Blog Sobre Economia: Balanço 2021 e perspectivas para 2022

Fonte: Pixnio (gratuita).

2021, talvez, não tenha sido o ano que muitos esperavam. A vacina, com muito esforço foi introduzida no Brasil, mas a pandemia do novo corona vírus não se extinguiu e a economia brasileira também não se recuperou. Em termos de tamanho da nossa economia, ainda não chegamos sequer em 2014[1]. Para entender este e outros aspectos, hoje podemos indicar alguns textos produzidos pelo Blog Sobre Economia que auxiliaram nossos leitores a entender o assunto. No texto, PIB ou PNB, qual a melhor forma de enxergar a renda do país? explicamos as formas de cálculo de produto total de um país. No texto, O crescimento do PIB em 2021, discutimos a situação atual da economia brasileira com os autores apresentando especificamente os dados sobre economia brasileira. Além disso, apresentamos teorias econômicas pertinentes para o debate econômico político brasileiro, como a influente teoria econômica de John Maynard Keynes (ideias fundamentais e propostas de reformas) ou o conceito de economia monetária da Cardim de Carvalho. Abordamos de forma didática e condensada conceitos econômicos tanto em textos um pouco mais longos quanto nas pílulas de economia produzidas pela equipe da EPMAC/UNIFESP. A política também não deixou de ser uma de nossas preocupações[2]. Assim, no ano de 2021, tratamos de assuntos de interesse geral, nos aprofundamos em outros e ganhamos regularidade em nossas publicações.

No começo daquele ano, estabelecemos nossas metas e começamos produzindo textos mensalmente, junto com pequenas introduções a temas econômicos, chamados de Pílulas de Economia. O preparo dos textos mais longos sempre nos exigiu tempo de escrita, pesquisa para fundamentação adequada e esmero para torná-los mais acessíveis ao público em geral. Assim, para nós, foi um êxito termos cumprido com o requisito de regularidade e verificarmos que o número de acessos só aumentou durante todo o ano. Hoje publicamos textos todos os meses e o que temos produzido, como nos exemplos acima, mostra que estamos constituindo um pequeno, mas honesto e valioso acervo. Esperamos que se mantenha útil ao longo dos próximos anos.

Em 2022, completamos 4 anos e continuaremos nosso trabalho, mantendo este espaço ativo, aberto e plural para a compreensão e a discussão de ideias relacionadas a economia. Neste ano, contaremos com a participação de um novo membro, o professor, mestre e doutor em economia pela Unicamp, Leonardo Dias Nunes. Este colega e amigo, que já fez contribuições para nosso blog no ano passado, abordando temas importantes como o do presidente Juscelino Kubitschek e o histórico de inflação no Brasil, agora fará parte de nossa equipe, preparando conosco novas publicações para o Blog. Nós o recebemos com satisfação e informamos que, em 2022, manteremos nossa meta de publicações mensais, reproduzindo as pílulas de economia todo dia 15. Pretendemos, dessa maneira manter nosso propósito de divulgação científica na área de economia e manter este espaço mais aberto para se vislumbrar esta disciplina.

Que 2022 tenha muito o que se dizer sobre economia e sobre muitas outras coisas.

Leonardo Dias Nunes

Ulisses Rubio Urbano da Silva

Victor Augusto Ferraz Young

Vítor Lopes de Souza Alves


[1] Em termos de PIB real, ou seja, a quantidade total de bens e serviços finais produzidos no país por residentes nacionais e estrangeiros, podemos afirmar que, até o momento atual, não conseguimos superar um produto total igual ao de 2014.

[2] Ver: https://www.blogs.unicamp.br/sobreeconomia/2021/06/01/o-dispositivo-militar-para-o-golpe-segundo-n-w-sodre/; https://www.blogs.unicamp.br/sobreeconomia/2021/04/15/a-revolucao-cubana-e-a-busca-pela-soberania-nacional/; https://www.blogs.unicamp.br/sobreeconomia/2021/03/15/o-valor-da-constituicao/; e https://www.blogs.unicamp.br/sobreeconomia/2021/02/26/bolsonaro-a-petrobras-e-a-luta-de-classes/.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*