Faz muito tempo que gostaria de escrever (aqui no Mindflow) sobre como é feita a divulgação da divulgação científica no Blogs de Ciência da Unicamp. Um trabalho de formiguinha que foi desenvolvido com muito suor, horas a fio, estudo, tentativas, acertos, erros e discussão com colegas divulgadores de ciência e comunicadores.
A ideia desse texto é demonstrar o passo a passo e a linha de raciocínio que fazemos todos os dias no projeto. Trabalho este que por 03 anos fiz sozinha, mas agora conto com a ajuda da minha querida equipe*.
De 2016 até aqui…
Desde que iniciei o trabalho de comunicação do Blogs de Ciência da Unicamp duas perguntas, volta e meia aparecem e frequentemente nesta ordem:
A primeira sobre a morte iminente dos blogs (que foi respondido neste texto) e em segundo lugar sobre como fazemos a divulgação da divulgação científica no Blogs de Ciência da Unicamp sem o uso de recursos financeiros.
Não sei se você sabe, caro leitor, mas o projeto iniciou-se a partir de voluntários (mais sobre essa história) e sem nenhum recurso financeiro disponível no início e ao longo dos anos. Verdade seja dita que a Unicamp nos dá suporte físico, de equipamentos, bolsistas BAS e, é claro, de seu nome e credibilidade.
Mesmo assim com a falta de recursos financeiros e a continuidade de cortes na ciência optar por investir em estratégias de divulgação pagas nas redes sociais ou em qualquer outra forma de comunicação era e, ainda é, impossível.
Portanto toda a construção da comunicação do projeto manteve-se focado em encontrar estratégias de divulgação sem o uso de recursos financeiros e, principalmente, driblando os blocks* e as mudanças de algoritmos das redes sociais. Uma vez cheguei a ficar sem acesso a 3 contas por 4 meses, neste momento, inclusive, estou bloqueada por 15 dias.
E de pouco em pouco o projeto conseguiu garantir um público cativo que frequenta nossas páginas.
No final de 2019 o projeto já havia crescido bastante em números de acessos, leitores, de blogueiros/divulgadores de ciência e de voluntários. Dessa forma conseguimos ampliar nossas atividades e colocar em prática projetos engavetados. Nosso primeiro encontro da equipe (quase completa) foi em 10 de Janeiro de 2020. Olha nossa foto aqui:
Fizemos a reunião, nos conhecemos, nos animamos, fizemos planos e aí!!!!!
A pandemia.
Com o anúncio da suspensão das aulas na Unicamp, em 12 de março de 2020, devido ao COVID-19, o Blogs de Ciência da Unicamp decidiu então focar seus esforços em divulgar conteúdo científico sobre a pandemia e em apenas 09 dias colocamos no ar o Especial Covid-19, um volume atualizado (quase que diariamente) sobre tudo que fosse possível ser produzido sobre o tema a partir de cientistas/blogueiros que já participam do projeto e outros cientistas convidados. (Mais sobre essa história)
E para que isso funcionasse a equipe de voluntários se dividiu entre os que organizavam a plataforma, a equipe que estudava sobre os temas, escrevia ou buscava convidados para escrever, os que liam e verificam os conteúdos e a equipe de comunicação que divulga os conteúdos prontos (e foi aí que me tornei coordenadora de comunicação do Blogs de Ciência da Unicamp, chick, né!).
Então mãos a obra!
Nesse primeiro momento nos reunimos virtualmente como equipe, tiramos todas as dúvidas iniciais, entendemos qual era o nível de conhecimento de cada um sobre comunicação e redes sociais e como tem sido realizada a comunicação do projeto até este momento. A partir disso montamos a rotina de funcionamento diário:
Passo 1- Escolher o conteúdo a ser divulgado
Antes de começar a divulgar é preciso se informar sobre o que está acontecendo no mundo. E apesar de parecer exaustivo, principalmente durante a pandemia, entender o que está acontecendo de importante e quais são as atualizações ajudam a escolher o conteúdo a ser divulgado.
Além dos jornais também é altamente recomendável verificar as redes sociais e grupos de chat, como WhatsApp e Telegram, por exemplo, são nesses canais que aparecem as dúvidas das pessoas.
Escolher conteúdos sobre assuntos da atualidade e que as responde dúvidas das pessoas além de ajudar no engajamento das redes sociais e consequentemente aumentar a visualização do seu conteúdo aproxima a ciência da sociedade, demonstrando sua utilidade no dia a dia.
Todos os dias nossa equipe de comunicação se informava e discutia antes de escolher qual conteúdo era mais pertinente naquele momento e caso não houvesse nenhum conteúdo pronto repassávamos a demanda a outra equipe que as providenciava com os cientistas.
Passo 2 – Adequar as mídias que seriam utilizadas para divulgar.
Aqui no Mindflow falamos mais extensivamente sobre como fazer e qual a importância de adequar seu conteúdo as mídias que irá utilizar e ao público que pretende divulgar.
Coloco abaixo uma listinha de textos que recomendo dar uma olhadinha antes de continuar a leitura:
- Como divulgar meu conteúdo de Divulgação Científica?
- Como divulgar meu conteúdo de divulgação científica nas mídias sociais?
- Como divulgar informações de prevenção do Covid-19 se a língua de seu país não é a sua?
- Comunicação sobre ciência – pensando no público
- Infográfico – #Dicas de divulgação de ciência – Divulgação de Ciência no Twitter
- Oficina Criativa de Divulgação Científica
- Ouvindo divulgação científica
Passo 3 – Planejamento
Decidimos então que divulgaríamos uma postagem de conteúdo do Especial Covid-19 por dia e assim mantemos até Agosto.
Informamos aos blogueiros do projeto que conteúdos sobre a pandemia seriam priorizados e que os outros conteúdos seriam divulgados a partir do segundo semestre, quando passamos a divulgar em 3 dias da semana conteúdos sobre a pandemia e em dois conteúdos gerais do projeto.
Todos os dias fazíamos o passo 1 e 2 e discutíamos em conjunto qual seria a melhor forma de divulgarmos o conteúdo via nossas redes sociais, respeitando os seguintes critérios:
- Mantemos uma lista de postagens realizadas e seu resultado de acesso, sempre olhamos essa lista antes de escolher um conteúdo para evitar repetição e conferir as estratégias que deram melhor resultado;
- Escolhemos uma imagem ou vídeo respeitando os direitos de uso de imagem (mais sobre isso);
- Escolhemos uma frase chamada que se adeque a cada rede social e que incentive o público a ir até o texto completo;
- Incluímos na postagem o nome do autor e do blog original (no caso do Especial Covid-19)
Passo 4 – Reuniões para discussão, análise e estudo
Percebemos que as conversas via WhatsApp inibiam discussões sobre mudanças, dúvidas, novas ideias e problemas do dia a dia, então decidimos que a cada 15 dias nos reuniríamos para estudar sobre comunicação. Em nossas reuniões eram sugeridos temas com material bibliográfico de suporte, convite a especialistas e discussões sobre o trabalho diário.
Os encontros foram muito além do aprofundamento em conteúdos sobre comunicação, mídias sociais e divulgação científica, se tratava sobre darmos suporte uns aos outros para enfrentarmos os desafios do dia a dia do trabalho e da vida na pandemia.
Passo 5 – Nem tudo são flores
Não é novidade para nenhum divulgador científico o enorme desafio que é lidar com as fakes news e o negacionismo, esse é uma parte do nosso trabalho e é preciso estar preparado para isso.
Contudo a quantidade insana de material que todos os dias apareciam em nossas redes sociais, pessoais e do projeto, o crescimento da demanda de resposta a comentários (interessados reais, bots e haters), descontentamento, cobrança e reclamações de parceiros, constante atualização sobre a pandemia e os problemas pessoais de cada um estafou a equipe.
Mais sobre isso:
- Fake News, Desinformação e Infodemia. Qual a diferença?
- O Dilema das Redes e porque esse problema também é seu!
- Os 7 tipos de Fake News sobre a Covid-19
E com o andar dos dias nosso trabalho acabou por ficar mecânico e sem espaço para novas ideias.
Percebemos que na urgência de entendermos a pandemia para responder aos comentários, pautas importantes as serem trabalhadas, as dificuldades do trabalho voluntário e de fazer comunicação em mídias sociais sem recurso financeiro e os desdobramentos político-sociais brasileiros acabou por nos afastar do nosso público.
E era preciso parar, respirar e rever tudo.
Passe 6 – Readequações
Acho que o primeiro passo para a mudança era entender que somos um canal de divulgação científica e não de jornalismo científico. Parece bobo e óbvio dizer isso, mas com o tempo (e por termos excelentes jornalistas na equipe) acabamos por entrar no mesmo ritmo do jornalismo diário.
Como canal de divulgação científica trabalhamos com a responsabilidade social de divulgar informações sobre ciência de forma acessível, ampla e o mais compreensível possível e para que isso seja possível é preciso que haja planejamento, maturação da informação, consulta a pares e em outras fontes de conhecimento.
E não é só isso, temos também a responsabilidade de responder ao nosso público sempre com ética e embasamento, além da criação de conteúdo para o combate a fake news e o negacionismo.
Nesse sentido é importante pensarmos no trabalho de divulgação científica de forma coletiva. O Blogs de Ciência da Unicamp é coletivo, procuramos como equipe levar a divulgação científica a sociedade de TODAS as ciências e para isso contamos com diversos cientistas, comunicadores e parceiros.
Essa é a melhor estratégia para conseguirmos TEMPO (aquele que eu estava comentando algumas linhas acima).
Mais sobre isso:
Fazer Divulgação Científica sobre pandemia em uma sociedade do espetáculo
Divulgação e comunicação científica: para além e avante
E como fazemos isso?
*Trabalhando em um planejamento que deve ser seguido ao longo do ano, (é claro que é preciso ter espaço para novas ideias e é natural que a equipe se perca as vezes), mas se preparar dá tranquilidade a equipe e ajuda ao projeto a chegar aos resultados pré-estabelecidos.
*Entendendo, como equipe, qual o nosso papel, objetivo e onde queremos chegar para que todos falem a mesma língua e busque os mesmos resultados.
*Usando nossa rede de colegas, amigos e parceiros, privilegiando a expertise de cada um e compartilhando seu conteúdo em nossas redes, além de ajudar a diversidade de informação para o nosso público ajudamos ao colega a crescer também.
Reafirmo, como no início desse texto, que nosso trabalho é fruto de muita luta, suor, alegrias e erros e esse relato do nosso trabalho serve não só como registro histórico, mas também como ajuda a outros divulgadores científicos que continuam lutando pela ciência brasileira.
*Dedico esta postagem a equipe atual de comunicação do Blogs de Ciência da Unicamp que foi fundamental nessa pandemia:
- Coordenadora geral do projeto: Ana de Medeiros Arnt
- Coordenadora da equipe de comunicação: Erica Mariosa Moreira Carneiro
- Equipe de comunicação: Paula Penedo P. de Carvalho, Luisa Fernanda Rios Pinto, Graciele Almeida de Oliveira, José Felipe Teixeira Da Silva Santos, Jaqueline Nichi.
- Equipe de artes: Beatriz Caroline Paduanello Durlin, Caio Silvano Serafim e Carolina Frandsen P. Costa
Equipe Completa do Blogs de Ciência da Unicamp: https://www.blogs.unicamp.br/quem-somos/
Vinícius Nunes Alves
A cada texto dessa natureza, mais esclarecimento se edifica. Legal conhecer a equipe administrativa e de comunicação, no caso da Profa Ana, eu já a conheci na defesa do meu TCC na especialização em jornalismo científico. Eu já soube um pouco da história de suor, experimentação e neurônio até conseguir lançar/aprovar esse projeto de comunicação científica com o selo Unicamp. É curioso saber que apesar da perda de força, blogs mantêm seu público cativo e com iniciativas de sucesso (citadas no post Tubos de Ensaio). Para mim, a Rede de Blogs de Ciência da Unicamp está de parabéns, pois em 2 anos e meio: i) atraiu um enorme número e diversidade de blogs de qualidade (é a maior da América Latina, né?); ii) conquistou um número crescente de leitores, conforme o post do Tubos de Ensaio. Esse outro post tem muitos dados interessantes que complementa este aqui. Entendo que o foco da Rede é Divulgação Científica e que tem suas especificidades (bem apresentadas em outra postagem mais antiga aqui no Mindflow), mas realmente vejo a Rede abrindo espaço também para materiais que têm estrutura de jornalismo científico (influenciada por colaboradores com essa formação). E, com uma postagem por dia de temas noticiosos da atualidade ou que fazem algum link com a atualidade, a Rede também adquire ritmo do jornalismo! Aliás, dentre os recursos limitados com que a Rede trabalha, o tempo é um deles! O mundo está acelerado, polarizado e com excesso de informações! Nesse sentido, concordo que uma das estratégias eficazes de organização e dinamismo é fazer crescer a equipe de blogueiros e colaboradores de confiança! Outro elogio que faço à Rede vem da minha experiência com ela como colaborador. Já publiquei textos em 4 blogs da Rede e, todas as adequações que foram necessárias fazer, foram conduzidas com diálogo, calma e transparência pelos administradores dos blogs e/ou editores da Rede. À luta, pois temos mais a conquistar!
Como divulgar sua produção científica (e arrebentar) no Food Safety Brazil - Food Safety Brazil
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