Curso Impressão 3D de dispositivos microfluídicos – Instalação do Cura Slicer

Querido leitor, espero que esteja tudo bem com você. Essa semana estou ministrando o curso TOPE “Impressão 3D de Dispositivos Microfluídicos” no (EA)² – Ciclo Básico (CB 55) na Universidade Estadual de Campinas. O curso teve inicio no dia 06 de Novembro e nós teremos mais três encontros, nos dias 08, 12 e 14 de Novembro.

A primeira aula foi uma introdução ao conceito de Microfluídica (aula disponível aqui). Foi pedido aos participantes que no próximo encontro levassem um computador pessoal com alguns arquivos que estarei comentando a seguir.

O primeiro arquivo é o software Cura Slicer . O Cura é um programa de fatiamento utilizado para transformar um modelo digital de uma peça em informação que as impressoras 3D reconheçam. Na prática o Cura fatia o modelo digital em inúmeras camadas horizontais. A versão que será utilizada no curso é a 15.04.6. Essa versão pode ser baixada gratuitamente aqui ou aqui. Abaixo segue um pequeno tutorial de instalação.

Também será utilizado um arquivo digital de um microdispositivo desenvolvido pelo Cronin Group em um trabalho publicado em 2013 (DOI:10.3762/bjnano.4.31) e que o arquivo STL pode ser baixado gratuitamente aqui.

Eu também fiz uma configuração de impressão de microdispositivos baseado nos nossos trabalhos anteriores. Essa configuração pode ser baixada aqui.

Para acessar todos os arquivos citados acima acesse o link disponível aqui .

Tutorial de instalação do Cura 15.04.6

Configurar impressora no Cura

Ao iniciar o processo de instalação do Cura, irá aparecer a imagem abaixo.

Clique em Next para aparecer as seguintes opções:

Selecione Other e clique em Next.

Na próxima tela, selecione Custom e clique em Next.

Preencha os campos e clique em Finish. Os parâmetros que eu utilizei para configurar a impressora no Cura foi a Sethi3D BB.

Para certificar das configurações inseridas, clique em Machine.  Você deverá ver a impressora que foi configurada (no nosso caso – Curso Tope) selecionada.

Ao clicar em Machine settings, você poderá ver a configuração da impressora que nós iremos utilizar.


Conheça e curta a nossa página no Facebook

Já segue a gente no Instagram?

Siga-nos no Twitter, Facebook ou Instagram

Ou nos envie um e-mail para: harrison.santana@gmail.com

 

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Harrson S. Santana

Doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com enfoque em Microfluídica, Simulação Numérica e Biodiesel. É também especialista em Impressão 3D de microdispositivos. • Atuou como Prof. Dr. da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) na área da Termodinâmica Aplicada e Operações Unitárias`; Foi Professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Microrreatores; Professor Visitante na Universidade de São Paulo (USP) e no Instituto ESSS. • Atuou como Pesquisador na UNICAMP nas áreas de Microfluídica, Manufatura Aditiva, Simulações Numéricas e Processos Químicos. • Ministrou Cursos e Workshops acerca de diversos temas, tais como Modelagem e Simulação de Dispositivos Microfluídicos e Impressão 3D de Dispositivos Microfluídicos, a convite de diversas instituições como Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Espírito Santo. Também foi palestrante convidado de diversas conferências nos temas de Biotecnologia, Energia, Microfluídica entre outros. • Foi editor dos livros "Process Analysis, Design, and Intensification in Microfluidics and Chemical Engineering" e "A Closer Look at Biodiesel Production". • Atualmente atua como editor convidado dos periódicos “JoVE Journal” e “Frontiers in Chemical Engineering”. • Participou até o momento de 18 projetos de pesquisa, como coordenador e integrante gerando como resultados 33 artigos científicos em importantes periódicos internacionais, 6 patentes depositadas e 7 programas de computador com registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). • É criador do blog Microfluídica & Engenharia Química, onde apresenta conteúdos dessas duas áreas e como elas influenciam a nossa sociedade. Seu interesse científico se concentra em fenômenos de transporte, engenharia das reações química, simulações numéricas de dispositivos microfluídicos aplicados em processos químicos, físicos e biológicos, impressoras 3D e bioimpressão, além de sistemas robóticos.

2 respostas para Curso Impressão 3D de dispositivos microfluídicos – Instalação do Cura Slicer

  1. OLá Dr Harrson. bom dia.
    Estou interessado protótipos de dispositivos microfluídicos. Qual o processo mais acessível de impressão 3d? seria o SLA?

    • Harrson S. Santana diz:

      Oi Adriano, boa tarde.

      Para microdispositivos, ainda é melhor o FFF. Pelo aquecimento e deposição de materiais poliméricos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *