Aquecimento global afeta habitats de aves, diz estudo

Notícia publicada ontem na seção Ambiente da Folha Online.

Aquecimento global afeta habitats de aves, diz estudo

da France Presse, em Paris

Os habitats de espécies de aves selvagens estão mudando em razão do aquecimento global, mas não o suficiente para aliviar os efeitos das altas temperaturas. A informação é de um estudo publicado nesta quarta-feira (20).
“A flora e a fauna ao nosso redor estão mudando ao longo do tempo devido ao aquecimento global”, afirmou Victor Devictor, principal autor do estudo e pesquisador no Museu Nacional Francês de História Natural.
“O resultado é uma falta de sincronismo. Se pássaros e as espécies de que eles dependem não reagem do mesmo modo, nós rumamos para uma mudança drástica na interação entre as espécies”, afirmou o pesquisador.
O estudo mostrou que a área geográfica de 105 espécies de pássaros na França –o que representa 99,5% do total de aves selvagens do país– se moveu, em média, 91 km para o norte, entre 1989 e 2006.
Mas, as temperaturas médias, mudaram em uma área de 273 km ao norte durante o período –cerca de três vezes mais rápido.
O fato de alguns pássaros responderem à mudança climática já havia sido notada em algumas espécies. O que surpreendeu Devictor foi o fato de essas mudanças afetarem praticamente todos os pássaros na França, e o descompasso com a elevação das temperaturas está cada vez maior.
Esses “desencontros” tendem a se intensificar durante o tempo e podem levar algumas espécies de pássaros à extinção.

Eu li em algum lugar que o maior perigo para as aves é a demora das árvores em se adaptar, diminuindo progressivamente o alimento.
    91 quilômetros é muita coisa...