Está olhando o que? Vai encarar?
Não é só no Animal Planet, Discovery Channel e National Geographic que as pessoas encontram serpentes em casa e ligam para algum Super Biólogo ou Super Veterinário resgatá-las. A “pequenina” jibóia, Boa constrictor, com quase 2,5 metros, das fotos acima foi resgatada em uma oficina mecânica na periferia da cidade pela equipe do Setor de Animais Peçonhentos e Sinantrópicos do Centro de Controle de Zoonozes de Campos dos Goytacazes – RJ. Depois de resgatada a serpente foi libertada em uma área de restinga conservada distante da civilização.
O Caapora aproveita o ensejo para parabenizar os profissionais do Setor de Animais Peçonhentos e Sinantrópicos pelo excelente trabalho da equipe, que nos últimos meses vem resultando no resgate e reintrodução no ambiente natural de diversas serpentes que vez ou outra vão buscar abrigo em lugares não muito convencionais.
Vale lembrar que a maior parte das serpentes, como a jibóia das fotos, são inofensivas ao ser humano pois não são venenonas. E que, venenosas ou não, as serpentes desempenham um papel importantíssimo na natureza e são predadores indispensáveis em diversos ecossistemas.
Discussão - 8 comentários
Belíssimas fotos.
E bem lembrado parabenizar os profissionais que trabalham no resgate e reintrodução de fauna!
Mesmo assim tenho medo desse bicho!
Hmmm... Em se excluindo a hipótese da jibóia ter sido deixada lá como brincadeira de mau gosto, sua presença no local indica que há alimento para ela nas proximidades...
Mau sinal para o Controle de Zoonoses!... Ratos, talvez?...
Cobra bonita, parece feita de bakelite. Bem brilhosinha.
Medo de cobra Cláudia?! O único bicho que você precisa, e deve, temer é o perigosíssimo bicho homem. 🙂
Segundo um grande amigo que trabalha no CCZ, são capturadas no mínimo 2 jibóias por semana na área urbana de Campos. Ratos e ratazanas são comuns, muito mais comuns do que as pessoas geralmente imaginam, em qualquer grande cidade, no entanto animais silvestres perambulando por áreas urbanas é geralmente sinal de falta de hábitat natural. Vale lembrar que a região norte fluminense, onde se localiza Campos, é a mais devastada de todo o estado.
A luz estava ótima e a nossa amiga jibóia também colaborou bastante, se mostrou uma ótima modelo.
Belíssima foto Luciano!
Cara, tá muito legal seu blogue. Já fazia um tempo que tava querendo saber do caapora, hoje descobri que você migrou.
Apesar de não ser especialista em zoologia - tenho até um pouco de frustação nisso - sou muito curioso pelo assunto.
Abraço!