O Blog


Toda vez que eu encontrava o meu saudoso avô paterno, Jorge Caldas, a nossa saudação começava com a tradicional “bênção”. O ritual seguia com o franzino mineiro abrindo um potinho prateado, contendo um pó, e oferecendo para que eu o cheirasse.

O tal pó era o rapé da foto abaixo, cujo aroma vem das sementes de uma árvore do Cerrado, a Amburana cearensis*, conhecida por variados nomes como imburana, amburana, amburana-de-cheiro, cabocla, cambaru, cerejeira-rajada, cumaré, cumaru, cumaru-das-caatingas, umburana, umburana-lisa, umburana-macho, umburana-vermelha, e por aí vai.

Eu pegava um pouquinho do pó escuro, apertando o dedão e o indicador, e o colocava dentro de cada narina, aspirando com força. O efeito era imediato: vários espirros e uma sensação de alma lavada, semelhante a um protocolo de desintoxicação, por mais contraditório que possa parecer.

Das lembranças dos espirros nasce o blog “Pó de imburana”, representando a minha inquietude em achar várias áreas da ciência instigantes, e também consagrando o contato com a natureza e ciência que tive desde cedo, pela minha família.

Ao invés de deixar anotações, sentimentos e percepções enclausurados nos meus caderninhos pretos, resolvi compartilhar aqui tudo que ando vendo e aprendendo sobre ciência, tecnologia e inovação. É a minha liberdade.

*Sinonímia: Torresea cearensis, segundo a Rede de Sementes do Cerrado

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM