Quanto vale uma idéia?
O editor Shu-Kun Lin, do sistema MDPI de revistas de acesso aberto, acaba de lançar a revista Challenges, que terá por objetivo a publicação de projetos de pesquisas e idéias inovadoras. É, no mínimo, uma concepção bastante diferente do que pode ser publicado em uma revista científica.
Por detrás de uma proposta de projeto deve estar uma idéia, bem fundamentada. E ter idéias novas, construídas em bases científicas, não é simples. Bem pelo contrário – não são todos os dias que se têm boas idéias. Muitas vezes são difíceis de serem encontradas.

Algumas das melhores idéias científicas já propostas foram escolhidas por pesquisadores da Bell Laboratories, e demonstram o poder criativo de pesquisadores natos ou muito experientes na concepção de sistemas que literalmente transformaram o mundo.
1. A telefonia: A. Graham Bell, 1876.
2. A câmera para captura de movimento: Thomas Edison, 1897.
3. Sistemas de telecomunicações G. Marconi, 1897 e N. Tesla, 1901.
4. Sistemas de televisão: P. T. Farnsworth, 1930, V. K. Zworykin, 1935 e 1938.
5. Amplificadores de Semicondutores: W. B. Shockley, 1950.
6. Transistores: J. Bardeen e W. H. Brattain, 1950.
7. Masers e sistemas de comunicação por maser: A. L. Schaklow e C. H. Townes, 1960.
8. Detecção de câncer por imagens de ressonância magnética: R. D. Damadian, 1974.
9. Fibras óticas: R. D. Maurer e P. C. Schultz, 1972; D. B. Keck, 1973; W. W. Wolf, 1976.
10. Redes inteligentes: R. P. Weber, 1980.
11. O sistema ALOHA – INTERNET: 1968, início.
Com exceção da internet, que não foi patenteada, os anos dos 10 outros ítens se referem aos anos de publicação das patentes.
A publicação de projetos de pesquisa (inéditos?) é uma aventura que considero arriscada. Muitas vezes uma idéia leva à outra. Um projeto científico inicial desemboca em outro, que leva a outro, ou muitos outros. Publicar uma idéia pode ser arriscado. Pois nunca se sabe o real valor de uma idéia. Hoje, pode não ter valor nenhum. Mas amanhã…
Referência
Lin, S. (2010). Challenges – An Open Access Scientific Journal for Research Proposals and Open Problems Challenges, 1 (1), 1-2 DOI: 10.3390/challe1010001

Discussão - 4 comentários
Se o sistema de publicação científica já tem seus deslizes de honestidade, referindo-me àqueles casos onde alguém tem um artigo “preso” na revisão até, magicamente, alguém publicar na frente dele, fico imaginando com isso de publicar a própria idéia.
Boa iniciativa, muito utópica na minha opinião, mas vai que funciona, né?
Inté!
Em um mundo ideal novas ideias poderiam gerar mais conhecimento novo, e consequentemente desenvolvimento humano/tecnológico… No entanto, boas ideias podem ser apropriadas indevidamente para gerar conhecimento para fins não tão nobres, vide a industria farmacêutica… Então caso não consiga colocar suas idéias em prática, guarde-as, para que não caiam em mãos erradas!
Bom, pelo que eu conheçodo sistema de pantentes hoje no Brasil (e no mundo), poublicar a idéia per se já exclui a possibilidade de patentear, porque descaracteriza o ineditismo.
O Mauro tem razão. É só lembrar do famoso (e humilhante) caso do Captopril…