Foto da semana: “Adelphobates quinquevittatus”


Ornitólogos são criaturas que quase sempre andam olhando para cima. Se por um lado este hábito nos auxilia na hora de encontramos nossos objetos de estudo, por outro, pode ocasionar alguns efeitos colaterais indesejados. Não me importo muito com os torcicolos que vez ou outra me deixam de pescoço duro, especialmente em área de florestas na Amazônia com copas de árvores de 40 metros de altura, afinal,  são os “ossos do ofício”. O que me incomoda mesmo é a sensação constante de passar batido por muito bicho pra lá de interessante.

O belíssimo sapo-flecha da foto acima, um Adelphobates quinquevittatus, é endêmico da região próxima ao rio Madeira, e ia ser mais um animal incrível que ia me passar despercebida se ela não tivesse pulado em cima da minha bota durante um trabalho de campo em Rondônia. Sempre quis muito ver um dendrobatídeo ao vivo e a cores e acabou que não fui eu que o encontrei, mas ele que pulo em cima de mim.

Da bota ele pulou de volta para o chão e logo me apressei em tirar a máquina da mochila, quando olhei para o chão de novo ele havia sumido. Passaram-se alguns desesperadores segundos até encontrá-lo novamente e quando o achei lá estava ele fazendo pose no meio dos fungos, só faltou pedir: “ei macaco esquisito, tira uma foto minha aqui!”.

Discussão - 2 comentários

  1. Carlos Hotta disse:

    Nossa! Qual o tamanho do tal?

  2. Luciano disse:

    A criatura é bem pequena Carlos, duvido que ultrapasse os 5 - 6 cm.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM