O Blog

Este é um blog dedicado à Paleontologia e ciências afins. O conteúdo é escrito por paleontólogos de diversas regiões e instituições brasileiras, de forma colaborativa, com o intuito de divulgar ciência e o amor pela Paleontologia.

Breve histórico

O blog ‘Colecionadores de Ossos’ foi criado no dia 13 de março de 2010, pela bióloga/paleontóloga Aline M. Ghilardi. Com o tempo, a ideia dos ‘Colecionadores de Ossos’ cresceu e muitas pessoas se juntaram à causa, passando a produzir conteúdo em conjunto. Uma destas pessoas foi Tito Aureliano, que ingressou na iniciativa ainda em 2010, tornando-se co-diretor da causa.

Em 2011 o blog ‘Colecionadores de Ossos’ integrou a plataforma Science Blogs Brasil (SVBr), um condomínio de blogues de Ciência financiado pela National Geographic. Hoje, a plataforma está extinta, mas seu ideal permanece e os blogues encontram-se abrigados dentro da plataforma de blogues da Unicamp.

A partir de 2012, o ‘Colecionadores de Ossos’ cresceu muito e muito rápido. A demanda por conteúdo aumentou e novas redes sociais ascenderam. Os colaboradores, então, passaram a produzir conteúdo de comunicação e divulgação científica também para outras redes sociais. Atualmente, além do blog, a iniciativa atua no Facebook, YouTube, Instagram e Twitter, com diferentes equipes.

No blog, um time específico colabora na produção de conteúdo abordando diversos temas dentro da Paleontologia, Geologia, Biologia e outras áreas relacionadas. As postagens tratam de assuntos curiosos, notícias em destaque na mídia, tópicos com relevância nacional ou internacional, e também assuntos que demandam atenção e diálogo com o público. Buscamos, sobretudo, produzir textos com linguagem acessível e, sempre que possível, tentamos também relacionar os temas científicos com assuntos da cultura popular.

As postagens são, via de regra, revisadas pelos colaboradores, mas reforçamos que as opiniões pessoais nos textos são de total responsabilidade dos autores das postagens e, de forma alguma, refletem a opinião do grupo como um todo.

“Divulgar a ciência – tentar tomar os seus métodos e descobertas acessíveis aos que não são cientistas – é o passo que se segue natural e imediatamente. Não explicar a ciência me parece perverso. Quando alguém está apaixonado, quer contar a todo o mundo (p. 42, Sagan, 2006 – O Mundo Assombrado pelos Demônios).”

“As conquistas científicas só servem se estão a serviço do povo.” (Ramón Garrillo)