Contato Improvisação: um jogo de palavras poético-filosófico

contato 

tato sem con é a potência individual da afetação pelo toque;

con sem tato é a afetação mútua sem a potência da afetação pelo toque;

tato sem toque é a potência individual da afetação pelo toque, não o toque;

toque sem tato é toque, não a afetação pelo toque;

toque sem toque é poesia, é a afetação, não o toque; 

con-tato com menos de dois é solo, é tato, não é con-tato;

con-tato sem toque é potência mutuamente não realizada, não é con-tato, 

pois poderia se chamar con-paladar, con-audição, con-visão, con-olfato, 

e não faria diferença alguma;

con-tato é a prática da realização mútua da potência da afetação pelo toque;

con-tato é praticar as diferentes possibilidades de nos afetarmos pelo toque;

con-tato é contato, não é contato improvisação.

 

improvisação

im é não;

pro é antes, é adiante;

vis é ver;

e improvis é não ver antes, é não ver adiante, 

ação é agir, é verbo, é fazer, é praticar;

im-pro-vis-ação é agir não vendo antes;

im-pro-vis-ação é praticar sem ver adiante;

im-pro-vis-ação é improvisação, não é contato improvisação.

 

con-tato       im-pro-vis-ação 

é improvisação em contato;

é praticar as diferentes possibilidades de nos afetarmos pelo toque sem ver adiante;

é a prática da realização mútua da potência da afetação pelo toque no aqui e no agora;

é, sabendo-se ser inevitavelmente passado e futuro, e corpo-mente,

praticar mutuamente uma intenção não-intencional de toque afetacional.

 

A etimologia nunca fui uma solução, 

mas sempre foi uma boa instigação. 

 

Afinal, a improvisação existe há muito tempo, 

as práticas em contato também, 

e as improvisações em contato (contact improvisations) mais do que se imagina;

porém, há pouco tempo, decidiu-se retirar o plural e colocar o maiúsculo,

surgindo, assim, o novo, o incrível, o desconhecido, o inimaginável, 

o inefável, o impensável e o nunca antes visto: 

Contato Improvisação.

 

Foto de capa: Mariangela Andrade

 


Essa publicação é a terceira da série Mini Eimcila Brasil 2022 que pode ser acessada aqui: https://www.blogs.unicamp.br/kina/category/series/mini-eimcila-2022/

 

Bruno Garrote
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Bruno Garrote é um experiente e multifacetado artista, dançarino, massagista e professor corporal e teórico. Suas produções escritas incluem um *Doutorado* (2016) e Mestrado (2013) pela USP em Filosofia e Teoria geral do Direto, além de livros, artigos, resenhas, traduções, poesias etc. que também incluem outros campos do conhecimento. Possui formações e certificações em *AcroYoga*, *Yoga*, dança contemporânea *Contato Improvisação*, *Massagem* e *Vôos terapêuticos*. Está constantemente se atualizando e aberto para aprender e estudar com outros profissionais de distintas áreas.
Instagram: @garrote.bruno

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