Aconteceu no feriado de 14 a 17 de abril a edição regional do tradicional EIMCILA – Encontro Internacional de Maestros de Contato-Improvisação na América Latina. O encontro é realizado de forma rotativa entre os países latino-americanos desde 2011. Em 2022, por causa das condições geradas pela crise sanitária do COVID-19, decidiu-se nas reuniões gerais por uma organização em encontros regionais, mini EIMCILAs, em 7 países: Argentina, Equador, Peru, México, Brasil, Uruguai e Chile.
Em Campinas participaram 17 pessoas no modo híbrido – presencial no Espaço da Cia Tugudum e on-line conectadas de Aracaju/SE e do México. Presencialmente estiveram presentes pessoas vindas de Campinas/SP, São Paulo/SP, São Carlos/SP, Ilhabela/SP, São Lourenço/MG, Botucatu/SP e Brasília/DF, entre participantes de nacionalidade brasileira, italiana e francesa.
O encontro é voltado a professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores e praticantes experientes dessa forma de Improvisação de Dança originária dos Estados Unidos, em torno da pesquisa do coreógrafo Steve Paxton, com marco inicial em 1972. O intuito do EIMCILA é aprofundar nos temas do ensino-aprendizagem, transmissão e difusão do Contato-Improvisação (CI). Em Campinas, o tema da formação em CI também foi abordado, por sua relevância no contexto brasileiro.
Nesses 4 dias o grupo se auto organizou na ocupação do espaço de trabalho e dos blocos de horários no cronograma. Foram realizados momentos de planejamento, pesquisa em laboratório, invenção de jogos, rodas de conversa, recolha de histórias individuais, convivência, Jams e compartilhamento de práticas, incluindo uma ida a uma praça pública ao ar livre, com criação de exercícios.
O EIMCILA regional Campinas foi produzido pela Mucíná – Aquela que Dança, uma plataforma de ensino e pesquisa em prática artística atravessada pela Improvisação como eixo organizador e especializada em Contat Improvisation. Foi feita cobertura em tempo real no perfil da Mucíná no Instagram – @mucinadanza, filmagem para edição de um documentário de partilha com os outros EIMCILAS regionais, e fotografia do encontro.
Finalizamos com o desejo e força para publicar uma revista com textos e gráficos a serem criados nas próximas semanas, ampliando a memória da experiência, partilha dos modos de fazer e dos achados, e gerando continuidade para as edições futuras. E esse é o convite desta série de textos aqui no Kiná.
A Improvisação por contato, outra forma de traduzir Contact Improvisation para o português, é de máxima relevância na História da Dança Moderna e Contemporânea e, este ano, ao completar seus 50 anos, nos convida a olhar para o que já foi feito e imaginar o que podemos fazer a partir daqui.
O encontro entre praticantes experientes professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores, é um momento ímpar de trocas e revelações de aspectos que reafirmam a pluralidade desta prática e linhas de força e convergência entre as pessoas que estão sustentando os espaços de transmissão dela. Foram dias de estudos em grupo, entretecendo prática, teoria e história.
Te convidamos, leitor, a um passeio nessa série de textos, que será publicada ao longo das próximas semanas, com o olhar de quem transita por um museu de memórias coletivas. Se sentir a pulsão, partilhe com a gente o que te toca, a partir dessas memórias.
Boas-vindas e boa Leitura!
Mariangela Andrade e Marília Carneiro
Editoras da série Mini EIMCILA Brasil 2022
Essa publicação é parte da série Mini Eimcila Brasil 2022 que pode ser acessada aqui: https://www.blogs.unicamp.br/kina/category/series/mini-eimcila-2022/