Engajamento em temas de ciência: apelando para os rock stars

Você acha que colocar cientistas ao lado de estrelas do rock ou celebridades ajudaria o público a ler mais, se interessar e debater assuntos de ciência?

W

O cantor Seal com os cientistas Eric J. Topol e David B. Agus. Fonte: Rock Stars of Science.

Jon Miller acha que não. A foto abaixo, que tirei durante uma reunião de jornalistas e escritores de ciência que aconteceu no começo deste mês em New Haven – onde fica a famosa Universidade de Yale -, mostra o descontentamento de Miller com essa ideia.

Jon Miller na reunião NASW, New Haven.

Apontando o dedo, o professor da Universidade de Michigan, e um dos cientistas mais importantes da chamada “alfabetização científica” ou “conhecimento sobre ciência”, disse: “Isso não vai durar cinco minutos. Precisamos de longevidade nisso tudo”.

Quem trouxe o tema rock stars para a discussão foi Chris Mooney. Conheci Mooney no ano passado, ao frequentar palestras do programa Knight de jornalismo científico do MIT, do qual ele foi bolsista. Ele escreveu, entre outros, o livro Unscientific America, tem um blog (aqui) e apresenta o Point of Inquiry (aqui).

Chris Mooney defendendo os Rock Stars of Science.

Voltando a New Haven… Mooney, após apresentar dados do quanto os norte-americanos sabem pouco sobre ciência – citam Einstein, Bill Gates e Al Gore quando perguntados quais cientistas conhecem – defendeu que a solução para engajar o público em temas de ciência é olhar para a mídia de entretenimento. “Não precisamos chegar a Hollywood, mas termos rock stars junto ajuda”, disse.

Miller se retorceu, claro, pois ele aposta no fortalecimento da educação em ciência como forma de ter um público engajado. Ele defende que todos precisam saber princípios básicos da ciência. “Você precisa saber o que é um átomo e uma molécula para entender nanotecnologia”, disse. 

Bom, o assunto é vasto e polêmico. Sei que chamadas como “o genoma de Ozzy Osbourne foi sequenciado” fazem muito mais sucesso do que chamadas sobre o sequenciamento do genoma de uma alga com implicações importantes para o problema energético no mundo. Como disseram em New Haven, colocar Lady Gaga no titulo também dá certo.

Mas, precisamos mesmo apelar para as celebridades?

O assunto está rendendo. Veja post de ontem no blog hospedado pelo The Guardian (aqui) e a resposta de Mooney hoje (aqui). 

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM