Encontro Internacional de Professores de Contato Improvisação na América Latina 2018

Foto da capa: Lucas Damiani durante Jamazo Uruguai 2017

O EIMCILA é 

Encontro Internacional de Professores de Contato Improvisação  na América Latina

que vai acontecer de 5 a 11 de março de 2018 em Maldonado, no Uruguai.

É uma reunião circular de 7 diasonde professores dançarinos experientes criam uma estrutura para compartilhar curiosidades, questões e pontos de vista em relação à prática do CI em geral e sua transmissão em particular.

O formato é 

uma estrutura aberta onde existem laboratórios, círculos de reflexãojams etc., de acordo com os interesses e propostas do grupo que participa.

Destina-se a

pessoas ligadas à transmissão e/ou pesquisa do CI.

O foco para este ano é

desvendar processo antes da transmissão.

Pessoalmente amei o foco proposto. Desvendar o processo antes da transmissão é um dos desafios que entraram com força em minha prática profissional com o CI desde o ano passado. Primeiro (DEZ 2016) emergiu o desafio do Curso extensivo RePedaCI – Reflexões Pedagógicas em Contact Improvisation, onde Lucas Rosseto – meu estudante desde 2014, e eu, durante 5 meses (MAR a JUL 2017) trabalhamos em torno de minha pedagogia em CI, com vistas a que Lucas ensinasse. O campo de estágio foi na Casa do Lago/Unicamp e o resultado, ainda sendo colhido, inclui a produção de sínteses e encorajamentos. Paralelamente, pela primeira vez reuni estudantes com vistas ao nível intermediário em CI e durante o primeiro semestre, nos debruçamos na construção de conteúdos e definições de níveis de competência dentro da prática.

Na sequencia do semestre letivo (AGO-DEZ 2017), outra estudante desde 2014, Camila Torato, durante mais 5 meses, igualmente com campo de estágio na Casa do Lago/Unicamp, enveredamos pelo RePedaCI FOCA na JAM: também um Curso Extensivo de Reflexões Pedagógicas, mas com vistas ao processo de FOCALIZAÇÃO de JAMS sessions (que também é um modo de transmissão fundamental para compreender a prática). A experiência foi reveladora.

Em AGO 2017 me senti suficientemente pronta para lançar a proposta experimental da Formação Contato. Os sete anos de prática de ensino com caráter pesquisatório (objetivo: desenvolver material pedagógico para o ensino do CI) acumulados até ali + RePedaCI com Lucas + 5 meses de aulas semanais construindo o nível intermediário + RePedaCI JAM com Camila, desaguaram na proposta curricular da FC. Construímos ponto de partida para lançar oficialmente a proposta da Formação Contato (FC), uma jornada de treinamento e pesquisa em CI, com duração de 2 anos.

A FC produziu o encontro pedagógico com novas pessoas desejosas em enveredar e firmar uma prática de transmissão do CI. Para mim, enquanto professora/orientadora, ajudar o estudante que já tem experiência de dançarin@ improvisador, na descoberta e organização de seu pensamento, preparando-se e realizando uma prática de transmissão original, fruto de sua trajetória singular, além de emocionante, é delicado e requer método.

Essas são as perguntas geradoras do EIMCILA:

Como faço para investigar?

 

O que investigo? 

O que eu reproduzo?

O que  de novo? 

Quais são os resultados que tenho para transmitir?

Pretendemos aprofundar o formato do laboratório e adinâmica que nos permite investigar em grupos. Comonomeamos o que fazemos? Como sistematizamos ouconceitualizamos a experiência? Como incorporamos umaideia ou desenvolvemos um interesse? Experimentando , apreendendo a co-direcionar em nossas investigações, refinando a relação entre corpo e palavraDesenvolvendo métodos de pesquisa de grupo e individuais.

espaço de trabalho será 

na Escola de Dança de Maldonado, que abre suas portas generosamente, ondeteremos duas salas com pisos de madeira e um grandeespaço para estar fora.

estrutura geral do trabalho será

 
  Lunes 5/3 Martes 6/3 Miércoles 7/3 Jueves 8/3 Viernes 9/3 Sábado 10/3 Domingo 11/3
10 a 13.30 hs Registraciones y Círculo apertura Bloco 1 Bloco 1 Bloco 1 Bloco 1 Bloco 1 Bloco 1
13.30 a 15 hs. Almuerzo Almuerzo Almuerzo Almuerzo Almuerzo Almuerzo Almuerzo
15 a 18 hs. Construcción de la grilla + danza Bloco  2 Bloco  2 Bloco  2 Bloco  2 Actividad abierta Círculo de cierre
18 a 19 hs. Descanso Descanso Descanso Descanso Descanso Descanso  
19 a 22 hs. Jam apertura Bloco  3 Bloco  3 Bloco  3 Jam Aberta Jam Aberta  
 
Os blocos de trabalho serão definidos grupamento (Laboratórios, práticas, círculos reflexivos, leituras-videos, Círculo EIMCILA 2019 etc.)
 
Além dissonossa intenção é gerar um espaço com a comunidade de dança local. Nesse sentido,oferecemos dois jams uma atividade aberta durante o fim de semana, para aqueles que não participam do encontro.
 

Para participar

foi pedido que cada um respondesse:

Qual é o seu relacionamento com a prática e a transmissão hoje?
Quais são as perguntas / interesses que o levam para esse encontro?

 

Foram bem vindas propostas para elaborar reuniõesbem como materiais escritos e audiovisuais de experiências relacionadas a CI.

 Equipe organizadora EIMCILA 2018

Ines Zamudio – Melina Boyadjian   
Gestión: Mónica Secco Lores.
 

 

Pesquisa em Dança

Como de costume, as postagens que farei durante o EIMCILA aqui no Chão de Dança, como parte da rede de blogs de divulgação científica da Unicamp, têm como objetivo avançar no entendimento das especificidades da pesquisa em Arte no ambiente acadêmico, a serviço da produção de conhecimento científico.

Perceba que sempre há pesquisa envolvida na prática artística em geral e em Contato Improvisação em particular. Porém, sem o contorno dado pelo ambiente acadêmico, os rigores são outros.

O esforço que faço aqui é o de colecionar evidências, investindo na montagem de um banco de dados primários sobre as práticas estudadas. Esses dados poderão ser analisados por quaisquer pessoas que assim desejarem (entre em contato, por gentileza), normalmente estudantes com vistas à pós graduação.

Entenda portanto, que nessa coleta de natureza etnográfica, dedicarei tempo à descrição, apresentando ao leitor e à leitora, uma primeira camada do que vier a acontecer no EIMCILA 2018 em torno do tema DESVENDAR O PROCESSO ANTES DA TRANSMISSÃO em Contact Improvisation.

Como parte desta coleta, vou fazer stories no Insta da Mucíná – Aquela que Dança @mucinadanza – pode me seguir que vai ser nice!

 
Maldonado, Uruguai, 4 de março de 2018.
Marília Carneiro

Doutora na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Brasil/UNICAMP, Canadá/UQAM e Moçambique/UEM), dançarina e coreógrafa indisciplinar, bacharelou-se em Dança na Faculdade Angel Vianna (Rio de Janeiro) e bailarina criadora no Ateliê Coreográfico sob a direção de Regina Miranda (RJ/NYC). É especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, mestre em Ciências da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e atuou por 10 anos nas políticas públicas de saúde, inclusive a implantação do programa integral de atenção à saúde dos povos indígenas aldeados no Parque do Xingu, pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Na área da Dança trabalhou com muita gente competente no meio profissional internacional da dança contemporânea. É improvisadora mais do que tudo, bem que gosta de uma boa coreografia. Esteve em residência artística em Paris por 3 anos, com prêmio do Minc. Mulher de sorte, estudou de perto com Denise Namura & Michael Bugdahn, da Cie. À fleur de peau (Paris). Pela vida especializou-se no Contact Improvisation (Steve Paxton), onde conheceu as pessoas mais interessantes do mundo. Estudou pessoalmente com Nancy Stark Smith, Alito Alessi (DanceAbility), Daniel Lepkoff, Andrew Hardwood, Cristina Turdo e toda uma geração de colegas que começou ensinar Contact na mesma época que ela. Interessa-se por metodologia de pesquisa em arte, processos de criação de obras e ensino-aprendizagem e formação profissional em Improvisação de Dança. Estudou no Doctorat en études et pratiques des arts (Montreal, no Canadá) com o privilégio da supervisão de Sylvie Fortin. É formada no Método Reeducação do Movimento, de Ivaldo Bertazzo (BR). Seu vínculo com a Unicamp é de ex aluna da Faculdade de Ciências Médicas e da Faculdade de Educação. Suas pesquisas triangulam a dança contemporânea no Brasil, Canadá e Moçambique. Idealizou, fundou em 2016, e dirige a plataforma interdisciplinar de ensino e pesquisa em prática artística Mucíná - Aquela que Dança. E-mail: marilia.carneiro@alumni.usp.br

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