Aconteceu no feriado de 14 a 17 de abril a edição regional do tradicional EIMCILA – Encontro Internacional de Maestros de Contato-Improvisação na América Latina. O encontro é realizado de forma rotativa entre os países latino-americanos desde 2011. Em 2022, por causa das condições geradas pela crise sanitária do COVID-19, decidiu-se nas reuniões gerais por uma organização em encontros regionais, mini EIMCILAs, em 7 países: Argentina, Equador, Peru, México, Brasil, Uruguai e Chile.
Em Campinas participaram 17 pessoas no modo híbrido – presencial no Espaço da Cia Tugudum e on-line conectadas de Aracaju/SE e do México. Presencialmente estiveram presentes pessoas vindas de Campinas/SP, São Paulo/SP, São Carlos/SP, Ilhabela/SP, São Lourenço/MG, Botucatu/SP e Brasília/DF, entre participantes de nacionalidade brasileira, italiana e francesa.
O encontro é voltado a professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores e praticantes experientes dessa forma de Improvisação de Dança originária dos Estados Unidos, em torno da pesquisa do coreógrafo Steve Paxton, com marco inicial em 1972. O intuito do EIMCILA é aprofundar nos temas do ensino-aprendizagem, transmissão e difusão do Contato-Improvisação (CI). Em Campinas, o tema da formação em CI também foi abordado, por sua relevância no contexto brasileiro.
Nesses 4 dias o grupo se auto organizou na ocupação do espaço de trabalho e dos blocos de horários no cronograma. Foram realizados momentos de planejamento, pesquisa em laboratório, invenção de jogos, rodas de conversa, recolha de histórias individuais, convivência, Jams e compartilhamento de práticas, incluindo uma ida a uma praça pública ao ar livre, com criação de exercícios.
O EIMCILA regional Campinas foi produzido pela Mucíná – Aquela que Dança, uma plataforma de ensino e pesquisa em prática artística atravessada pela Improvisação como eixo organizador e especializada em Contat Improvisation. Foi feita cobertura em tempo real no perfil da Mucíná no Instagram – @mucinadanza, filmagem para edição de um documentário de partilha com os outros EIMCILAS regionais, e fotografia do encontro.
Finalizamos com o desejo e força para publicar uma revista com textos e gráficos a serem criados nas próximas semanas, ampliando a memória da experiência, partilha dos modos de fazer e dos achados, e gerando continuidade para as edições futuras. E esse é o convite desta série de textos aqui no Kiná.
A Improvisação por contato, outra forma de traduzir Contact Improvisation para o português, é de máxima relevância na História da Dança Moderna e Contemporânea e, este ano, ao completar seus 50 anos, nos convida a olhar para o que já foi feito e imaginar o que podemos fazer a partir daqui.
O encontro entre praticantes experientes professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores, é um momento ímpar de trocas e revelações de aspectos que reafirmam a pluralidade desta prática e linhas de força e convergência entre as pessoas que estão sustentando os espaços de transmissão dela. Foram dias de estudos em grupo, entretecendo prática, teoria e história.
Te convidamos, leitor, a um passeio nessa série de textos, que será publicada ao longo das próximas semanas, com o olhar de quem transita por um museu de memórias coletivas. Se sentir a pulsão, partilhe com a gente o que te toca, a partir dessas memórias.
Participaram do encontro: Íris Fiorelli, Mi Chan Tchung, Marília Carneiro, Mylene Corcci, Renato Cobra, João Gomes, Mariangela Andrade, Rodrigo Cardoso, Panmella Ribeiro, Claire Cuinier, Lidiane Marques, Guylherme Amorim, Victoria, Bruno Garrote, Camillo Vacalebre, Isabel Tornaghi, Janaína Moraes Franco.
Boas-vindas e boa Leitura!
Mariangela Andrade e Marília Carneiro
Editoras da série Mini EIMCILA Brasil 2022
Essa publicação é parte da série Mini Eimcila Brasil 2022 que pode ser acessada aqui: https://www.blogs.unicamp.br/kina/category/series/mini-eimcila-2022/