Como projetar uma indústria química em Marte?

Colonização de Marte. Fonte:”Elon Musk (Instagram)”

Querido leitor, na última segunda-feira (21/05/2018) a Prof. Lucimara Gaziola de la Torre da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp me convidou para dar uma aula sobre Amplificação de escala. O objetivo da aula foi apresentar aos alunos os conceitos e estratégias de como utilizar microsistemas em aplicações industriais, mais especificamente, como aumentar a produção dos microdispositivos que trabalham com vazões muito baixas (μL h-1) para demandas industriais e comerciais (L min-1).

Nós já discutimos vários desses aspectos nos seguintes posts:

  1. Miniaturização das plantas químicas – Parte 1: Intensificação de processos
  2. Miniaturização das plantas químicas – Parte 2: Microfluídica

Foram discutidos aspectos como Intensificação de Processo, Microplantas químicas e evolução das plantas químicas atuais. A apresentação está disponível aqui ou aqui.

Uma pergunta que gerou um bom debate foi a seguinte: Como projetar uma indústria química em Marte?

Essa pergunta provavelmente não tem uma resposta. Ela vai depender de vários fatores.

Os novos foguetes da SpaceX.

Na minha opinião, as plantas químicas atuais deverão passar por um processo de miniaturização. Não porque nós gostamos da Microfluídica e achamos que ela vai resolver todos os problemas do mundo (kkkkkk), mas um problema claro de se implementar uma planta química em Marte é levar os equipamentos da planta.

Elon Musk, CEO da SpaceX, apresentou durante o Congresso Internacional de Astronáutica em Adelaide, Austrália, que ocorreu entre os dias 25 a 29 de setembro de 2017, o novo foguete chamado “BFR”, sigla de Big Falcon Rocketque a empresa irá adotar em suas futuras viagens para Marte.

O foguete medirá aproximadamente 106 metros de comprimento e 9 metros de diâmetro. Enquanto o segundo estágio de passageiros e carga terá 47,85 metros de comprimento e poderá levar uma carga útil para Marte de cerca de 250 toneladas  (em sua configuração expandida) ou 150 toneladas (em uma configuração reduzida ou reutilizável) para órbita terrestre baixa, retornando com 50 toneladas.

Seja qual for a estratégia de implementação que nós engenheiros químicos iremos adotar para projetar uma planta química em Marte (e se nós vamos, kkkkk) terá que levar em consideração esses meios de transporte. Considerando isso, microplantas químicas podem ser uma solução viável para reduzir o tamanho e o peso das plantas químicas.

Reator G1 da Corning. Créditos: Corning.

Eu devo fazer um post só sobre microplantas químicas em breve. Mas, brevemente, microplantas químicas podem ser entendidas com plantas químicas que utilizam estruturas micrométricas, principalmente microreatores, micromisturadores e microtrocadores de calor.

Um exemplo concreto dessas microplantas químicas são apresentados pela empresa CORNING. As microplantas fornecidas pela empresa são compatíveis com uma grande variedade de reagentes químicos que podem ser operadas em meios ácidos e básicos a elevadas temperaturas. Elas são constituídas de módulos fluídicos, nos quais ocorrem a mistura e a reação dos reagentes, além das unidades de distribuição e coleta dos produtos. O reator G1 SiC, por exemplo, apresenta uma taxa de escoamento de 30 a 200 mL min-1. Os módulos fluídicos contêm 10 ml de volume interno e podem ser operados -60 °C a 200 °C e 0 a 18 bar.

Seria muito mais fácil transportar e manusear essas plantas químicas miniaturizadas do que as atuais plantas químicas, não só em Marte ou na Lua, mas em qualquer lugar remoto do nosso planeta.

E aí leitor? O que você acha? Você concorda comigo ou acha que eu sou só um completo doido?

Antes de você responder a essas perguntas, observe o que o IChemE (Instituto de Engenheiros Químicos) disse no roteiro elaborado por eles em 2007 para a Engenharia Química do século XXI (o arquivo original em inglês pode ser visualizado aqui):

“Enquanto engenheiros químicos, temos aceitado prontamente o princípio da econômica da escala, e, como resultado, temos dimensionado e construído unidades de produção cada vez maiores, aumentando a eficiência da planta e reduzindo custos por unidade de produção. As desvantagens desta política incluem aumento dos riscos de segurança e ambientais resultantes da movimentação de maiores quantidade de materiais perigosos, riscos econômicos resultante do excesso de capacidade expansões simultâneas de múltiplas extensões mundiais, (…).

Novos conceitos como a intensificação de processo, plantas flexíveis e/ou em miniatura, produção localizada e ecologia industrial deverão implementar-se como a prática corrente, de modo que deveremos reavaliar continuamente a nossa abordagem ao design da plantas industriais e à aceitação de conceitos inovadores no sentido de uma indústria química sustentável (…)”

 

Até a próxima, querido leitor.


Conheça e curta a nossa página no Facebook

Já segue a gente no Instagram?

Siga-nos no Twitter, Facebook ou Instagram

Ou nos envie um e-mail para: harrison.santana@gmail.com

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Harrson S. Santana

Doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com enfoque em Microfluídica, Simulação Numérica e Biodiesel. É também especialista em Impressão 3D de microdispositivos. • Atuou como Prof. Dr. da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) na área da Termodinâmica Aplicada e Operações Unitárias`; Foi Professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Microrreatores; Professor Visitante na Universidade de São Paulo (USP) e no Instituto ESSS. • Atuou como Pesquisador na UNICAMP nas áreas de Microfluídica, Manufatura Aditiva, Simulações Numéricas e Processos Químicos. • Ministrou Cursos e Workshops acerca de diversos temas, tais como Modelagem e Simulação de Dispositivos Microfluídicos e Impressão 3D de Dispositivos Microfluídicos, a convite de diversas instituições como Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Espírito Santo. Também foi palestrante convidado de diversas conferências nos temas de Biotecnologia, Energia, Microfluídica entre outros. • Foi editor dos livros "Process Analysis, Design, and Intensification in Microfluidics and Chemical Engineering" e "A Closer Look at Biodiesel Production". • Atualmente atua como editor convidado dos periódicos “JoVE Journal” e “Frontiers in Chemical Engineering”. • Participou até o momento de 18 projetos de pesquisa, como coordenador e integrante gerando como resultados 33 artigos científicos em importantes periódicos internacionais, 6 patentes depositadas e 7 programas de computador com registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). • É criador do blog Microfluídica & Engenharia Química, onde apresenta conteúdos dessas duas áreas e como elas influenciam a nossa sociedade. Seu interesse científico se concentra em fenômenos de transporte, engenharia das reações química, simulações numéricas de dispositivos microfluídicos aplicados em processos químicos, físicos e biológicos, impressoras 3D e bioimpressão, além de sistemas robóticos.

Uma resposta para Como projetar uma indústria química em Marte?

  1. Pingback:Semelhanças entre o Homem-Formiga e a Microfluídica - Microfluídica & Engenharia Química

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *