Laser de baixo custo abre caminhos para microdispositivos independentes

 

Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (INPE) vem desenvolvendo melhorias em um tipo de laser de baixo custo que abre caminhos para inserir uma fonte de laser em um lab on a chip ou microdispositivos (como nós chamamos aqui no blog). No futuro, segundo os pesquisadores, o flash da câmera do nosso celular poderá ser utilizada como fonte de luz para gerar o laser nos microdispositivos. O vídeo que eu posto abaixo é do canal da Pesquisa Fapesp no YouTube (link aqui) e explica de forma muito interessante como essa técnica é integrada a esses lab on a chip.

¤¤¤¤

Fonte: Pesquisa Fapesp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Harrson S. Santana

Doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com enfoque em Microfluídica, Simulação Numérica e Biodiesel. É também especialista em Impressão 3D de microdispositivos. • Atuou como Prof. Dr. da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) na área da Termodinâmica Aplicada e Operações Unitárias`; Foi Professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Microrreatores; Professor Visitante na Universidade de São Paulo (USP) e no Instituto ESSS. • Atuou como Pesquisador na UNICAMP nas áreas de Microfluídica, Manufatura Aditiva, Simulações Numéricas e Processos Químicos. • Ministrou Cursos e Workshops acerca de diversos temas, tais como Modelagem e Simulação de Dispositivos Microfluídicos e Impressão 3D de Dispositivos Microfluídicos, a convite de diversas instituições como Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Espírito Santo. Também foi palestrante convidado de diversas conferências nos temas de Biotecnologia, Energia, Microfluídica entre outros. • Foi editor dos livros "Process Analysis, Design, and Intensification in Microfluidics and Chemical Engineering" e "A Closer Look at Biodiesel Production". • Atualmente atua como editor convidado dos periódicos “JoVE Journal” e “Frontiers in Chemical Engineering”. • Participou até o momento de 18 projetos de pesquisa, como coordenador e integrante gerando como resultados 33 artigos científicos em importantes periódicos internacionais, 6 patentes depositadas e 7 programas de computador com registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). • É criador do blog Microfluídica & Engenharia Química, onde apresenta conteúdos dessas duas áreas e como elas influenciam a nossa sociedade. Seu interesse científico se concentra em fenômenos de transporte, engenharia das reações química, simulações numéricas de dispositivos microfluídicos aplicados em processos químicos, físicos e biológicos, impressoras 3D e bioimpressão, além de sistemas robóticos.

2 respostas para Laser de baixo custo abre caminhos para microdispositivos independentes

  1. Pingback:Microdispositivo pode monitorar a saúde, germes e poluentes - Microfluídica & Engenharia Química

  2. Pingback:O Laboratório do Futuro: Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquinas e Microfluídica - Microfluídica & Engenharia Química

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *