10 DIAS, 10FOTOS, 10 LIVROS

Recebi um desafio no Instagram: postar, em 10 dias, 10 fotos em preto e branco, sem pessoas e sem explicações. Decidi selecionar alguns livros que gosto na minha estante para cumprir essa brincadeira! A lista final acabou ficando tão boa e atual (apesar de alguns livros serem antigos) que resolvi compartilhar essas dicas aqui no blog! Claro que ficou muita coisa de fora, mas posto aqui depois…

Então segue a lista, com links para as edições físicas e digitais dos livros… e alguns têm capítulos que foram publicados de forma gratuita! Ah, os textos foram tirados das próprias editoras.

LITERATURA: FICÇÃO DISTÓPICA E FICÇÃO HISTÓRICA

1984 – George Orwell – Cia. das Letras

Kindle / Físico

Publicada originalmente em 1949, a distopia futurista 1984 é um dos romances mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Lançada poucos meses antes da morte do autor, é uma obra magistral que ainda se impõe como uma poderosa reflexão ficcional sobre a essência nefasta de qualquer forma de poder totalitário.

Os miseráveis – Victor Hugo – Penguin/Companhia

Kindle / Físico

Considerado a obra-prima de Victor Hugo, este romance se desdobra em muitos: é uma história de injustiça e heroísmo, mas também uma ode ao amor e um panorama político e social da Paris do século XIX. Pela história de Jean Valjean, que ficou anos preso por roubar um pão para alimentar sua família e que sai da prisão determinado a deixar para trás seu passado criminoso, conhecemos a fundo a capital francesa e seu povo, o verdadeiro protagonista. Na via crucis que é o romance sobre a vida de Valjean, são retraçadas as misérias cotidianas e os dias de glória do povo francês, que fez das ruas seu campo de batalha e das barricadas a única proteção possível contra a violência cometida pela lei.

Maus – Art Spiegelman – Quadrinhos na Cia.

Físico

Clássico contemporâneo dos quadrinhos, Maus é um relato comovente sobre Auschwitz e um acerto de contas do artista com o pai. Única história em quadrinhos a receber o Prêmio Pulitzer.

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

O mundo assombrado pelos demônios – Carl Sagan – Cia. de bolso

Kindle / Físico

Assombrado com as explicações pseudocientíficas e místicas que ocupam cada vez mais os espaços dos meios de comunicação, Sagan reafirma o poder positivo e benéfico da ciência e da tecnologia para iluminar os dias de hoje e recuperar os valores da racionalidade. O livro está cheio de informações surpreendentes, transmitidas com humor e graça. Seus ataques muitas vezes divertidos à falsa ciência, às concepções excêntricas e aos irracionalismos do momento são acompanhados por lembranças da infância, quando seus pais o colocaram em contato pela primeira vez com os dois modelos de pensamento fundamentais para o método científico: o ceticismo e a admiração.

A magia da realidade – Richard Dawkins e Dave McKean – Cia. das Letras

Capa dura

Em sua cruzada pela desmistificação do universo e pela disseminação do pensamento crítico, Dawkins faz uma brilhante introdução às maravilhas da ciência para jovens, pais, professores e todos aqueles que já se perguntaram como o mundo funciona.

BIOLOGIA: EVOLUÇÃO

A origem das espécies – Charles Darwin – Ubu

Kindle / Físico

Publicada em 1859, A origem das espécies, do naturalista inglês Charles Darwin, mudou para sempre a maneira como os seres humanos compreendem si mesmos e o mundo à sua volta. Esta edição traz ainda os artigos que anunciaram a teoria da seleção natural, os acréscimos mais importantes às edições posteriores e as primeiras reações do mundo científico à obra – fazendo desta a edição mais completa já publicada em língua portuguesa.

A sexta extinção – Elizabeth Kolbert – Intrínseca

Kindle / Físico

Ao longo dos últimos quinhentos milhões de anos, o mundo passou por cinco extinções em massa brutais, nas quais sua biodiversidade caiu de maneira abrupta. A mais conhecida foi a que eliminou os dinossauros, quando um asteroide colidiu com o planeta há 65 milhões de anos. Hoje vem sendo monitorada a sexta extinção, possivelmente a mais devastadora da história da Terra. Mas, dessa vez, a causa não é um asteroide ou algo semelhante. Nós somos a causa. Em A sexta extinção, a vencedora do Pulitzer Elizabeth Kolbert explica de que maneira o ser humano alterou a vida no planeta como absolutamente nenhuma espécie o fizera até hoje. Para isso, lança mão de trabalhos de dezenas de cientistas nas searas mais diversas e vai aos lugares mais remotos em busca de respostas. Eleito um dos melhores livros do ano pelo The New York Times, o livro trata de temas complexos de forma simples e acessível, e é indicado tanto para estudiosos quanto para leigos no assunto.

HISTÓRIA DO BRASIL

Brasil: uma biografia – Lilia Schwarcz e Heloísa Starling – Cia. das Letras

Kindle / Físico / Pós-escrito (GRATIS)

Com linguagem fluente, acesso a documentação inédita e profundo rigor na pesquisa, Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling traçam um retrato de corpo inteiro do país, e mostram que o Brasil bem merecia uma nova história.

CIÊNCIAS EXATAS: ESTATÍTICA

Como mentir com estatística – Darrell Huff e Irving Geis – Intrínseca

Kindle / Físico

Quando foi publicado pela primeira vez, em 1954, o livro de Darrell Huff foi saudado como pioneiro em conjugar linguagem simples e ilustrações para tratar de um tema polêmico e controverso: o mau uso da estatística para maquiar dados e abalizar opiniões. Hoje, em tempos de internet e big data, o livro continua genuinamente subversivo e ainda mais relevante. Qual é, afinal, o grau de confiança que devemos depositar nas análises estatísticas? Segundo Huff, vale ter sempre um pé atrás. Amostras enviesadas, gráficos dúbios, listagens incompletas: item por item o autor apresenta os vilões da interpretação de dados. Em um capítulo, ele aponta como os gráficos estatísticos, mesmo matematicamente corretos, podem não representar em nada a realidade. Em outro, vemos que uma mesma projeção pode mostrar um futuro positivo ou alarmante, dependendo da amplitude de dados que ela cobre. O livro termina com um brilhante passo a passo para o leitor aprender a diferenciar informação de enrolação. Escrito com humor e repleto de advertências tão atemporais quanto a ciência matemática, Como mentir com estatística é uma leitura agradável e absolutamente acessível. Indispensável para quem se vê bombardeado diariamente, seja pela mídia ou pela timeline do Facebook, por infográficos e estatísticas que se pretendem verdades incontestáveis.

CIÊNCIAS HUMANAS E HOMOAFETIVIDADE

Devassos no paraíso – João Silvério Trevisan – Objetiva

Kindle / Físico / A resistência dos vaga-lumes (capítulos GRATIS)

O livro mais completo sobre a história da homossexualidade brasileira está de volta. Num frutífero diálogo com diversos campos de conhecimento e expressões de nossa cultura – cinema, teatro, política, história, medicina, psicologia, direito, literatura, artes plásticas etc. -, João Silvério Trevisan realiza um estudo pioneiro sobre a homoafetividade no Brasil.

Aproveite e nos siga no Twitter, no Instagram e no Facebook! E se for fazer comprinhas na Amazon, use nosso link!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *