Mayana Zatz fala sobre o futuro das carreiras na área de genética

Entrevistei recentemente a Professora Mayana Zatz para a Pré-Univesp, uma revista digital de apoio ao estudante pré-universitário, editada pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

                                   

Mayana Zatz é professora da USP, coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano e do projeto Instituto Nacional de células-tronco em doenças genéticas. Arquivo pessoal.

Mayana contou que se apaixonou pela genética já durante o ensino médio e entrou na universidade determinada a estudar genética humana/médica. Ela falou sobre as diferentes áreas de atuação de um geneticista e destacou que, como será cada vez mais fácil e barato sequenciar o genoma de uma pessoa, o campo do aconselhamento genético deverá crescer muito. “Haverá uma grande quantidade de informação e muito pouco conhecimento. Vamos precisar de geneticistas para explicar para a população o que significa aquela mutação, qual é o impacto que pode ter na vida dela, se é preocupante ou não (…)”, disse. E olha que a profissão de aconselhamento genético ainda não está regulamentada no Brasil.

No contexto dos dez anos do Projeto Genoma Humano, o que os cientistas aprenderam? O conhecimento científico gerado até agora teve impacto em práticas de saúde? Quais? Para saber a opinião de Mayana sobre isso e conhecer as linhas de pesquisa pesquisas realizadas no Centro de Estudos do Genoma Humano da USP, sob sua coordenação, leia a entrevista completa (aqui).

A edição atual da Pré-Univesp está recheada de reportagens interessantes, além de artigos, infográficos, vídeos e dicas de livros. Vale a leitura!

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM