Gotas para produzir biodiesel

 

Sistema fluídico baseado em gotas para síntese de biodiesel. [Imagem: Yeh, S. I. et al. DOI: 10.1038/srep29288.

Na nossa última postagem, eu e você querido leitor vimos que a empresa francesa Chanel estava utilizando a microfluídica de gotas para produzir novos cosméticos (confira o texto aqui). Só lembrando que na microfluídica de gotas, gotículas ou gotas servem como vasos de transporte e reação. Isso significa que na reação, um dos reagentes estará dentro de gotas e o outro reagente estará contornando essa gota, de modo que a reação ocorre na interface entre os reagentes.

Gotas de metanol circundas por óleo de soja. [Imagem: Yeh, S. I. et al. DOI: 10.1038/srep29288]

Agora pesquisadores da Universidade Nacional de Taiwan desenvolveram um sistema fluídico que utiliza essa microfluídica para produção de biodiesel, à partir de óleo de soja e metanol.

A gota de metanol foi cercada pelo fluxo do óleo de soja. A reação de síntese de biodiesel ocorreu na interface entre esses dois fluídos não miscíveis. O óleo de soja reagiu com o metanol e foi convertido em glicerídeos e biodiesel. O glicerídeo foi então libertado para a fase de metanol e dissolvido em metanol residual. O biodiesel estava na fase contínua (externo às gotas).

 

Design e fabricação do microdispositivo

O canal microfluídico (letra a na figura acima) foi fabricado através de moldagem de réplicas. Os pesquisadores utilizaram polidimetilsiloxano (PDMS) em um molde de polimetilmetacrilato (PMMA). O diâmetro do canal de fluxo externo foi de 1 mm e o diâmetro do canal de fluxo interno foi de 0,55 mm.

A saída do microdispositivo foi acoplada a um tubo de Teflon (letra b na figura acima). Isso permitiu aos pesquisadores variar o tempo de residência dos reagentes durante o processo. Tempo de residência, é um termo que se refere ao tempo que os reagentes passam para percorrer a extensão de um reator. Além da análise do tempo de residência, os pesquisadores investigaram a temperatura e a concentração de catalisador na reação.

Síntese de biodiesel em gotas

Duas conclusões importantes foram apresentadas pelos autores do estudo. A primeira é que a proporção de volume afetou o tamanho e a freqüência da geração de gotas.

A segunda está relacionada com a circulação interna das gotas. Como a viscosidade do metanol é menor do que a do óleo, uma forte circulação interna é prontamente gerada em uma gota de metanol segundo os autores. Essa circulação dentro da gota promove a transferência de massa em torno do limite da gota que resulta em uma melhora siginificativa da mistura entre os dois reagentes, aumentando assim a conversão de óleo neste sistema.

¤¤¤¤

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Harrson S. Santana

Doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com enfoque em Microfluídica, Simulação Numérica e Biodiesel. É também especialista em Impressão 3D de microdispositivos. • Atuou como Prof. Dr. da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) na área da Termodinâmica Aplicada e Operações Unitárias`; Foi Professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Microrreatores; Professor Visitante na Universidade de São Paulo (USP) e no Instituto ESSS. • Atuou como Pesquisador na UNICAMP nas áreas de Microfluídica, Manufatura Aditiva, Simulações Numéricas e Processos Químicos. • Ministrou Cursos e Workshops acerca de diversos temas, tais como Modelagem e Simulação de Dispositivos Microfluídicos e Impressão 3D de Dispositivos Microfluídicos, a convite de diversas instituições como Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Espírito Santo. Também foi palestrante convidado de diversas conferências nos temas de Biotecnologia, Energia, Microfluídica entre outros. • Foi editor dos livros "Process Analysis, Design, and Intensification in Microfluidics and Chemical Engineering" e "A Closer Look at Biodiesel Production". • Atualmente atua como editor convidado dos periódicos “JoVE Journal” e “Frontiers in Chemical Engineering”. • Participou até o momento de 18 projetos de pesquisa, como coordenador e integrante gerando como resultados 33 artigos científicos em importantes periódicos internacionais, 6 patentes depositadas e 7 programas de computador com registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). • É criador do blog Microfluídica & Engenharia Química, onde apresenta conteúdos dessas duas áreas e como elas influenciam a nossa sociedade. Seu interesse científico se concentra em fenômenos de transporte, engenharia das reações química, simulações numéricas de dispositivos microfluídicos aplicados em processos químicos, físicos e biológicos, impressoras 3D e bioimpressão, além de sistemas robóticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *