Prezado leitor, nessa postagem apresento para vocês um interessante método de fabricação de microcanais utilizando impressoras 3D e PDMS desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Wageningen na Holanda. Microdispositivos fabricados em PDMS e por impressoras 3D não são mais uma novidade, como por ser visto aqui e em uma postagem anterior (link aqui). Cada método tem as suas vantagens e desvantagens.
Uma das vantagens da impressão 3D é a possibilidade da fabricação de estruturas complexas com relativa facilidade. Porém, microdispositivos impressos dificilmente apresentam propriedades como permeabilidade à gás, elasticidade e transparência. Essas propriedades são encontradas em microdispositivos em PDMS. Entretanto, estruturas mais complexas, por exemplo, canais em 3 dimensões em microdispositivos fabricados com PDMS não é uma tarefa simples. Assim, a técnica de fabricação apresentada pelos pesquisadores une as vantagens dos dois métodos em um simples método de fabricação, que pode ser visualizado no vídeo abaixo.
¤¤¤¤
SAGGIOMO, V; VELDERS, H. A. Simple 3D Printed Scaffold-Removal Method for the Fabrication of Intricate Microfluidic Devices. Advances Science, v.9, 2015. Link para o artigo
Pingback:Semelhanças entre o Homem-Formiga e a Microfluídica - Microfluídica & Engenharia Química