Pílulas de Economia – Inflação (Pílula – 3)

Figura ilustrativa da obra Saint Luke painting the Virgin (1532), do artista Maarten van Heemskerck (com alterações).

Colaboradores envolvidos: Fernanda Fernandes (coordenação), Equipe EPMAC (colaboração técnica), Profa. Dra. Patrícia Andrade (colaboração em conteúdo).

A inflação é uma preocupação porque quando ela se eleva o nosso poder de compra se reduz e, de forma incorreta, alguns acreditam que ela é um imposto. Na verdade, a inflação é uma alta contínua e generalizada no nível de preços de uma economia, não é somente o preço elevado por tempo limitado ou de um item específico. Mesmo quando a inflação está dentro da meta estabelecida pelo Banco Central – como o que vivemos – ela gera medo na população, pois sua instabilidade pode ocasionar desequilíbrios, afetando em especial as camadas menos favorecidas, que têm menos acesso a instrumentos financeiros para se defender. Já a deflação, é o movimento contrário da inflação, a queda generalizada no nível de preços. E isso não seria bom? Na realidade não, pois se a deflação persiste gerará incertezas na economia, queda na produção, nos investimentos e no consumo, o que prejudicará o crescimento do PIB”.

1. sobre as consequencias da inflação.
    incertezas na economia, queda na produção, isso sim. agora: investimentos e consumo, e crescimento do pib, não. esse sobem, não????

• Estimado Alexandre,
      Respondendo sua pergunta, se o investimento e o consumo crescerem, estando os gastos do governo e o saldo da balança comercial inalterados, o PIB também crescerá. Isso pode acontecer independentemente da variação de preços, seja ela positiva ou negativa.
      Abraços.

Seu e-mail não será publicado.