Curso de Impressão 3D de dispositivos microfluídicos

Queridos leitores espero que esteja tudo bem com vocês!

Desculpe-me pela a ausência essas últimas semanas. Essas últimas semanas tem sido muito difícil parar para atualizar vocês sobre o mundo da Microfluídica & Engenharia Química. Isso é devido a alguns projetos que ando desenvolvendo e tem consumido todo o meu tempo. E hoje eu tenho o prazer de anunciar um deles para vocês.

No mês de novembro, nos dias 6 e 8 (terça e quinta) e 12 e 14 (segunda e quarta) eu estarei ministrando o curso de Impressão 3D de Dispositivos Microfluídicos no (EA)² – Ciclo Básico – CB 55 na Unicamp.

O objetivo ao final do curso é que os participantes possam projetar e construir seus próprios dispositivos utilizando uma impressora 3D. Espera-se que todos os participantes possam sair com o modelo digital e um protótipo de seu próprio design.

Para mais informações e para realizar a inscrição gratuita acesse o site:

 https://www.ea2.unicamp.br/cursotope/impressao-3d-de-dispositivos-microfluidicos/

Proposta do curso: introdução ao conceito de microfluídica e impressão 3d; etapas do processo de impressão 3d; tecnologias de impressão 3d; impressão 3d de dispositivos microfluídicos; conceitos básicos do software Autodesk Inventor; modelagem e fabricação de dispositivos microfluídicos.

Ementa: O programa do curso será: introdução ao conceito de microfluídica e impressão 3d; etapas do processo de impressão 3d; tecnologias de impressão 3d; impressão 3d de dispositivos microfluídicos; conceitos básicos do software Autodesk Inventor; modelagem e fabricação de dispositivos microfluídicos. Nas duas últimas aulas é recomendável que os participantes tragam seus notebooks e que instalem o software Autodesk Inventor para modelagem dos dispositivos, o qual possuí uma versão gratuita para alunos em: https://goo.gl/MpH86r.

Datas das aulas: 6 e 8 (terça e quinta) e 12 e 14 (segunda e quarta) de novembro
Horário: 18h às 19h
Local: (EA)² – Ciclo Básico – CB 55 (Unicamp)

Conto com a presença de vocês!


Conheça e curta a nossa página no Facebook

Já segue a gente no Instagram?

Siga-nos no Twitter, Facebook ou Instagram

Ou nos envie um e-mail para: harrison.santana@gmail.com

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Harrson S. Santana

Doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com enfoque em Microfluídica, Simulação Numérica e Biodiesel. É também especialista em Impressão 3D de microdispositivos. • Atuou como Prof. Dr. da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) na área da Termodinâmica Aplicada e Operações Unitárias`; Foi Professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Microrreatores; Professor Visitante na Universidade de São Paulo (USP) e no Instituto ESSS. • Atuou como Pesquisador na UNICAMP nas áreas de Microfluídica, Manufatura Aditiva, Simulações Numéricas e Processos Químicos. • Ministrou Cursos e Workshops acerca de diversos temas, tais como Modelagem e Simulação de Dispositivos Microfluídicos e Impressão 3D de Dispositivos Microfluídicos, a convite de diversas instituições como Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Espírito Santo. Também foi palestrante convidado de diversas conferências nos temas de Biotecnologia, Energia, Microfluídica entre outros. • Foi editor dos livros "Process Analysis, Design, and Intensification in Microfluidics and Chemical Engineering" e "A Closer Look at Biodiesel Production". • Atualmente atua como editor convidado dos periódicos “JoVE Journal” e “Frontiers in Chemical Engineering”. • Participou até o momento de 18 projetos de pesquisa, como coordenador e integrante gerando como resultados 33 artigos científicos em importantes periódicos internacionais, 6 patentes depositadas e 7 programas de computador com registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). • É criador do blog Microfluídica & Engenharia Química, onde apresenta conteúdos dessas duas áreas e como elas influenciam a nossa sociedade. Seu interesse científico se concentra em fenômenos de transporte, engenharia das reações química, simulações numéricas de dispositivos microfluídicos aplicados em processos químicos, físicos e biológicos, impressoras 3D e bioimpressão, além de sistemas robóticos.

Uma resposta para Curso de Impressão 3D de dispositivos microfluídicos

  1. Pingback:Minicurso "Impressão 3D de Dispositivos Microfluídicos" na SEQ UFMG - Microfluídica & Engenharia Química

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *