Paleo-enigma 1 – Que criatura é essa?

Os colecionadores decidiram lançar uma brincadeira para seus leitores, paleontólogos ou não! Periodicamente vamos lançar um enigma para vocês solucionarem. Você deve deixar o seu palpite nos comentários e se quiser, uma breve explicação.

Para cada enigma, dependendo da dificuldade, haverá um tempo para encontrar a solução.  Passado o tempo previsto, revelaremos a resposta correta para aqueles que participaram!

O enigma de hoje é fácil!!  Ou não…

Você sabe dizer que criatura é essa????


Fácil demais? Então responda: Que parte do animal está representada na foto? De onde é o fóssil e qual sua idade geológica??? Ahá!
 
A resposta estará disponível em 48h!

Boa sorte!!!

Sobre o(a) autor(a):

Aline é bióloga, especialista em paleontologia de vertebrados e criadora da rede de divulgação científica "Colecionadores de Ossos". Atualmente é professora adjunta de Paleontologia do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande (UFRN) do Norte em Natal, RN.

12 comentários em “Paleo-enigma 1 – Que criatura é essa?”

  1. É uma garra na ponta da cauda de um Megalancosaurus, algo em torno de 250 à 210 milhões de anos, Deve ter sido encontrado no norte da itália.

  2. Seria o Megalancosaurus? Acho que até vocês escreveram sobre estes Lagartos Símios, certo? Seria um lagarto do Triássico da Itália, com as vértebras finais na cauda modificadas nesta espora ou garra para usá-la como membro e segurar-se em galhos de árvores. É mais ou menos daí que vem o apelido “Lagartos-Símios”, porque como os macacos que tem cauda prêensil hoje, eles usavam a cauda como membro de apoio.

  3. Vértebras caudais de Drepanosaurus, mostrando as duas últimas vértebras fundidas em gancho. Calcário Zorzino, Triássico da Itália.

  4. Essa foi fácil, não foi???? Parabéns Jael, Rodrigo, Bruno, Douglas (mais preciso, impossível!), Patrick, Felipe e José!!! Como vocês se sairão com o próximo enigma?? Estarei contando o pontos e quero ver o placar de cada um depois que a coisa começar a ficar ficar séria.
    Abraços!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.