Sobre Economia: Balanço 2023 e Ideias para 2024

Unicamp. Fonte: https://www.unicamp.br/unicamp/universidade

O Sobre Economia termina mais um ano cumprindo com o que foi proposto para 2023. Publicamos em todos os meses pelo menos um texto referenciado em temas e pesquisas realizadas no âmbito do Instituto de Economia da UNICAMP e em meio aos seus diversos interlocutores. Toda comunidade deve saber que o trabalho realizado pelos autores-editores do Sobre Economia, e seus convidados, é totalmente voluntário e sem qualquer remuneração. Consideramos assim, que, dentro dos recursos de que dispomos, tivemos mais um ano bem sucedido. Estamos satisfeitos com nossos esforços e com o legado que vem sendo construído. Em fevereiro de 2024, completaremos 5 anos desde nossa primeira publicação.

No ano de 2023, abordamos temas variados como os impactos da educação no Brasil; precarização das condições de trabalho; classe sociais; agricultura familiar; gestão pública; capitalismo; além dos posts mensais do “Comida e Economia” de nosso parceiro Valter Palmieri Jr. Mantivemos até aqui e manteremos nos anos que se seguirão a tradição de abordagem crítica sobre assuntos econômicos e a este relacionados, fundados na perspectiva de desenvolvimento econômico e social dados pela chamada Escola de Campinas.

Em 2024, pretendemos manter nossas publicações mensais, mas com uma nova abordagem. Faremos recortes temáticos direcionados para assuntos que fazem parte das atuais preocupações dos autores. Leonardo Dias Nunes abordará um tema que vem ganhando muito espaço de debate e importância no que se refere à economia. Trará contribuições analisando os desdobramentos a respeito de Space Economy (ou Economia Espacial). Vítor Alves trará ao público um pouco mais sobre os desenvolvimentos das ideias econômicas e seus autores. Abordará os Clássicos do Pensamento Econômico. Victor Young, por sua vez, irá apresentar textos que buscarão mostrar o processo histórico de desenvolvimento da Economia Global sob uma perspectiva sistêmica. Manteremos ainda os bem sucedidos posts de “Comida e Economia” até onde nosso parceiro desejar.

Temos em 2023, assim, a satisfação de dever cumprido e a vontade de fazer mais e melhor em 2024 em nome da debate público, democrático e voluntário em prol do desenvolvimento econômico e social de nossa sociedade. Desejamos a todas e todos um excelente ano.

Leonardo Dias Nunes

Ulisses Rubio Urbano da Silva

Victor Augusto Ferraz Young

Vítor Lopes de Souza Alves

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.