Há dez anos atrás…

As pessoas costumam metaforizar a vida em um livro e suas páginas, no meu caso o melhor seria uma caderneta, e aí embaixo está a página mais importante da minha vida.

Parece que foi ontem, mas a data no topo da página não me deixa esquecer, era uma manhã fria de inverno e pouco antes das 7:00 da manhã já estávamos de pé Bruno, Pedro e eu esperando pelo Bosco. Em 1998 nós éramos três bons amigos na sexta-série do ensino fundamental e não fazia nem uma semana que havíamos conhecido o Bosco durante uma feira profissional e universitária no ginásio da nossa escola. Ele também era aluno, mas diferente da gente já estava acabando sua faculdade de Biologia e na ocasião estava responsável por um dos estandes da feira.

Faculdade parecia ser uma coisa muito distante para três moleques entre 13 e 15 anos,  por isso caminhávamos sem muito propósito pela feira durante a hora do recreio. Não demorou muito e nos deparamos com o estande da universidade do Bosco e meia duzia de aves empalhadas estrategicamente posicionadas sobre uma mesa para atrair possíveis alunos do terceiro ano interessados em Biologia. Se as aves atingiram seu propósito não sei, mas me lembro bem no efeito que elas tiveram sobre mim, um menino fanático por passarinho que sem saber muito bem expressar sua paixão, passou a infância de estilingue e alçapão na mão.

Depois de um bocado de perguntas o Bosco se deu conta da nossa empolgação com as aves e disse que no dia seguinte traria alguns livros para vermos. No outro dia, enquanto folheávamos maravilhados aqueles livros com fotos e mais fotos de passarinhos ele nos explicou que observar aves era um passatempo praticado por muitas pessoas no mundo inteiro e nos convidou para uma saída de campo no próximo final de semana.

Como eu dizia… Parece que foi ontem, era uma manhã fria de inverno e pouco antes das 7:00 da manhã já estávamos de pé Bruno, Pedro e eu esperando o Bosco. Logo que ele chegou seguimos rumo ao nosso destino, uma estrada de chão que começava no final da rua do Bruno. Enquanto caminhávamos o Bosco foi nos apresentando passarinho por passarinho que cruzava o nosso caminho, nunca vou me esquecer de como fiquei impressionado de ouvir ele falando o nome científico de cada um deles.

Já era quase meio dia quando voltamos para casa do Bruno e o Bosco ditou e soletrou os nomes científicos das aves que havíamos observados naquela manhã de 22 de agosto de 1998 e eu cuidadosamente  os escrevi na minha primeira caderneta de campo. Antes de terminar de escrever o último nome eu já havia me decidido, “quando crescer quero ser um cientista estudioso de passarinhos”.

Acho que consegui…

Discussão - 5 comentários

  1. Gabriel Lima disse:

    Já faz dez anos, e eu ainda admiro sua persistência ornitológica que sempre foi motivada por uma vontade sincera, honrosa e despretensiosa o que acaba tornando mais nobre ainda seu sucesso.
    Saiba que te parabenizo com um coração sincero.
    Parabéns passarinho!

  2. Igor Santos disse:

    Que nostalgia!
    Essa caderneta tem jeito de já ter sido folheada milhares de vezes.
    Bom quando um sonho se realiza, não?
    Parabéns!
    =¦¤þ

  3. Chagas,A.S. disse:

    Não canso de dizer que tenho o maior orgulho em tê-lo como amigo e colega de profissão.
    Não tenha dúvidas de que essa caderneta, ainda figurará em algum museu, como os rascunhos de Miró, ou as anotações de Pasteur.
    Exagero meu?
    No fundo você sabe que não.
    Gde Abraço.

  4. Luciano disse:

    Ora ora, quem é vivo sempre aparece!!
    Se um dia sua profecia se concretizar e eu chegar mesmo a se alguém na vida, pode ter certeza que você tem "culpa" nisso!
    Aquele saudoso abraço meu bom amigo, vamos marcar um chopp zoológico qualquer hora dessas!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM