Hipotese Gamma: Comentarios


Car@ leitor@, para acessar o capítulo anterior, clique aqui.


Hipótese gamma – Criação de Constanza Paz Espinoza Vara

Comentarios Hipótesis V

-La estructura estaba bien clara para mí, lo que me permitió estar más tranquila y concentrada en relación a la performance del cuadrante.

– En relación a la performance total, el hecho de que fuera de un cuadrado a otro, desde mi perspectiva rigidizo. No sé cuál era la performance general. Me quede con la sensación de que cada cuadrado realizaba su propia performance, más  que una idea de grupalidad.

– Personalmente me centre mucho más en el trabajo con mi compañera. La premisa de la bolinha, me ayudo a estar más calma, respirar los movimientos y enfocarme en el otro.

-Tener conciencia de la idea de pregunta y respuesta, permitió en nuestra danza mayores respiros y pausas.

– La presencia del público, modifico principalmente mi cuerpo en relación al espacio. En mi cabeza comenzó a surgir la idea de tridimensionalidad. Tenía espectadores por mi espalda  y costados. Lo que me centro en la idea de que Emily y yo dentro de nuestro cuadrante debíamos entender una esfera tridimensional.

– Pocas veces mis ojos observaban directamente al público, sin darme cuanta mi relación con ellos se fue generando a través de esta idea de tridimensionalidad. Componer en la práctica teniendo esta conciencia, me llevo a ampliar mis extremidades y la rotación de la columna.

 

 

 


Encontre os capítulos anteriores que compõe esta novela em https://www.blogs.unicamp.br/mucina/category/series/hipoteses-para-o-leitor-uma-novela-performatica-gestual/. Para receber as notificações no seu email, cadastre-se no RECEBA A MUCíNá na barra lateral. Ou siga pela página no Facebook. E não se esqueça de deixar o seu c

+ posts

Atriz formada na Pontifica Universidade Católica do Chile, já cursou como aluna especial diversas disciplinas dentro da pósgraduação de artes cênicas da Unicamp. Participou ao longo da graduação de 5 peças, aproximando-se da dramaturgia com a obra “San Cristobal 1220” no marco do Festival de dramaturgia da PUC Chile, peça ganhadora de prêmios, melhor montagem, melhor atuação e melhor desenho. Dentro de seu aperfeiçoamento fez o curso de dramaturgia com o dramaturgo Luis Barrales, conhecido pelas peças, Hanz pozo, Niñas Arañas, La mala Clase, Além de aulas de aperfeiçoamento para instrução de yoga e pilates. No ano 2015 participou da residência artística “Multitude”, sob a direção de Tamara Cubas, realizada na Bienal de Sesc de Dança, além de fazer parte como atriz da pesquisa de iniciação cientifica de Juliana Saravali Garcia, orientada pelo Professor Dr. Marcelo Lazarrato (UNICAMP). Em 2014, no Chile, trabalhou como assistente do centro de extensão da PUC Chile, ministrando aulas de Introdução à atuação. No Chile, faz parte da companhia Wendy, onde desempenha pesquisas em questões de corpo performativo, gênero e linguagem, das quais surgiram peças como Antinatura (2012), integrada ao Festival de Direção da Pontifícia Universidade Católica do Chile, e a peça Epido. Foi orientada pela atriz Paula Zuñiga na obra Federico, trabalhando a técnica “re- conociendo la emocion”, baseado na metodologia Alba Emoiting. Além de trabalhar com a dramaturga chilena Manuela Infante e o diretor Ramon Griffero. Atualmente cursa aulas de Contac Improvisation oferecidas por Marilia Carneiro e ministra aulas de pilates e yoga particulares.

Compartilhe: