Celebração das onças pintadas acontece no Contínuo de Paranapiacaba

Onça pintada (macho) que terá nome escolhido durante a semana
População poderá escolher nome das novas onças pintadas identificadas na região.

Na próxima semana, durante os dias 22 e 29 de novembro, acontecerá na região conhecida como Contínuo de Paranapiacaba, uma série de atividades para celebrar a existência e a conservação de onças pintadas no território.

A onça pintada, que antes habitava toda a América do Sul e Central, até o sudoeste da América do Norte, hoje vive em apenas 54% de sua distribuição original. E a Mata Atlântica presente no sudoeste do estado de São Paulo é um desses locais. 

Nessa região estão inseridas as áreas protegidas do Mosaico de Paranapiacaba, como os Parques Estaduais Carlos Botelho, Nascentes do Paranapanema, Intervales, Turístico do Alto Ribeira e Estação Ecológica de Xitué, pela APA dos Quilombos do Médio Ribeira. Juntas, essas áreas são um dos importantes locais para sobrevivência das onças pintadas.

E para celebrar a ocorrência desse importante felino, que está criticamente em perigo de extinção no bioma, um coletivo de organizações (dos quais membros deste Blog fazem parte) promoverá ações para divulgar a importância e mobilizar a sociedade a favor da conservação das onças pintadas.

Cartaz de divulgação da Semana

“Nós queremos levar ao conhecimento da sociedade que as onças pintadas do Mosaico de Paranapiacaba são indivíduos com histórias de vida e relações familiares únicas, gerando a sensação de familiaridade da sociedade com a espécie e sua conservação”, afirma Beatriz Beisiegel, coordenadora do projeto, que tem financiamento da Fapesp e apoio da Fundação Florestal e do ICMBio.

Para isso serão realizadas ações virtuais e presenciais, sempre respeitando as regras de segurança e higiene devido a pandemia do coronavírus.

Um dos destaques da programação será a votação dos nomes de duas novas onças que foram fotografadas na região. A votação acontecerá de forma presencial e online e as sugestões podem ser enviadas através do link: https://forms.gle/pGRRQBHmQr8ieupt5

Para participar basta acessar as redes sociais dos organizadores: 

Amigos do Parque Estadual Intervales
Amigos do Parque Estadual Carlos Botelho
Conexão Petar
Movimento Conservatio

PROGRAMAÇÃO

22/11/2020 – Domingo 
10 hs – Abertura da Semana (online)
17 hs – Contação de história: Alberto Loefgren e Curupira- os Amigos das Onças (online)

23/11/2020 – Segunda-feira
10 hs – Lançamento do Concurso de nomes das novas Onças do Contínuo (online)
17 hs – Campanha #somos todos Curupiras – Seja você um Protetor das Onças (online)

24/11/2020 – Terça-feira
10 hs – A cultura musical e a conservação das onças – divulgação de playlist no Youtube (online)
17 hs – Conheça o Seminovo – uma das onças do Contínuo (vídeo) (online)

25/11/2020 – Quarta-feira
10 hs – Histórias ancestrais sobre onças (online)
17 hs – Conheça a Modesta – uma das onças do Contínuo (vídeo) (online)

26/11/2020 – Quinta-feira
10 hs – Exposição virtual de fotos: Onças são inspiradoras! (online)
17 hs – Conheça o Escuro – uma das onças do Contínuo (vídeo) (online)

27/11/2020 – Sexta-feira
10 hs – Divulgação do prêmio para o nome mais votado das novas onças (online)
17 hs – Conheça o Meio-dia – uma das onças do Contínuo (vídeo) (online)

28/11/2020 – Sábado
10 hs – Votação dos nomes das novas onças (presencial e online) e Juramento dos Curupiras-Protetores das Onças (Parque Estaduais Intervales, Carlos Botelho e Petar (a confirmar)
17 hs – Conheça o RonRon – uma das onças do Contínuo (vídeo) (Online)

29/11/2020 – Domingo
10 hs – Votação dos nomes das novas onças (presencial e online) e Juramento dos Curupiras-Protetores das Onças (Parque Estaduais Intervales, Carlos Botelho e Petar (a confirmar)
17 hs – Conheça a Esperança – uma das onças do Contínuo (vídeo) (online)

30/11/2020 – Segunda-feira
17 hs – Divulgação do resultado dos nomes das Onças (online)

O Projeto

O projeto “AS ONÇAS PINTADAS DO CONTÍNUO DE PARANAPIACABA: IDENTIFICAÇÃO INDIVIDUAL, ESTIMATIVA POPULACIONAL E APROPRIAÇÃO PELA SOCIEDADE”, é coordenado pela pesquisadora de mastofauna Beatriz Beisiegel e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Os objetivos da pesquisa são atualizar a estimativa da população de onças pintadas do Contínuo de Paranapiacaba, estabelecer o início do programa de identificação dos indivíduos de onças pintadas da Mata Atlântica costeira de São Paulo e levar ao conhecimento da sociedade, de forma ampla e por profissionais de comunicação, as onças pintadas do Contínuo de Paranapiacaba, como indivíduos com histórias de vida e relações familiares únicas, promovendo a sensação de familiaridade da sociedade para com a espécie e sua conservação.

De acordo com os dados do projeto, o Contínuo de Paranapiacaba, incluindo o PE Intervales, PE Carlos Botelho, PE Nascentes do Paranapanema, PETAR, EE Xitué e grandes florestas particulares vizinhas, é uma das áreas-núcleo para as onças pintadas, com uma população do estimada entre 6 e 35 indivíduos. 

Os dados que subsidiaram esta estimativa foram obtidos de 2009 a 2011. Desde então, eventos muito relevantes para a conservação da espécie ocorreram: boa parte do Contínuo de Paranapiacaba foi reocupada pelos queixadas, Tayassu pecari, uma das principais presas da onça pintada ao longo de toda a sua distribuição geográfica; por outro lado, onças conhecidas e outras de relevância para a população do Contínuo foram assassinadas por caçadores.

O projeto, que realiza o monitoramento fotográfico das onças pintadas desde 2006, tem possibilitado a inferência de histórias de vida e relações familiares entre as onças da área e revelado um grande potencial para a mobilização da sociedade a favor da conservação da espécie.

4 Comentários

  1. Estão matando onças. Vi um vídeo no qual matam onças porque um indivíduo foi atacado. Ainda que a vida de um ser humano seja valiosa, mais valioso é o meio ambiente, a faxina da fora. Fazendeiros estão matando de braçada com a falta de denúncia. Como faço para enviar um vídeo?

  2. Pela extinção imediata dos CACs, retorno da prisão inafiançável para crimes ambientais como madeireiros, grileiros e garimpeiros ilegais (sobretudo aos assassinos da Fauna e devastadores da Flora), revogar o uso dos defensivos agrícolas que haviam sido banidos do País (agrotóxicos erradicados no mundo todos ressuscitados no governico do Jair). Queiram receber meus parabéns pelo ótimo trabalho prestados por vocês.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*