Sobre

O Blog

Zoologia, Evolução, Conservação e Fotografia da Natureza com um leve viés Ornitológico.

 

O Caapora

Caapora, ou Caipora, (do tupi, kaa’pora = aquele ou aquilo que vive no mato) é uma entidade da mitologia tupi-guarani.

Criatura fantástica presente no imaginário popular de várias regiões do Brasil, o Caapora está intimamente associado a vida da floresta. Ele é o protetor dos animais, e para livrá-los dos caçadores espanta a caça, espanca os cães farejadores e através de imitações de bichos, assobios e barulhos estranhos faz com que o caçador se perca na mata.

Dependendo da região ele é descrito de diferentes formas, uma das mais populares é de um índio de pele escura, peludo e que se desloca pela floresta montado em um porco-do-mato. Por ser uma criatura noturna, os índios e os sertanejos acreditavam que o Caapora temesse a claridade e tentavam se proteger andando com tochas acesas pela floresta.

O Autor

Luciano Moreira Lima

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, com parte de sua formação como bolsista CAPES pela Universidad del Turabo, Porto Rico, EUA. Atualmente é Coordenador de Ornitologia do “Projeto Aves, Quelônios e Mamíferos Marinhos da Bacia de Campos” e pesquisador associado ao “Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos”. Tem experiência com biogeografia, ecologia e conservação de aves já tendo atuado na Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga e Ambiente Marinho. Já ministrou palestras e cursos no Brasil e no exterior, é também mantenedor do blog Caapora, que aborda temas ligados a zoologia, evolução, conservação e fotografia de natureza. Duas vezes ganhador do Prêmio Helmut Sick (2005 e 2008), concedido pela Sociedade Brasileira de Ornitologia; em 2007 foi agraciado com o Certificado Olivério Pinto pelo IBAMA. Como fotógrafo de natureza, conquistou em 2008 o 1 Prêmio na Categoria Melhor Foto no 2 Concurso Avistar – Itaú BBA de Fotografia, Avistar Brasil / OECO.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6042511509557561

Reportagem: “O menino passarinho virou ornitólogo”

Flickr (fotos): http://www.flickr.com/photos/lucianolima/

Discussão - 0 comentários

Comentários fechados.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM