Democratizando a Microfluídica

 

Olá querido leitor. Hoje eu trago para vocês um projeto bem legal do Laboratório Lincoln do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) (Lexington, MA,USA) que pode democratizar o uso da Microfluídica para muita gente que não domina as ferramentas de criação de microdispositivos, como o AutoCAD, o Inventor entre outros softwares. O site, Metafluidics.org, é um repositório gratuito de projetos para microdispositivos, submetido por todos os tipos de inventores, incluindo cientistas e engenheiros treinados, estudantes e criadores amadores. Os usuários podem procurar no site por dispositivos que vão de simples classificadores de células e misturadores de fluidos, até chips mais complexos que analisam fluidos oculares e sintetizam sequências de genes. Bem legal!

O site também serve como uma plataforma social para a comunidade da Microfluídica: qualquer usuário pode fazer login para enviar um projeto; também podem curtir, comentar e baixar arquivos dos designs para reproduzir um dispositivo em destaque ou melhorá-lo. David S. Kong, um dos pesquisadores envolvidos no projeto, diz que o novo site é projetado para acelerar a inovação no design microfluídico, que até agora seguiu uma rota convencional, revisada por pares (pesquisadores de uma área).

“Há uma experiência familiar para as pessoas que trabalham em microfluídica: você vê um artigo realmente incrível que mostra um design, mas se quiser tentar copiar o projeto, os arquivos de design reais que são uma parte crítica da reprodução de um dispositivo não são compartilhado de forma sistemática”, diz Kong. “Como resultado, pesquisadores de todo o mundo estão continuamente reinventando a roda. É uma das razões pelas quais a fonte aberta (open-source) em geral é um conjunto muito poderoso de princípios. Pode realmente acelerar a difusão da tecnologia”.

Plataforma open-source

Micromisturador impresso com 2 entradas. Download do arquivo disponível no Metafluidics.org.

Para acessar o site gratuito, os usuários preenchem um breve perfil para efetuar o login, após o qual eles podem navegar através de dispositivos em destaque ou procurar no site por funções específicas de microfluídica. O usuário pode procurar por vários designs que vão de simples misturadores de fluidos a manipuladores de DNA.

Cada dispositivo carregado no site inclui uma breve descrição, juntamente com uma lista de materiais utilizados para fabricá-lo e seus arquivos de design associados, como desenhos assistidos por computador (CAD).

“Microdispositivos de papel, de impressoras 3D e litografia macia, todas essas técnicas requerem o arquivo de design digital”, diz Kong. “Essa é a coisa fundamental que estamos disponibilizando pela primeira vez para a comunidade”.

“Estamos chegando a grandes pioneiros e líderes no campo mais amplo e curando coleções de seus arquivos de design”, diz Kong. “Espero que isso inspire as pessoas a fazer a próxima geração de dispositivos microfluídicos”. “Com o tempo também queremos iniciar desafios: quem pode fazer o classificador de partículas mais rápido? Quem pode criar dispositivos que possam cultivar um certo tipo de micróbio intestinal? “, Diz Kong. “Minha opinião é que a inovação como um todo se beneficia quando você tem comunidades diversas envolvidas e há uma tremenda abertura”.

Uma democracia microfluídica

Os pesquisadores disponibilizaram um novo microdispositivo no site para demonstrar o potencial da plataforma aberta para uso em biologia sintética. Usando partes comuns de microfluídica e um controlador de código aberto, ou sistema de válvulas, a equipe projetou um microdispositivo de montagem de circuito genético – um chip que combina automaticamente fragmentos de DNA para formar uma nova sequência genética capaz de desempenhar uma nova função quando incorporada em uma célula viva.

“Nossa esperança é, ao demonstrar uma aplicação como a montagem de DNA com o nosso sistema de fonte aberta, isso incentivará outros a reproduzir nosso sistema e remixá-lo para aplicações que sejam fundamentais para a biologia sintética”, diz Kong. Na visão longa, ele imagina que o site “democratizará” a microfluídica e iluminará novas idéias de fontes inesperadas.

“Temos uma ótima mistura de peças, dos pioneiros mais avançados no campo, para estudantes que estão fazendo microfluídica pela primeira vez”, diz Kong. “Existe o potencial de algum estudante obscuro de alguma outra parte do mundo desenvolver um seguimento, se a comunidade de microfluídicos encontrar sua parte é interessante ou legal”.

Essa democracia querido leitor é um dos objetivos desse blog também. Que cada vez mais pessoas tenha acesso a maravilhas da Microfluídica e que possa incentivar pessoas a utilizá-la na Engenharia Química e em outras áreas do conhecimento.

Fonte: MIT News e Cytofluidix


Conheça e curta a nossa página no Facebook

Já segue a gente no Instagram?

Siga-nos no Twitter, Facebook ou Instagram

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Harrson S. Santana

Doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com enfoque em Microfluídica, Simulação Numérica e Biodiesel. É também especialista em Impressão 3D de microdispositivos. • Atuou como Prof. Dr. da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) na área da Termodinâmica Aplicada e Operações Unitárias`; Foi Professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Microrreatores; Professor Visitante na Universidade de São Paulo (USP) e no Instituto ESSS. • Atuou como Pesquisador na UNICAMP nas áreas de Microfluídica, Manufatura Aditiva, Simulações Numéricas e Processos Químicos. • Ministrou Cursos e Workshops acerca de diversos temas, tais como Modelagem e Simulação de Dispositivos Microfluídicos e Impressão 3D de Dispositivos Microfluídicos, a convite de diversas instituições como Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Espírito Santo. Também foi palestrante convidado de diversas conferências nos temas de Biotecnologia, Energia, Microfluídica entre outros. • Foi editor dos livros "Process Analysis, Design, and Intensification in Microfluidics and Chemical Engineering" e "A Closer Look at Biodiesel Production". • Atualmente atua como editor convidado dos periódicos “JoVE Journal” e “Frontiers in Chemical Engineering”. • Participou até o momento de 18 projetos de pesquisa, como coordenador e integrante gerando como resultados 33 artigos científicos em importantes periódicos internacionais, 6 patentes depositadas e 7 programas de computador com registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). • É criador do blog Microfluídica & Engenharia Química, onde apresenta conteúdos dessas duas áreas e como elas influenciam a nossa sociedade. Seu interesse científico se concentra em fenômenos de transporte, engenharia das reações química, simulações numéricas de dispositivos microfluídicos aplicados em processos químicos, físicos e biológicos, impressoras 3D e bioimpressão, além de sistemas robóticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *