Nancy Stark Smith and Charlie Morrissey, Moscow, Russia, August 2010 photo © Ilya Domanov

UnderScore, uma teoria para improvisar

“O Underscore é uma estrutura de improvisação de dança de longa duração desenvolvida por Nancy Stark Smith. Vem evoluindo desde 1990 e é praticado em todo o mundo.

O Underscore é um veículo para incorporar o Contact Improv em uma arena mais ampla de prática de dança improvisada; desenvolver uma maior facilidade de dançar no espaço esférico – sozinho e com os outros; e integrar preocupações cinestésicas e de composição ao improvisar. Permite um espectro completo de expressões energéticas e físicas, incorporando uma variedade de formas e estados em mudança. Sua prática é familiar ainda que imprevisível.

A prática progride através de uma ampla gama de estados dinâmicos, incluindo longos períodos de atividade interna muito pequena, privada e silenciosa e outros momentos de maior energia e dança interativa.

Há mais de 20 fases na subpartitura – cada uma com um nome e um símbolo gráfico – que criam um mapa geral para os dançarinos. Dentro desse quadro, os dançarinos são livres para criar seus próprios movimentos, dinâmicas e relacionamentos – com eles mesmos, entre eles, o grupo, a música e o meio ambiente. Cada subtítulo é único, proporcionando experiências ricas e muitas vezes inspiradoras dos fenômenos humanos e artísticos da improvisação de dança”.

– texto extraído de escritas de Nancy Stark Smith, criado em colaboração com vários grupos de prática. A própria Nancy disponibiliza a primeira página do capítulo que trata da subpartitura, com informações históricas, aqui.

UnderScore e o ensino da Improvisação

Se você é daqueles que pensa que improvisar quer dizer fazer sem ensaiar (ou com um ou dois ensaios…), sem preparo técnico, sem crítica e nenhuma teoria e racionalidade… você está precisando vir fazer as minhas aulas.

Na prática docente que realizo, dirigida ao ensino da Improvisação, o UnderScore é um conteúdo que estrutura (na teoria e prática) o processo de aprendizagem e desenvolvimento da capacidade dos estudantes lerem e criticarem as sessões de improvisação e as danças em si mesmas (sejam as danças de Contact Improv ou outras danças que as sessões comportam). Constitui-se como um conteúdo que abre uma gama inesgotável de objetos de investigação àqueles que improvisam. Por isso me debruço sobre ele, como improvisadora e como docente, há 13 anos. Assista a uma conversa com Nancy Stark Smith, gravada em Londres, sobre o UnderScore:

Global UnderScore

Nas palavras dos organizadores do evento (Global UnderScore, 2018), traduzidas por mim:

“O GLOBAL UNDERSCORE é um evento anual em que o Underscore é praticado simultaneamente por um período de 4 horas por pessoas de todo o mundo perto do solstício de verão (hemisfério norte). Em 2012, havia mais de 70 sites. Claire Filmon propôs o evento a Nancy, em 2000, de um desejo de conectar dançarinos ao redor do planeta para dançar e compor juntos ao mesmo tempo.
Para participar de um grupo, deve-se ter alguma experiência com Contact Improvisation e participar de um talk-through do Underscore, que geralmente leva cerca de uma hora. Há um ajuste de fuso horário para que todos os grupos estejam dançando simultaneamente”
Time Zones:
7 am – 11 am   UTC-07:00   San Francisco/Vancouver
8 am – 12 pm   UTC-06:00   Boulder
 9 am – 1 pm    UTC-05:00   Chicago
10 am – 2 pm   UTC-04:00   New York/Deerfield, MA USA
11 am – 3 pm   UTC-03:00   Buenos Aires             
  3 pm – 7 pm   UTC+01:00  London
  4 pm – 8 pm   UTC+02:00  Paris, Berlin 
  5 pm – 9 pm   UTC+03:00  Israel/Palestine
6 pm – 10 pm  UTC+04:00  Moscow
10 pm – 2 am  UTC+08:00  Hong Kong, Singapore
 11 pm – 3 am  UTC+09:00  Tokyo
 12 am – 4 am  UTC+10:00  (June 24th) Melbourne/Sydney

No Brasil

Nancy Stark Smith esteve no Brasil poucas vezes, em São Paulo e Porto Alegre, entre o final da década de 1990 e meados dos anos 2000. Nestas oportunidades, ministrou um workshop de 10 dias em POA a convite de Fernanda Carvalho Leite, performou em São Paulo, e facilitou uma Jam UnderScore juntamente com seu parceiro, o músico Mike Vargas, no extinto Estúdio Nova Dança, a convite de Isabel Tica Lemos, introdutora do Contact no país. Poucas pessoas estudaram com Nancy nos Estados Unidos, incluindo a mim, Marília Carneiro, e minha colega Sofia Giliberti, que é estrangeira, mas vive no Rio de Janeiro.
Em 2018, a lista com os grupos que participarão do Global UnderScore 2018 já está disponível. Em Campinas, improvisadores de diversas cidades do país estarão reunidos com a minha facilitação, no dia 23/6, de 10h às 17h, no Laboratório de Ginástica da Faculdade de Educaçáo Física da UNICAMP. A explicação da teoria será feita no dia 19/6, de 20h30 às 22h, no espaço de trabalho da plataforma Muciná – Aquela que Dança, no Taquaral. Informações completas para a participação, veja o evento na rede social.
Em Campinas faremos o FULL SCORE PRACTICE, pois somos uma comunidade de dançarinos interessados ​​nas ideias/percepções/princípios que operam no Underscore e Contact Improvisation. A maioria dos improvisadores presentes estudam e praticam o UnderScore comigo, seja na Formação Contato desde 2017, seja nas aulas regulares na UNICAMP desde 2011. Estou indicada para facilitar o FULL SCORE PRACTICE porque estudei diretamente com Nancy, em São Paulo e nos Estados Unidos.
Veja um teaser da primeira small dance do Global UnderScore de 2017:

Imagem

Foto em destaque:

Nancy Stark Smith and Charlie Morrissey, Moscow, Russia, August 2010
photo © Ilya Domanov

Referências – sites

GLOBAL UNDERSCORE. Disponível em <https://globalunderscore.com/about/>. Acesso em 06. jun. 2018.
SMITH, Nancy Stark. UnderScore.  Tradução de Marília C. G. Carneiro. Disponível em <www.nancystarksmith.com/underscore>. Acesso em 04 jun. 2018.

Bibliografia

SMITH, Nancy Stark & KOTEEN, David. Caught Falling: The Confluence of Contact Improvisation, Nancy Stark Smith, and Other Moving Ideas. Northampton: Contact editions, 2008.

Encontre o livro em www.contactquarterly.com/contact-editions/book/caught-falling.php

Mucíná - Aquela que Dança | marilia.carneiro@alumni.usp.br | Website | + posts

Doutora na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Brasil/UNICAMP, Canadá/UQAM e Moçambique/UEM), dançarina e coreógrafa indisciplinar, bacharelou-se em Dança na Faculdade Angel Vianna (Rio de Janeiro) e bailarina criadora no Ateliê Coreográfico sob a direção de Regina Miranda (RJ/NYC). É especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, mestre em Ciências da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e atuou por 10 anos nas políticas públicas de saúde, inclusive a implantação do programa integral de atenção à saúde dos povos indígenas aldeados no Parque do Xingu, pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Na área da Dança trabalhou com muita gente competente no meio profissional internacional da dança contemporânea. É improvisadora mais do que tudo, bem que gosta de uma boa coreografia. Esteve em residência artística em Paris por 3 anos, com prêmio do Minc. Mulher de sorte, estudou de perto com Denise Namura & Michael Bugdahn, da Cie. À fleur de peau (Paris). Pela vida especializou-se no Contact Improvisation (Steve Paxton), onde conheceu as pessoas mais interessantes do mundo. Estudou pessoalmente com Nancy Stark Smith, Alito Alessi (DanceAbility), Daniel Lepkoff, Andrew Hardwood, Cristina Turdo e toda uma geração de colegas que começou ensinar Contact na mesma época que ela. Interessa-se por metodologia de pesquisa em arte, processos de criação de obras e ensino-aprendizagem e formação profissional em Improvisação de Dança. Estudou no Doctorat en études et pratiques des arts (Montreal, no Canadá) com o privilégio da supervisão de Sylvie Fortin. É formada no Método Reeducação do Movimento, de Ivaldo Bertazzo (BR). Seu vínculo com a Unicamp é de ex aluna da Faculdade de Ciências Médicas e da Faculdade de Educação. Suas pesquisas triangulam a dança contemporânea no Brasil, Canadá e Moçambique. Idealizou, fundou em 2016, e dirige a plataforma interdisciplinar de ensino e pesquisa em prática artística Mucíná - Aquela que Dança. E-mail: marilia.carneiro@alumni.usp.br

Compartilhe: