Gota d’água nas costas de um pato

Aproveitando a calmaria que pairava por aqui na semana passada, tive um daqueles longos almoços com um amigo que é editor de uma revista científica. É ele quem, em última análise, decide quais artigos serão publicados no período, após ter sido avaliado por outros cientistas por meio do processo chamado de peer-review ou “revisão por pares”.

Marreco americano (Anas americana), encontrado na América do Norte e Central e no norte da América do Sul. Ele se alimenta de plantas aquáticas e de insetos. Fotografado no Bosque del Apache, New Mexico, Estados Unidos. Crédito: Science Photo Library.

Os cientistas – nesse caso das biológicas – penam, fazem mil experimentos, escrevem um detalhado relato de suas áreas de pesquisa, das diversas metodologias utilizadas, apresentam os resultados, apontam conclusões e terminam com bibliografia. Enviam o pacote todo para revistas especializadas, escolhidas com rigor.

Inúmeros trabalhos submetidos para a revista em que meu amigo trabalha são negados, pelos mais diversos motivos: os resultados apresentados não sustentam as conclusões, os experimentos não convencem, não se encaixam no escopo da revista, e por aí vai.

Editores de revistas têm a árdua tarefa de dizer não com uma enorme frequência. Como lidar com tantos “nãos”? Difícil, não? Conversávamos sobre os atributos pessoais requeridos em nossas profissões e ele comentou como um de seus colegas de trabalho enfrenta a reação, às vezes combativa, de pesquisadores que recorrem da decisão editorial de não publicar o trabalho. Ele respondeu algo assim: imagine uma gota d’água escorrendo pelas costas de um pato. É assim que ele se sente; a gota não penetra e escorre ilesa pelas penas.

Êider comum (Somateria mollissima), Barnegat Light State Park, N.J. Crédito: Science Photo Library.

Esse foi o meu jeito de desejar um excelente 2011 para os leitores do “Pó de Imburana”. Desafio posto: encontrar um saudável equilíbrio entre o que gostamos de fazer e como enfrentamos as especificidades e dificuldades de nossos trabalhos.

E vale lembrar o que Kelly McBride disse em um workshop do qual participei no Poynter Institute, na Florida: “qual foi a última vez que você parou para pensar em seus valores profissionais? Cole-os na porta da sua geladeira!” Ajuda em momentos difíceis.

Discussão - 1 comentário

1. Muito interessante e, seguramente, a mais diferente mensagem de bom 2011!

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato

ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM