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Comunicação para Divulgadores Científicos

Um passo a passo sobre planejamento estratégico em divulgação científica.

Conjunto de peças lego onde dois bonecos estão empurrando um carrinho sem rodas ao lado e outro está segurando duas rodas. O diálogo sugere que as rodas melhorariam o trabalho.

O que observar em um planejamento estratégico focado em divulgação científica, principalmente quando seu projeto já está em andamento.

Começo esse texto aproveitando para fazer uma ressalva necessária, infelizmente, essa postagem ainda não é um roteiro de plano de comunicação, planejar e montar este roteiro exige muito mais espaço que uma postagem neste blog, assim essa promessa será cumprida, em breve, em um livro que já está sendo planejado.

Qual a diferença do Planejamento Estratégico e do Plano de Comunicação?

Plano de Comunicação: É uma estrutura completa de diretrizes, políticas, editorial, metas e objetivos desenvolvida em um documento que orienta todas as ações do projeto.

Planejamento estratégico: É a organização de estratégias que objetive o alcance dessas diretrizes, metas e objetivos já estabelecidos no plano de comunicação.

Por aqui vamos conversar sobre o que é preciso que o divulgador científico observe ao refletir sobre as conquistas, metas, diretrizes, erros e acertos que o projeto obteve ao longo do ano, esse processo é bem comum na comunicação, principalmente nesses meses finais e iniciais do ano. Nós do Blogs Unicamp estamos nesta fase!

Esse texto parte da premissa que seu projeto de divulgação científica já está em andamento e possui um plano de comunicação ou um planejamento estratégico, mesmo que seja bem simples. Mas se esse não é o seu caso, também é possível usar essas mesmas dicas e perguntas para refletir e começar a estabelecer algumas metas e diretrizes iniciais.

Também deixarei vários links de leituras para aqueles que quiserem se aprofundar em alguns temas específicos.

Então para começar me responda, caro, divulgador científico:

Quanto tempo do seu ano você dedica para rever estratégias e planejar suas ações como canal e como profissional?

É importante dizer que ao longo desses 08 anos de trabalho, o Blogs Unicamp dedicou espaço na agenda para elaborar e desenvolver 2 planos de comunicação, o primeiro desenvolvido por mim e segundo pela Jaqueline Nichi.

Também é importante destacar que na equipe do projeto sempre houve profissionais da comunicação que direcionam e discutem esse tipo de atividade.

Obviamente nem todo projeto possui um profissional de comunicação que possa direcioná-los, mesmo assim, reunir em um documento detalhes importantes sobre quais são os caminhos que o projeto pretende seguir ajudam no dia a dia do trabalho e no seu sucesso.

Um pouco mais sobre esse assunto pode ser conferido no: O que é Comunicação Institucional?

No caso do Blogs Unicamp

O primeiro plano de comunicação tinha o desafio de estabelecer diretrizes primárias do projeto, organizar as atividades e entender onde queríamos chegar quanto projeto ao final de 2 anos. Já o segundo procurava explorar metas e atividades que estabilizassem o projeto e desse fôlego para continuar.

Esses dois planos de comunicação não foram elaborados e guardados em uma gaveta, mas apresentado, discutido, aplicado e rediscutido ao longo da história do projeto, assim toda a equipe sabia onde estava e onde queríamos chegar. Afinal, os 2 planos de comunicação foram elaborados em conjunto com a equipe, a partir de suas experiências, observações e reclamações. Os planejamentos estratégicos do Blogs Unicamp faz parte dos planos de comunicação.

Assim, quando a pandemia chegou e o projeto precisou se adaptar a esta mudança, a equipe conseguiu não só colocar no ar em pouquíssimos dias o Especial Covid-19 e mantê-lo atualizado, mas também conseguiu identificar e rediscutir o planejamento estratégico do projeto enquanto o especial acontecia e não em um momento único dedicado a isso.

É importante reafirmar que esse processo de ajustes, enquanto o Especial Covid-19 estava no ar, só foi possível por estarmos com uma equipe coesa e que “fala a mesma língua”.

Este assunto foi melhor debatido em um artigo no Primer Congreso Internacional sobre Wikimedia, Educación y Culturas Digitales “WECUDI”, organizado por Wikimedia Argentina y la Universidad Nacional de La Plata, colocarei o link do artigo por aqui assim que seja publicado.

Então, por onde começar a revisão do seu planejamento estratégico em divulgação científica!

Separe um tempo para isso

Esse é um processo que não pode acontecer com pressa. Também é importante que a equipe esteja em um ambiente seguro para expressar suas frustrações e dificuldades, é nesse diálogo que a maioria dos problemas são identificados.

Prepare uma lista de todas as conquistas e lapsos do ano anterior

O objetivo de fazer uma lista de conquistas está em ter uma visão mais ampla do crescimento do projeto, não deixe de comemorar cada uma dessas vitórias.

Já a lista de falhas procura revisitar momentos e determinar diretrizes para a equipe seguir caso os erros se repitam.

Falamos um pouco mais sobre isso nas seguintes postagens:

Identifique quais eram as metas e objetivos que foram cumpridos e quais não foram

Busque identificar quais eras as metas e objetivos estabelecidos no início do projeto, inclua aqui as expectativas da equipe quanto ao futuro do projeto.

Após identificá-las, dialogue com a equipe sobre quais dessas metas, objetivos e expectativas foram atingidas e quais são os próximos passos para superá-las. E o que falta para cumprir aquelas que não foram realizadas.

Algumas perguntas práticas podem ser discutidas nesta fase da revisão como:

  • Qual era o público desejado no início do projeto? Este público é o mesmo que o projeto está atingindo? Quais são as métricas que estou ou devo aplicar para responder essas perguntas?
  • O veículo de comunicação em que o projeto atua é o ideal para atingir ao público e para a dinâmica de atividades que o projeto estabeleceu? Em quais veículos de comunicação o projeto deveria estar presente para atingir as metas, objetivos e expectativas estabelecidas?
  • Como a equipe tem se saído quanto a cumprimento de tarefas estabelecidas? O ritmo de atividades tem sacrificado seus projetos paralelos, qualidade de vida e saúde? Qual é o ritmo de trabalho ideal para o projeto e para a equipe?

Falamos um pouco mais sobre isso nas seguintes postagens:

Defina metas, objetivos e expectativas futuras

Está fase da revisão propõe estabelecer essas novas metas, objetivos e expectativas da forma mais realista possível. Assim é necessário que a equipe discuta sobre quais são as reais condições de realizar este futuro.

Ou seja, é preciso entender quais são os recursos de equipe, tempo e dinheiro, além das atualizações, ferramentas e o estudo necessário. Estabeleça tarefas de curto, médio e longo prazo e quem será o responsável por realizar este cronograma.

Falamos um pouco mais sobre isso nas seguintes postagens:

Para finalizar

Para finalizar este pequeno texto, quero destacar, que mesmo com uma equipe atuante e coesa, é comum que o planejamento estratégico na divulgação científica se distancie da realidade. Isso aconteceu conosco muitas vezes, principalmente na pandemia.

E para o projeto voltar aos eixos, é fundamental que se tenha claro o que a equipe quer com o projeto, é fundamental saber para onde está indo, onde quer chegar e estabelecer quais os passos para fazer isso.

Falamos sobre isso neste texto: O que não é divulgação científica!

  • Esse assunto também foi abordado em um fio no Twiter/X no início de 2023:

2 comentários
  1. Talita Fontoura Alves

    Gostei bastante das informações sobre Divulgação Institucional. Vou imprimir e pendurar na parede pra não esquecer e não misturar com divulgação científica. Assim, vai dar pra ter uma ideia de quando os limites (e esforços!) estão se sobrepondo. Acho isso bem importante no dia-a-dia.

    Sobre o Planejamento Estratégico: vários PPGs adotam este Planejamento para traçarem seus rumos anualmente (colaborações entre pesquisadores, publicações melhores, acesso a plataformas de bancos de dados para coleta de dados, etc). Empresas também (grandes, médias e pequenas) sendo comum ter ajustes de Planejamento ao longo do processo. Nestes casos que citei (empresas e PPGs), o Plano de Comunicação está inserido dentro da Empresa em questão para auxiliar que a empresa alcance as suas metas e etc.

    No entanto, li aqui em seu texto "Os planejamentos estratégicos do Blogs Unicamp faz parte dos planos de comunicação." > aparentemente, isso é oposto do que eu conheço. Bem interessante. O Plano de Comunicação é maior conceitualmente do que o Planejamento estratégico da Empresa?Vocês poderiam contar mais sobre como isso acontece?

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