quilombos do Médio Ribeira. Juntas, essas áreas são um dos importantes locais para sobrevivência das onças pintadas.
E para celebrar a ocorrência desse importante felino, que está criticamente em perigo de extinção no bioma, um coletivo de organizações (dos quais membros deste Blog fazem parte) promoverá ações para divulgar a importância e mobilizar a sociedade a favor da conservação das onças pintadas.
“Nós queremos levar ao conhecimento da sociedade que as onças pintadas do Mosaico de Paranapiacaba são indivíduos com histórias de vida e relações familiares únicas, gerando a sensação de familiaridade da sociedade com a espécie e sua conservação”, afirma Beatriz Beisiegel, coordenadora do projeto, que tem financiamento da Fapesp e apoio da Fundação Florestal e do ICMBio.
Para isso serão realizadas ações virtuais e presenciais, sempre respeitando as regras de segurança e higiene devido a pandemia do coronavírus.
Um dos destaques da programação será a votação dos nomes de duas novas onças que foram fotografadas na região. A votação acontecerá de forma presencial e online e as sugestões podem ser enviadas através do link: https://forms.gle/pGRRQBHmQr8ieupt5
Para participar basta acessar as redes sociais dos organizadores:
Amigos do Parque Estadual Intervales
Amigos do Parque Estadual Carlos Botelho
Conexão Petar
Movimento Conservatio
PROGRAMAÇÃO
22/11/2020 – Domingo
10 hs – Abertura da Semana (online)
17 hs – Contação de história: Alberto Loefgren e Curupira- os Amigos das Onças (online)
23/11/2020 – Segunda-feira
10 hs – Lançamento do Concurso de nomes das novas Onças do Contínuo (online)
17 hs – Campanha #somos todos Curupiras – Seja você um Protetor das Onças (online)
24/11/2020 – Terça-feira
10 hs – A cultura musical e a conservação das onças – divulgação de playlist no Youtube (online)
17 hs – Conheça o Seminovo – uma das onças do Contínuo (vídeo) (online)
25/11/2020 – Quarta-feira
10 hs – Histórias ancestrais sobre onças (online)
17 hs – Conheça a Modesta – uma das onças do Contínuo (vídeo) (online)
26/11/2020 – Quinta-feira
10 hs – Exposição virtual de fotos: Onças são inspiradoras! (online)
17 hs – Conheça o Escuro – uma das onças do Contínuo (vídeo) (online)
27/11/2020 – Sexta-feira
10 hs – Divulgação do prêmio para o nome mais votado das novas onças (online)
17 hs – Conheça o Meio-dia – uma das onças do Contínuo (vídeo) (online)
28/11/2020 – Sábado
10 hs – Votação dos nomes das novas onças (presencial e online) e Juramento dos Curupiras-Protetores das Onças (Parque Estaduais Intervales, Carlos Botelho e Petar (a confirmar)
17 hs – Conheça o RonRon – uma das onças do Contínuo (vídeo) (Online)
29/11/2020 – Domingo
10 hs – Votação dos nomes das novas onças (presencial e online) e Juramento dos Curupiras-Protetores das Onças (Parque Estaduais Intervales, Carlos Botelho e Petar (a confirmar)
17 hs – Conheça a Esperança – uma das onças do Contínuo (vídeo) (online)
30/11/2020 – Segunda-feira
17 hs – Divulgação do resultado dos nomes das Onças (online)
O Projeto
O projeto “AS ONÇAS PINTADAS DO CONTÍNUO DE PARANAPIACABA: IDENTIFICAÇÃO INDIVIDUAL, ESTIMATIVA POPULACIONAL E APROPRIAÇÃO PELA SOCIEDADE”, é coordenado pela pesquisadora de mastofauna Beatriz Beisiegel e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Os objetivos da pesquisa são atualizar a estimativa da população de onças pintadas do Contínuo de Paranapiacaba, estabelecer o início do programa de identificação dos indivíduos de onças pintadas da Mata Atlântica costeira de São Paulo e levar ao conhecimento da sociedade, de forma ampla e por profissionais de comunicação, as onças pintadas do Contínuo de Paranapiacaba, como indivíduos com histórias de vida e relações familiares únicas, promovendo a sensação de familiaridade da sociedade para com a espécie e sua conservação.
De acordo com os dados do projeto, o Contínuo de Paranapiacaba, incluindo o PE Intervales, PE Carlos Botelho, PE Nascentes do Paranapanema, PETAR, EE Xitué e grandes florestas particulares vizinhas, é uma das áreas-núcleo para as onças pintadas, com uma população do estimada entre 6 e 35 indivíduos.
Os dados que subsidiaram esta estimativa foram obtidos de 2009 a 2011. Desde então, eventos muito relevantes para a conservação da espécie ocorreram: boa parte do Contínuo de Paranapiacaba foi reocupada pelos queixadas, Tayassu pecari, uma das principais presas da onça pintada ao longo de toda a sua distribuição geográfica; por outro lado, onças conhecidas e outras de relevância para a população do Contínuo foram assassinadas por caçadores.
O projeto, que realiza o monitoramento fotográfico das onças pintadas desde 2006, tem possibilitado a inferência de histórias de vida e relações familiares entre as onças da área e revelado um grande potencial para a mobilização da sociedade a favor da conservação da espécie.
Projeto incrível que merece toda a participação da sociedade!
Sensacional!! Parabéns pelo belo trabalho!! Muito oportuna a iniciativa!!
Estão matando onças. Vi um vídeo no qual matam onças porque um indivíduo foi atacado. Ainda que a vida de um ser humano seja valiosa, mais valioso é o meio ambiente, a faxina da fora. Fazendeiros estão matando de braçada com a falta de denúncia. Como faço para enviar um vídeo?
Pela extinção imediata dos CACs, retorno da prisão inafiançável para crimes ambientais como madeireiros, grileiros e garimpeiros ilegais (sobretudo aos assassinos da Fauna e devastadores da Flora), revogar o uso dos defensivos agrícolas que haviam sido banidos do País (agrotóxicos erradicados no mundo todos ressuscitados no governico do Jair). Queiram receber meus parabéns pelo ótimo trabalho prestados por vocês.