Dispositivo Microfluídico de Foco Acústico: Uma Solução Inovadora para Coletar Microplásticos

Os microplásticos (MPs), fragmentos de plástico menores que 5 mm, causam danos indiretos ao meio ambiente. Tradicionalmente, eles são coletados e removidos da água usando malhas de filtragem, o que pode ser um processo ineficiente.

Agora, pesquisadores japoneses desenvolveram um dispositivo microfluídico de alta eficiência que utiliza foco acústico para coletar e remover MPs de 10 a 200 μm de águas residuais sem recirculação. As taxas de coleta e índices de enriquecimento variaram de aproximadamente 70 a 90% e 50 a 100, respectivamente, em amostras-teste.

Tecnologia de Foco Acústico

A tecnologia acústica gera ondas ultrassônicas que transportam MPs para o centro do fluxo de fluido, aumentando a quantidade coletada de MPs.

No entanto, o alto enriquecimento de MPs utilizando dispositivos microfluídicos atuais requer recirculação repetida dos fluidos. O dispositivo desenvolvido pelos pesquisadores não necessita dessa recirculação.

Como funciona o dispositivo microfluídico?

O dispositivo possui quatro junções trifurcadas em série, onde uma onda acústica de 500 kHz é aplicada para um enriquecimento de 105 vezes de microplásticos de vários tamanhos na água.

Os pesquisadores avaliaram o desempenho de coleta do dispositivo, cujas taxas de coleta variaram de 70 a 90%, e o enriquecimento real dos MPs variou de metade do valor projetado de 105 ao valor projetado.

O dispositivo desenvolvido pelos pesquisadores do Japão possui quatro junções trifurcadas em série, onde uma onda acústica de 500 kHz é aplicada para um enriquecimento de 105 vezes de microplásticos de diversos tamanhos na água. (CRÉDITO: Yoshitake Akiyama da Universidade Shinshu).

Futuras aplicações

Embora alguns MPs tenham sido encontrados dentro do microdispositivo,  diminuindo a velocidade e obstruindo as paredes do microcanal devido à força de radiação acústica, os pesquisadores acreditam que essas limitações podem ser facilmente abordadas através de pré-filtração e melhorando o foco 2D.

O dispositivo microfluídico proposto, baseado em foco acústico, pode ser instalado em máquinas de lavar, fábricas e outras fontes de MPs, enriquecendo e removendo eficientemente MPs de várias dimensões de águas residuais de lavanderia e industriais.

Isso tornará possível prevenir a descarga de MPs no meio ambiente.


Fontes:

Material fornecido pela Universidade Shinshu. O conteúdo foi editado para estilo e comprimento.

Tatsuki Jonai, Yuimaru Ohori, Tadahiko Fujii, Akemi Nakayama, Hiroshi Moriwaki, Yoshitake Akiyama. A collection device for various-sized microparticles that uses four serial acoustic separations: Working toward microplastic emission prevention. Separation and Purification Technology, 2023; 315: 123697. DOI: 10.1016/j.seppur.2023.123697


Se você gostou deste post e deseja saber mais sobre esse assunto, Microfluídica, Engenharia Química, Impressão 3D e outras soluções inovadoras, convido você a entrar em contato comigo e explorar as várias maneiras pelas quais podemos colaborar.
Acesse meu Linktree (https://linktr.ee/harrsonsantana) para encontrar todas as minhas redes sociais e formas de contato.

Posts recomendados

Microfluídica: a pequena e bela tecnologia escondida ao nosso redor

Como funciona o processo que pretende fazer oxigênio na Lua

 

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Harrson S. Santana

Doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com enfoque em Microfluídica, Simulação Numérica e Biodiesel. É também especialista em Impressão 3D de microdispositivos. • Atuou como Prof. Dr. da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) na área da Termodinâmica Aplicada e Operações Unitárias`; Foi Professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Microrreatores; Professor Visitante na Universidade de São Paulo (USP) e no Instituto ESSS. • Atuou como Pesquisador na UNICAMP nas áreas de Microfluídica, Manufatura Aditiva, Simulações Numéricas e Processos Químicos. • Ministrou Cursos e Workshops acerca de diversos temas, tais como Modelagem e Simulação de Dispositivos Microfluídicos e Impressão 3D de Dispositivos Microfluídicos, a convite de diversas instituições como Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Espírito Santo. Também foi palestrante convidado de diversas conferências nos temas de Biotecnologia, Energia, Microfluídica entre outros. • Foi editor dos livros "Process Analysis, Design, and Intensification in Microfluidics and Chemical Engineering" e "A Closer Look at Biodiesel Production". • Atualmente atua como editor convidado dos periódicos “JoVE Journal” e “Frontiers in Chemical Engineering”. • Participou até o momento de 18 projetos de pesquisa, como coordenador e integrante gerando como resultados 33 artigos científicos em importantes periódicos internacionais, 6 patentes depositadas e 7 programas de computador com registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). • É criador do blog Microfluídica & Engenharia Química, onde apresenta conteúdos dessas duas áreas e como elas influenciam a nossa sociedade. Seu interesse científico se concentra em fenômenos de transporte, engenharia das reações química, simulações numéricas de dispositivos microfluídicos aplicados em processos químicos, físicos e biológicos, impressoras 3D e bioimpressão, além de sistemas robóticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *