Morcegos e Energia Eólica

Embora seja considerada uma das fontes de energia mais “ecologicamente” corretas, as turbinas responsáveis pela geração da energia eólica representam um grande risco a animais voadores, como aves e morcegos que frequentemente são “fatiados” vivos ao se chocarem com as lâminas das turbinas.

No entanto, o problema pode ir um pouco além das consequências óbvias do choque físico entre animais e turbinas. Em um recente estudo publicado no periódico Current Biology, pesquisadores canadenses demonstraram que a causa da morte da maioria dos morcegos vitimados por turbinas eólicas deve-se a hemorragia interna. O problema é causado por uma diferença de pressão atmosférica existente próximo as lâminas, matando os animais mesmo que eles não venham a se chocar com as mesmas.

A rotação das turbinas causa uma queda da pressão atmosférica na região próxima a extremidade das lâminas. Quando um morcego passa por essa zona de baixa pressão seus pulmões sofrem uma expansão repentina, o que resulta no rompimento dos vasos capilares do órgão causando hemorragia interna, algo similar ao que acontece com mergulhadores que experimentam mudanças repentinas de pressão.

Embora também sejam vítimas frequentes das turbinas eólicas, as aves são menos impactadas que os morcegos, pois, graças ao seu sistema respiratório mais robusto, não sofrem com o problema de despressurização.

As alternativas das celebradas “energias alternativas” estão aumentando, agora podemos escolher se preferimos matar os animais afogados ou fatiados e com hemorragia interna.  “Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come”…

Referência:

Erin F. Baerwald, Genevieve H. D’Amours, Brandon J. Klug and Robert M.R. Barclay. 2008. Barotrauma is a significant cause of bat fatalities at wind turbines. Current Biology; Vol 18, R695-R696 [link]

Discussão - 18 comentários

  1. Igor Santos disse:

    Vão já descobrir que energia solar causa câncer cerebral em coelhos...
    Este mundo já era, só outro agora!

  2. Carlos Hotta disse:

    Parece que as lâminas das usinas eólicas pegam muitas aves tb. Li algo sobre atingir águias em extinção em algum lugar...

  3. Luciano disse:

    Pois é Igor, como diria o ditado: "se ficar o bicho pega, se correr o bicho come"!

  4. Luciano disse:

    Você tem razão Carlos. Até bem pouco tempo atrás pensava-se que as grandes prejudicadas com esses "liquidificadores gigantes" eram as aves, mas pelo visto os morcegos estão superando as aves no número de vítimas.

  5. lucas disse:

    Assim não da , tudo que a humanidade inventa pra melhora só piora =/

  6. Victor Correa disse:

    Acho melhor em investir em hidreletricas.
    Mas nao é por causa de morcegos ou outras coisas mais. É porque a energia hidreletrica é muito mais produzidas. Até caiu isso no Enem ontem =D.
    nao to nem ai para morcegos ou nao sei la o que.

  7. Victor Hugo Ramos disse:

    Bom. Para que esses animais não sofram mais com a ecologia, voltamos de novo ao progresso com os efeitos da poluição. assim não sofrem só esses animais voadores. sofrem todos os seres vivos deste planeta.

  8. anonimo disse:

    e morcego não é ave?

  9. User disse:

    Vc ta brincando ne? So pode...morcego nao eh ave, assim como baleia nao eh peixe.

  10. Ari disse:

    As turbinas eólicas mata animais voadores e turbinas hidreletricas mata peixes.

  11. Fábio disse:

    Não, morcego é mamífero.
    OBS: Tou me segurando para não insultar sua inteligência.

  12. Fábio disse:

    Uma solução seria levar em conta mais esse impacto (literalmente) ambiental quando se vai implantar usinas eólicas em um local, não permitir caso haja populações de morcego. O duto é achar locais COM vento e SEM morcego.

  13. Luciano disse:

    Também acho que Sr. "anonimo" está de gozação, mas pelo sim pelo não...
    Como já bem disse o colega Fábio, morcegos são MAMÍFEROS, mais especificamente pertencentes a ordem Chiroptera (que em grego significa algo como "asas com dedos").

  14. Luciano disse:

    Caro Victor,
    Se você "nao ta nem ai para morcegos ou nao sei la o que", é bom você ir se acostumado a parar de comer várias frutas e a viver com muiiiito mais insetos zumbindo no seu ouvido, pois os morcegos são importantíssimos polinizadores, dispersores de sementes e predadores de insetos. Sem contar também que você não pode nem pensar em ir assistir o novo filme do Batman, um dos melhores filmes que assisti recentemente!

  15. Luciano disse:

    Pois é, ótima observação Ari!

  16. Luciano disse:

    Exato Fábio.
    Felizmente, graças a estudos como o que reportei acima, esse problema tem sido levado em consideração durante a realização de estudos de impactos ambientais para instalação de usinas eólicas.

  17. noob do biologia disse:

    Só besteira escrito ai. Primeiro, é fato que a taxa de mortalidade de morcegos é maior que a de aves, pelo fato da velocidade do vento fazendo com que as pás das hélices girem mais rápidas de noite, diminuindo a chances de certos indivíduos / espécies passar pelo local sem ter atingido , e anoite os morcegos são mais ativos que as aves. Segundo, isso varia de acordo com a velocidade (sazonal) do vento e como citado acima o período do dia e também deve ser levado em consideração certas variáveis das espécies (tipo de voo, velocidade de voo etc.).

    • gstgarbino disse:

      Exato, e levando em consideração as espécies de morcegos que de fato forrageiam a essa altura no Brasil, praticamente só umas 20 espécies da família Molossidae, menos de 50 % da diversidade de morcegos do Brasil, que é de 176 espécies, um numero relativamente pequeno de espécies seria afetado. Não que isso seja bom, ainda mais (pra quem adora saber do "bem que as espécies fazem ao homem") que algumas espécies de molossídeos podem comer mais de 500 insetos por noite (incluindo no cardápio pernilongos).

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM