Oi, Pessoal!

Embora, a minha temática no blog Quimikinha seja química, peço licença pra convidá-los a conversar sobre as temáticas Ensino, difusão do Conhecimento e Assédio moral na universidade no 3° Workshop organizado pela Associação de Pós-Graduandos em Química (APGQ), entidade de representação e coordenação do corpo discente de pós-graduação do Curso de Química, da qual faço parte. O evento acontecerá  nos dias 20 e 21 de Outubro de 2016 no instituto de Química.

No dia 20 de outubro, a  formação do pós-graduando na área de ensino será abordada por Marcelo GiodanMaria Jose Pereira Monteiro de Almeida. O primeiro convidado é professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e atua no ensino de graduação e pós-graduação, realiza pesquisas nas áreas de Educação em Ciências e Tecnologias Educativas e coordena o Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas (LAPEQ). A segunda convidada é Professora do programa de Pós-graduação em Educação e do Programa Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Estadual de Campinas. É líder do grupo de estudo e pesquisa em Ciência e Ensino – gepCE, que coordenou desde a sua fundação em 1995 até 2014. Atua na área de Educação e Ensino da Ciência, principalmente em: Ensino de Ciências/Física e Linguagens; Formação de Professores e Ensino e Práticas Culturais.

No dia 21 de outubro, trataremos de difusão de conhecimento e jornalismo científico com convidadas do grupo do laboratório de estudos avançados em jornalismo (Labjor). O grupo Labjor é um centro de referência, no país e na América Latina, para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Trabalhando em suas diversas atividades e programas acadêmicos, com os fenômenos contemporâneos ligados à cultura científica.

1

 

A dupla Patricia Aline dos Santos e  Cristiane Gonçalves de Pinho vem nos mostrar que existem outras possibilidades de trabalhar com ciência, porém fora do laboratório. A primeira convidada é pesquisadora associada e jornalista do grupo Labjor e a segunda convidada, por sua vez,  trabalha na Editora das revistas ComCiência e Inovação – Revista Eletrônica de P,D&I. Coordenadora do Programa de web rádio Oxigênio, transmitido pela Rádio web da Unicamp.

Vindo pra finalizar a temática de difusão científica a professora Simone Pallone falará sobre Especialização em jornalismo científico, perspectivas de trabalho na área e especialização oferecida pelo grupo labjor. Graduação em Comunicação Social pela PUC Campinas, mestrado e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp e especialização em Jornalismo Científico, pelo Labjor/Unicamp.

Pra finalizar, a última palestra será sobre assédio moral. Tema que parece ser tabu no meio acadêmico. Assédio moral no ambiente de trabalho é um problema organizacional que  há muito tempo tem tomado proporções importantes nas organizações de trabalho e tornou-se um tópico essencial para a saúde dos trabalhadores.

Na área acadêmica não tem sido diferente. O tema deve ser analisado utilizando-se diferentes abordagens, diferentes ângulos de análise e diferentes metodologias.

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem trabalhado dentro dessa temática. O programa coordenado pela profa. Drª. Suzana da Rosa Tolfo, o Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (NEPPOT/UFSC) desenvolve pesquisas na área de Psicologia das Organizações e do Trabalho.

Inclusive, possuem um grupo de apoio para estudantes assediados moralmente. Maiores informações acesse o site do grupo NEPPOT/UFSC. Além disso, o grupo disponibiliza uma cartilha que trata do assédio moral no trabalho. Acesse o link —> cartilha – Assédio moral .

O  convidado da última palestra do workshop APGQ – 2016 , chama-se Thiago Soares Nunes, que é pesquisador do Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito e do Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho. O pesquisador trará questões relevantes sobre o assédio moral no contexto universitário.

Convidamos toda a comunidade acadêmica para conversamos sobre Ensino, difusão do Conhecimento e Assédio moral na universidade com especialistas das áreas de ensino, jornalismo e psicologia.

Mais que informação – Estamos tratando da formação dos futuros profissionais.

Esperamos por vocês!

SAVE THE DATE —> 20 E 21 de outubro/2016

Programação completa – 3° Workshop APGQ

Auditório Inês Jokes – Instituto de Química

UNICAMP

APOIO:
Sociedade Brasileira de Química
SBQ – Regional Campinas

3o-workshop-da-apgq-2016Até logo!


Gisele Silvestre

Atualmente, sou pesquisadora na área de inovação tecnológica no Laboratório Multiusuário de Química e Produtos Naturais sediado na Embrapa - CE (Postdoc). Doutora em Química pela Unicamp (2017). Bacharel em química pela Universidade Federal do Ceará (2011). Interessada na popularização da ciência, parcerias, trocas de conhecimentos científicos e culturais. Tenho como hobby o ato de "aprender" . O conhecimento sempre me surpreende e fascina. Minha missão é compartilhar conhecimento e descobertas científicas. Ciência para todos! Carpe Diem!

2 comentários

Luana Mattos de O. Cruz · 17 de outubro de 2016 às 18:52

Que interessante este workshop! Não sabia que ia acontecer! Tem todo ano com esta temática?

    Gisele Silvestre · 17 de outubro de 2016 às 20:37

    Não, Luanaa….O workshop APGQ ocorre todo ano, mas a temática sempre varia….por favor, sinta-se convidada…O evento é aberto para todos! =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *