Com base na escuta e no jogo de resistência entre os corpos, a prática cruza linguagens artísticas, promove reflexões sociais e aprofunda o entendimento sobre a consciência por trás do movimento por Kátia Appolinário “Será atroz o peso e bela a leveza?” Essa reflexão é proposta por Milan Kundera logo nas primeiras páginas do clássico {{…}}
EXILIA – TROCANDO SEGREDOS EM RELATOS DE CRIAÇÃO
Exília é uma criação cênica minha (atuação, direção, dramaturgia e textos) com a colaboração de Ana Luísa Santos (textos e provocações performativas) e Lucas Morais (criação, atuação e instalação sonora). Esse artigo ensaia meu olhar sobre o processo de criação, pensando meu corpo como imaginação. Durante a pesquisa, que teve início em 2016 ainda como um desejo amorfo, venho colecionando materiais criativos e elaborando um caderno de anotações como dispositivo de observação da minha prática-vida-pesquisa, expondo pensamentos, treinamentos e metodologia na criação.
Um pólo de Contato-Improvisação em Campinas – ano 2015 – n.5
Primeira sistematização O ano iniciou com minha segunda ida a Maputo, para período de 3 semanas de trabalho de campo, desta vez associada ao Grupo de pesquisa da Unifesp Ehpala – Etnografia e História das Práticas Artísticas e das Línguas das Áfricas, com o qual colaborei durante um período. Em março começou a oficina de {{…}}
Um pólo de Contato Improvisação em Campinas – ano 2014 – n.4
Material for the spine, a movement study, de Steve Paxton Meu primeiro campo em Moçambique terminou e voltei a Campinas. Já era 2014. Durante 9 meses escrevi o texto de qualificação da tese para o programa de Pós em Educação da FE/Unicamp, enquanto iniciei a prática docente e de pesquisa em uma atividade que chamo {{…}}
Um pólo de Contato Improvisação em Campinas – ano 2013 – n.3
Nos Estados Unidos com Nancy Stark Smith Dois mil e treze provavelmente é um dos anos mais incríveis que já vivi em termos de Dança. Começou com a ida de ônibus para Nova Iorque, atravessando a fronteira entre Canadá e Estados Unidos, para uma semana de visitas a museus, especialmente o MoMA, e a estúdios {{…}}
Um pólo de Contato Improvisação em Campinas – ano 2012 – n.2
A extensão universitária como casa A parceria com o Espaço Cultural Casa do Lago/PREAC/UNICAMP estava firmada e iniciamos o primeiro semestre com uma oficina de Improvisação de Dança, compartilhada com muita autonomia e colaboração, entre mim e Raquel Minako. Raquel queria se tornar uma professora de Contato Improvisação. Cursava pedagogia na Faculdade de Educação e {{…}}
Um pólo de Contato Improvisação em Campinas – ano 2011 – n.1
Chegada em Barão Geraldo, na Unicamp Em março de 2011 fiz residência em Barão Geraldo. Vinha da França, onde estive até a seleção para o programa de doutorado em Educação da Unicamp. Completava 9 anos como dançarina de Contact Improvisation e, em Campinas, busquei um grupo, um espaço de prática regular ao qual pudesse me {{…}}