Caminhada Histórica revela as origens da APA do Carmo, na Zona Leste de São Paulo

Bastante gente reclama da carência de áreas verdes nas cidades. Cercadas de concreto e vivendo em um ritmo de correria, muitas pessoas sentem a falta de momentos de contemplação e contato com a natureza. Na populosa Zona Leste de Sampa não é diferente. Mas no coração da região existe um oásis: A Área de Proteção Ambiental Parque e Fazenda do Carmo (APA do Carmo).

No último sábado, 06 de abril, o Movimento Conservatio promoveu uma Caminhada Histórica na APA do Carmo em parceria com a gestão da área. O evento foi realizado em comemoração aos 30 anos de criação da APA, localizada na Zona Leste da capital paulista. Em 2017 e 2018, já foram realizadas caminhadas ecológicas na Unidade de Conservação (UC). Mas na edição deste ano, os organizadores optaram por narrar os aspectos históricos da área ao longo do trajeto.

A atividade foi gratuita e reuniu um público aproximado de 60 pessoas. A Caminhada foi realizada em parceria com a Fundação Florestal, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e Sesc Itaquera. As monitorias foram conduzidas por Gustavo Feliciano Alexandre, Felipe Zanusso, Gustavo Herdeiro Faria, Helen Evelin de Souza e Fernando Rodrigues Deli.

Mas o que é uma APA?

As Áreas de Proteção Ambiental são uma categoria de UC. Isso quer dizer que são áreas protegias por lei. Seu objetivo é proteger os ecossistemas e a qualidade de vida da população. Para a sua criação, não é necessária a desapropriação de terras, entretanto seus usos e atividades estão sujeitos a regras. Podem tanto abranger outras Unidades de Conservação em seu interior, quanto ecossistemas urbanos. É o caso da APA do Carmo.

O trajeto da Caminhada Histórica teve início no Sesc. Em seguida, o público foi conduzido para o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, uma UC de Proteção Integral sob gestão da Prefeitura de São Paulo. Mas que, assim como o Sesc, insere-se no interior da APA, gerida pela administração estadual. Antes do encerramento do evento, os participantes enfrentaram duas grandes ladeiras passando pelo antigo aterro e atravessando o Parque do Carmo, que diferente do Parque Natural, não é uma Unidade de Conservação, mas um parque urbano. Entretanto, está dentro de uma UC: a APA do Carmo.

Mapa da UC – Clique para ampliar

Histórico da área

A área da APA fazia parte da Fazenda Caguaçu, constituída e mantida por padres da Província Carmelitana Fluminense entre 1722-1919. No início do século XX, a fazenda foi desmembrada em glebas e em uma delas criou-se a Fazenda Nossa Senhora do Carmo. Na década de 1950, a fazenda foi adquirida por Oscar Americano. Após seu falecimento, a Prefeitura de São Paulo comprou a área e criou o “Parque do Carmo”, inaugurado em 1976.

Nos anos 1980, a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB) adquiriu uma grande quantidade de terras na Fazenda do Carmo e cedeu um terreno para a implantação de um aterro sanitário. Com os impactos trazidos, diversos movimentos sociais da Zona Leste se uniram pela desativação do aterro. Foi montado um acampamento que durou 17 dias e 17 noites e impedia a entrada dos caminhões de lixo.

Em 1987, foi elaborado o Projeto de Lei para criação da APA. Após dois anos de tramitações, a Área de Proteção Ambiental do Carmo foi criada (Lei nº 6.409/1989). Em 1993 foi editado o Decreto nº 37.678/1993 que a regulamentou. Em outubro de 1992 foi inaugurado o Sesc Itaquera. Em 2003, a prefeitura transformou a Zona de Vida Silvestre da APA em uma Unidade de Conservação de Proteção Integral: o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (Decretos municipais nº 43.329/2003 e nº 50.201/2008).

Fonte: https://fflorestal.sp.gov.br/fazenda-carmo/home/

Cultura de Áreas Protegidas

O Movimento Conservatio, idealizador da Caminhada Histórica, promove a Cultura de Áreas Protegidas. Ou seja, vislumbra uma sociedade que conheça a história da conservação brasileira. Tem como ideais o apoio ao fortalecimento do poder público na gestão de UCs e o respeito às comunidades inseridas dentro ou no entorno de áreas.

O blog Natureza Crítica já publicou outras iniciativas do Conservatio, como uma visita à Reserva de Desenvolvimento Sustentável Barra do Una, realizada em Peruíbe/SP, e a Caminhada Histórica no Parque Estadual Alberto Löfgren, na zona norte na capital. Esta última já teve sete edições. A próxima ocorre no dia 27 de abril.

Procure conhecer as Áreas Protegidas próximas a você e não deixe de visitá-las.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*