Vitamina C e células tronco

Vitamina C. Quem nunca ouviu falar verdadeiras maravilhas sobre ela? Desde o tempo dos descobrimentos, em que o escorbuto se prevenia somente nos navios que transportavam frutas cítricas. Escorbuto é a doença que surge em decorrência da carência de vitamina C. Muito mais tarde, Linus Pauling lançou uma grande propaganda sobre a vitamina C, dizendo que deveria ser consumida em grandes quantidades. Embora Linus Pauling tenha sido desmentido por nutricionistas, que afirmam que o excesso de vitamina C é eliminado pela urina, e pode causar stress renal, as fotos do fim da vida de Pauling ao lado de sua esposa são impressionantes. Pauling faleceu aos 93, de câncer.

A vitamina C é um potente antioxidante e atua na reparação de tecidos danificados, eventualmente como agente anti-envelhecimento. Parece que tal atributo tem seus fundamentos. Artigo publicado no número de dezembro (2009) da revista Cell Stem Cell apresenta resultados de que vitamina C favorece a conversão de células adultas em células tronco.

Células adultas podem ser “reprogramadas” em células com características similares às das células tronco embrionárias, sendo então denominadas células tronco pluripotentes induzidas (iPSCs). Todavia, seu potencial terapêutico é limitado.

Pesquisas realizadas pelo grupo coordenado pelo Dr. Duanqing Pei, do South China Institute for Stem Cell Biology and Regenerative Medicine do Guangzhou Institutes of Biomedicine and Health, da Academia Chinesa de Ciências, objetivaram medir a produção de radicais livres de oxigênio durante a reprogramação de células adultas em células tronco. Assim, testaram antioxidantes para que estes pudessem, de alguma maneira, controlar a produção de radicais livres durante este processo. Os pesquisadores verificaram que vitamina C aumentou a geração de iPSCs. Na presença de vitamina C, as células adultas tiveram sua mudança de expressão genética acelerada, bem como sua “reprogramação” para células tronco. Surpreendentemente, os pesquisadores não observaram os mesmos efeitos com outros antioxidantes. Somente a vitamina C apresentou retardamento do processo de envelhecimento celular.

Caraca! Linus Pauling iria certamente gostar desta história. Gostaria de saber a opinião da profa. Mayana Zatz sobre este trabalho. De qualquer maneira, sou fã de limonada.

A referência completa do trabalho publicado é: M. A. Esteban, T. Wang, B. Qin, J. Yang, D. Qin, J. Cai, W. Li, Z. W., J. Chen, S. Ni, K. Chen, Y.n Li, X. Liu, J. Xu, S. Zhang, F. Li, W. He, K. Labuda, Y. Song, A. Peterbauer, S. Wolbank, H. Redl, M. Zhong, D. Cai, L. Zeng and D. Pei, Vitamin C Enhances the Generation of Mouse and Human Induced Pluripotent Stem Cells, Cell Stem Cell, 24 December 2009, doi:10.1016/j.stem.2009.12.001.

1. Willian Felix disse:

Professor Roberto, amei a matéria, sensacional. Certa vez no meu primeiro ano de faculdade minha professora de química citou como Linus Pauling utilizou-se de doses massivas de Vitamina C como tratamento de seu câncer. Pelo jeito, creio que agora, aos poucos começamos a vislumbrar um dos possíveis motivos pelo qual o sr Pauling conseguiu chegar aos seus 93 anos. Abraços

2. Roberto disse:

Caro Willian,
    Linus Pauling foi um dos cientistas mais brilhantes da história. Você sabia que por pouco ele não se antecipou na descoberta da dupla hélice do DNA? Sou fã de Pauling.
    abraço,