contato
tato sem con é a potência individual da afetação pelo toque;
con sem tato é a afetação mútua sem a potência da afetação pelo toque;
tato sem toque é a potência individual da afetação pelo toque, não o toque;
toque sem tato é toque, não a afetação pelo toque;
toque sem toque é poesia, é a afetação, não o toque;
con-tato com menos de dois é solo, é tato, não é con-tato;
con-tato sem toque é potência mutuamente não realizada, não é con-tato,
pois poderia se chamar con-paladar, con-audição, con-visão, con-olfato,
e não faria diferença alguma;
con-tato é a prática da realização mútua da potência da afetação pelo toque;
con-tato é praticar as diferentes possibilidades de nos afetarmos pelo toque;
con-tato é contato, não é contato improvisação.
improvisação
im é não;
pro é antes, é adiante;
vis é ver;
e improvis é não ver antes, é não ver adiante,
ação é agir, é verbo, é fazer, é praticar;
im-pro-vis-ação é agir não vendo antes;
im-pro-vis-ação é praticar sem ver adiante;
im-pro-vis-ação é improvisação, não é contato improvisação.
con-tato im-pro-vis-ação
é improvisação em contato;
é praticar as diferentes possibilidades de nos afetarmos pelo toque sem ver adiante;
é a prática da realização mútua da potência da afetação pelo toque no aqui e no agora;
é, sabendo-se ser inevitavelmente passado e futuro, e corpo-mente,
praticar mutuamente uma intenção não-intencional de toque afetacional.
A etimologia nunca fui uma solução,
mas sempre foi uma boa instigação.
Afinal, a improvisação existe há muito tempo,
as práticas em contato também,
e as improvisações em contato (contact improvisations) mais do que se imagina;
porém, há pouco tempo, decidiu-se retirar o plural e colocar o maiúsculo,
surgindo, assim, o novo, o incrível, o desconhecido, o inimaginável,
o inefável, o impensável e o nunca antes visto:
Contato Improvisação.
Foto de capa: Mariangela Andrade
Essa publicação é a terceira da série Mini Eimcila Brasil 2022 que pode ser acessada aqui: https://www.blogs.unicamp.br/kina/category/series/mini-eimcila-2022/
Bruno Garrote
Bruno Garrote é um experiente e multifacetado artista, dançarino, massagista e professor corporal e teórico. Suas produções escritas incluem um *Doutorado* (2016) e Mestrado (2013) pela USP em Filosofia e Teoria geral do Direto, além de livros, artigos, resenhas, traduções, poesias etc. que também incluem outros campos do conhecimento. Possui formações e certificações em *AcroYoga*, *Yoga*, dança contemporânea *Contato Improvisação*, *Massagem* e *Vôos terapêuticos*. Está constantemente se atualizando e aberto para aprender e estudar com outros profissionais de distintas áreas.
Instagram: @garrote.bruno